• -1
    G

    Grace Barros Sábado, 19 de setembro de 2009, 23h51min Editado

    Sei que essa questão de mudança de nome é um processo bem complicado mas gostaria de tentar e saber a opinião de vcs pra saber minhas chances antes de contratar um advogado, pois por menores que sejam, vou tentar.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 20 de setembro de 2009, 8h38min

    GRACE

    Em regra, o prenome, simples ou composto, sendo este seu caso, é imutável por força de lei. É mais simples a inclusão ou exclusão de patronímico (sobrenome) do que o prenome. Mas não desanime, na prática forense obtivemos êxito em questões semelhantes. Foram casos de exclusão do prenome - Aparecida -, que é um prenome composto igual ao seu - Maria.

    Fundamentamos o processo na mudança da opção religiosa, de Católica para Protestante. Como sabemos Aparecida ou Maria, com o devido respeito são de origem Católica, não há outra origem histórica. Consulte um advogado experiente em direito de personalidade, através de decisões anteriores (jurisprudência) ele poderá fundamentar sua pretensão em Juízo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    G

    Grace Barros Segunda, 21 de setembro de 2009, 0h19min Editado

    Hebert, obrigada pela dica! Ainda não tinha pensado nesse contexto religioso! Vou seguir o seu conselho e procurar aqui algum advogado experiente.

    T

    TamyrisZ. Quarta, 02 de junho de 2010, 11h43min

    Olá, meu nome de nascença é Tamyris e tenho 22 anos
    Porém grande parte das pessoas me conhecem e me chamam pelo meu apelido, Tamy.
    Particularmente, eu também prefiro que me chamem assim.

    Portanto, gostaria de mudar meu nome p/ Tamy apenas.
    As chances de dar certo são grandes?
    Como devo proceder?

    Obrigada.

    T

    TamyrisZ. Quarta, 02 de junho de 2010, 11h43min

    Olá, meu nome de nascença é Tamyris e tenho 22 anos
    Porém grande parte das pessoas me conhecem e me chamam pelo meu apelido, Tamy.
    Particularmente, eu também prefiro que me chamem assim.

    Portanto, gostaria de mudar meu nome p/ Tamy apenas.
    As chances de dar certo são grandes?
    Como devo proceder?

    Obrigada.

    L

    leoseno Terça, 08 de junho de 2010, 21h08min

    gostaria de saber como faço para mudar meu nome... me chamo leonilda e desde criança não gosto desse nome,as pessoas me confundem com cleonilda,lopoldina ....sofro com isso o que devo fazer?
    por favor mande a reposta pelo meu e-mail: [email protected]

    L

    leoseno Terça, 08 de junho de 2010, 21h08min

    gostaria de saber como faço para mudar meu nome... me chamo leonilda e desde criança não gosto desse nome,as pessoas me confundem com cleonilda,lopoldina ....sofro com isso o que devo fazer?
    por favor mande a reposta pelo meu e-mail: [email protected]

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 09 de junho de 2010, 7h00min

    TAMYRIS LEONILDE

    Ambos prenomes não estão na "lista" de nomes constrangedores do ponto de vista jurídico, mas isto não retira a possibilidade de ingressar em juízo e obter sua modificação ou acréscimo de prenome composto, as vezes conseguimos algo até mais complexo (por ex. mudar prenomes de Antonio para Priscila), por isto, consultem um advogado de sua cidade e boa sorte.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    S

    Stael Quarta, 09 de junho de 2010, 23h28min

    Ola meu nome é Stael Sara..sou do sexo feminino..tenho 18 anos... odeio meu primeiro nome.. sofro muito com isso ! Gostaria mto de tirar o primeiro e ficar só com o segundo, sera q tenho chances ?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 10 de junho de 2010, 7h02min

    STAEL

    Poderá excluir Stael ou mover Stael para depois de Sara, de uma ou outra forma o juiz irá conceder após ação de retificação de registro civil, caso o cartório de registro civil não faça administrativamente (até o último dia dos 18 anos de idade é possível esta última forma).

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    S

    Stael Domingo, 13 de junho de 2010, 18h43min

    Obrigado pela resposta . Vou tentar concerteza ! Obrigado mesmo !

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 15 de junho de 2010, 7h16min

    Às ordens... depois volte a postar se conseguiu.

    A

    Alinesilva santos Sexta, 18 de junho de 2010, 18h26min

    Boa noite. Me chamo Josefa Aline, e desde pequena tenho sérios problemas com o nome Josefa...Ele não faz parte de mim, mexe com o meu psicológico, gostaria de tirar ou trocar a ordem, deixar Aline Josefa ou só Aline. Será que o juíz irá conceder...ou ele poderá não achar que Josefa é um nome constrangedor...
    Já li que posso mudar, mas será que ele mudaria meu nome?
    Muito Obrigada pela atenção.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 18 de junho de 2010, 18h41min

    JOSEFA

    Curiosamente há 5 horas atrás respondi a mesma pergunta de outra Josefa da seguinte forma: para obter a exclusão do prenome Josefa você deverá constituir um advogado da área cível e promover uma ação de retificação de registro civil onde você terá a oportunidade de provar os transtornos sofridos com este nome ao ponto de convencer o juiz sobre a exclusão ou modificação.

    Haverá advogados que dirão ser impossível, diante do princípio da imutabilidade (relativa) mas felizmente o direito de personalidade evoluiu, sendo possível esta alteração diante do constrangimento íntimo de determinados nomes antigos em relação a idade de quem os possui, pouco importando se é de origem histórica ou bíblica, vale lembrar que o direito de personalidade evolui diariamente.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    A

    Alinesilva santos Sábado, 19 de junho de 2010, 8h34min

    Muito obrigada! Agora vou correr atrás para tentar mudar meu nome.

    N

    Nivaldo Barboza Sábado, 19 de junho de 2010, 16h27min

    Olá meu nome é Dara tenho 13 anos de idade.
    Bom, eu não tenho o sobrenome da minha mãe -tenho apenas o sobrenome do meu pai- gostaria muito de saber se posso acrescentar em meu nome o sobrenome da minha mãe

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 19 de junho de 2010, 18h14min

    DARA

    Sua pretensão é a mais simples de todas, ou seja, incluir o sobrenome da mãe que não foi incluído na ocasião do nascimento. Bastará constituir um advogado da área cível para ele ajuizar uma ação de retificação de registro civil. Como você é menor sua mãe ou seu pai serão seu representante legal neste processo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    J

    julianaarmond Quarta, 30 de junho de 2010, 0h25min

    Oi. Meu nome é Juliana, mas gostaria de mudar a grafia para Giulliana. Será que é possível ou o Juíz não consideraria o meu caso? Obrigada.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 30 de junho de 2010, 6h57min

    Juliana, bom dia.

    O prenome Juliana não é constrangedor do ponto de vista jurídico, nem a grafia com "J" estaria incorreta, pois os registradores devem acatar as normas do Tribunal de Justiça e buscar a nacionalização dos nomes estrangeiros.

    Mas isto não retira a possibilidade de ingressar em juízo e obter sua modificação ou acréscimo de prenome composto, as vezes, na advocacia, conseguimos algo até mais complexo, por isto, constitua um advogado de sua cidade e boa sorte.

    J

    julianaarmond Quarta, 30 de junho de 2010, 10h38min

    Obrigada pela dica. Bom dia.