Olá, gostria de tirar algumas dúvidas! Se alguem puder me ajudar, preciso muito!

Meu chefe devido a 7 faltas que tive durante todo o mês, sem justificar com atestado, me aplicou 2 advertências e 1 supensão de 3 dias em uma única vez, porem não assinei nenhuma delas, e ele não me entregou nenhum papel dessas penalidades, por que não quiz assinar, mas como a lei diz que se houver duas testemunhas o documento é válido, ele usou 2 testemunhas para assinar, essas penalidades não foram aplicadas no dia e sim no final do mês queria saber se elas são validas? E outro dia, no mês seguinte acordei atrasada e cheguei 1hora e 11 segundos do meu horário, mais avisei que chegaria atrasada, quando sentei na cadeira para trabalhar, ele me aplicou uma suspensão de 3 dias, sei que ele quer que eu pessa a conta ou quer me mandar por justa causa pelo fato de não querer mais trabalhar nesta empresa, mais não quero perder meus direitos. O que faço? Qual são os meus direitos? E sinto que ele está com abuso de autoridade, pois me ameaçou falando que eu poderia ir em qualquer advogado que ele ganha causas trabalhista! Se ele me manda por justa causa tem como reverter isso na justiça, por causa das penalidades que já foram aplicadas, se ele me advertir mais uma vez isso será como justa causa, o que farei?

Por favor preciso de ajuda urgênte!!!

Respostas

    M

    Miles Edgeworth Quarta, 16 de dezembro de 2009, 13h06min

    Bom Erica, não é por nada não mas eu acredito que para exigir seus direitos, você deva cumprir com suas obrigações. Chegar no horário e não faltar com certeza é uma delas, você poderia ser enquadrada na desídia com o emprego, o que é um motivo de justa causa, mas sempre é possível discutir a rescisão na justiça.

    I

    ivado junior Domingo, 20 de dezembro de 2009, 19h01min

    concordo plenamente com o lucas silveira em questão de atrasos e faltas porem ja a questao de abuso de autoridade ,ameaças ,entre outros vc poderá processa-lo por assedio moral .afinal ele esta degradando o teu ambiente de trabalho e deve ser penalizado por isto .. procure um bom advogado ,ou dirija-se ao teu sindicato ..
    tenha uma boa tarde espero ter lhe ajudado .

    E

    Erica187 Terça, 22 de dezembro de 2009, 23h32min

    Assim, para me compreender melhor...
    Sempre fui uma funcionária que nunca cheguei atrasada e sempre fiz minhas obrigações, mas de 2 meses para cá, fiquei muito insatisfeita com a empresa devido a uma promoção que tive, pois aumentarão apenas R$30,00 na carteira, então como fiquei muito infeliz pedi que me demitissem, mais apartir dai começou tudo...
    E eu estou com um problema na minhas costas que devido a minha posição ela inflama e se eu ficar muito tença e tive que faltar e com isso não fui ao médico, pois me aplicavão muitos remédios e devido a eu não ter tempo para ir ao médico, pedi que eles me mandasse embora, pois iria ter que faltar muito, mais eles ficaram me pirrassando com isso, por que pedi para me demitir.
    Eu trabalho na aréa de compras e sou registrada como auxiliar administrativo 2, ganho R$730 e o único benéfico é uma cesta básica e se faltar perde.
    E esses dias me colocaram na produção só para eu pedir demissão por esse motivos e entre outros quero sair o mais rápido possível.
    Por isso quero me cuidar melhor e arrumar uma oportunidade melhor...
    Preciso muito de ajuda...de outro meio que eles me mande embora
    Abraços...

    E

    Erica187 Terça, 22 de dezembro de 2009, 23h35min

    Obrigada...
    Pensei em procura meu sindicato, pois agora me colocaram para fazer serviços da produção e trabalho como auxiliar administrativo só para ver se eu pesso a demissão.
    Abraços...

    E

    Erica187 Terça, 22 de dezembro de 2009, 23h38min

    Olá, Lucas...obrigada pela resposta...
    Sei que errei faltando sem justificar, mais eles me aplicaram penalidades que não poderiam, pois não fizeram no dia em que faltei sem justicar...só queria saber se eles podem me aplicar 2 advêntencias e uma suspensão no mesmo dia?
    abraços...

    T

    tatinhaSC Quarta, 03 de março de 2010, 23h26min

    Eu trabalho a dois anos em uma micro empresa,queria que me mandassem embora pra mim receber os meus direitos,conversei com eles sobre isso,só q eles me falaram que tenho que esperar um pouco pr que eles estão com problemas com o antigo contador,só que eu acho que eles estão me enrolando,eu queria saber se eu começar a demostrar desmotivação,e começar a sair mais cedo ou faltar sem justificativa eles podem me dar advertencia ou mesmo suspensão?..me ajudem obrigada..

    D

    Douglas Ellegant Quinta, 04 de março de 2010, 17h58min

    Olá Erica,
    Está na cara que o seu empregador está fazendo isso para poder te mandar embora por justa causa. Mas se fizer isso e voçe entrar na justica, é causa ganha pra vc. Já acompanhei casos como o seu, e o juiz sempre dá a favor do empregado.
    Entende-se que o acumulo de faltas em pouco tempo não é pretesto para uma recisão por justa causa.
    Vc pode, perante o juiz, alegar que estava passando por problemas pessoais, ou algo do tipo. Pode argumentar tbm que tentou amenizar a situação conversando com seu superior, mas foi ameaçada, ou seja, assédio moral.

    Procure um advogado. Ele irá auxiliá-lo.

    Espero ter ajudado.

    T

    tatinhaSC Terça, 09 de março de 2010, 21h29min

    trabalho a dois anos em uma lanchonete,agora q estou precisando sair o meu patrão não quer fazer acordo comigo,mas ele é tão ingrato q não lembra de qndo eu o ajudei,um caso que levou a processar um mercado,por ter acusado o pai desse meu patrão de ter roubado um produto lá,tive que depor de testemunha lá,alegando q vi tudo o q aconteceu e que ele era inocente,mas eu não estava lá,ou seja eu tive q mentir para a justiça,o q eu acho muito serio,queria saber se eu entrar na justiça contra ele pedindo os mes direitos,alegando q fui forçada a mentir se sera q consigo alguma coisa,pq ja pedi as contas,ja não suportava mais essa situação...POR FAVOR,ME AJUDEM

    A

    adrianabarreto Terça, 02 de novembro de 2010, 0h21min

    Douglas Ellegant
    Desculpe, mas achei sua resposta completamente ratrógrada. Estamos no séc. XXI e precisamos urgentemente evoluir! A justiça tem que parar com esse paternalismo constante e começar a praticar a imparcialidade! A Erica187, para ter direitos, precisa praticar seus deveres(o que ela não tem feito, convenhamos...), antes de mais nada. Ela está errada quando falta ao trabalho sem justificativa e seu empregador, tem o direito de aplicar uma advertencia, sim!
    Gente, temos que evoluir e não, involuir e continuar com este modelo arcaico de país subdesenvolvido, onde o empregado é sempre uma vítima e o empregador um bicho papão! Precisamos desenvolver a consciencia que todos são parceiros e uns precisam dos outros!

    V

    Vaninha-PE Terça, 02 de novembro de 2010, 0h51min

    Olá!

    Sou chefe de seção de um Hipermercado,e gostaria de saber se somos obrigados a trabalhar sem marcar ponto e trabalhar nos feriados sem ganhar para isso?Trabalho em torno de 12 a 14 horas por dia de domingo a domingo com uma folga semanal a qual é feita por escala e não ganho hora extra por não marcar ponto.Quando saio mais cedo para resolver algum problema pessoal,o meu gerente fica com a cara virada como se nós chefes ,tivéssemos que ficar lá o tempo que ele quiser.Trabalho em uma empresa muito grande e que na loja em que trabalho na minha area tem 17 seções que as quais sou chefe,e tenho só 5 funcionários para trabalhar gerando excesso de trabalho para eles e para mim que também faço a função de repositora.Alguem pode me ajudar com estas questôes?Acho que o trabalho escravo ta voltando e ninguem está percebendo.
    Obrigada!

    H

    helena maria lourdes Sexta, 25 de fevereiro de 2011, 9h43min

    Ola bom dia!
    Tenho uma sobrinha que trabalha em uma empresa grafica a dois anos.
    so que ela foi registrada agora a pouco mais de dois meses.
    Este més ela teve quatro falta dias auternados, só que hoje ela chegou para trabalhar o patrão aplicou uma advertência e uma suspenção de dois dias.
    Ele teria direito de tomar tal atitude.
    Ele tb registrou algumas moça mas antes de tres meses ela foram dispensadas, só que ela ja tinham na empresas mais de um ano e meio trabalhado sem registro ele poderia te-las mandado embora?

    M

    Miles Edgeworth Sexta, 25 de fevereiro de 2011, 10h29min

    Sra. Helena Maria Lourdes:
    Bom dia. Eu acredito que ele teria direito a aplicar uma penalidade a sua sobrinha pelas faltas como um todo. Já que ele deixou passar a oportunidade de aplicar as penalidades no momento oportuno parece-me que ele a puniu "em um único momento" pelas 4 faltas. Nisso, a aplicação de duas penalidades me parece exagero. Agora, quanto a mandar embora as funcionárias, não vejo qualquer conduta irregular por parte do empregador. A dispensa sem justa causa é possível quase a qualquer tempo, tendo o empregado para isso seus reflexos patrimoniais.

    C

    [email protected] Sexta, 25 de fevereiro de 2011, 10h36min

    A Érica queria ser demitida.

    A empresa analisando o comportamento dela resolveu puni-la.

    Ainda que não de forma "correta", mas a Érica também não foi assim, um exemplo...

    T

    tulla Terça, 07 de junho de 2011, 22h23min

    Olá . Mim ajudem por favor

    então eu trabalho numa empreza de lava jato . Então trabalho 10 horas por dia sem parar das 8 as 18 , sem horario de almoço ee sem descanso . Trabalho de domingo a domingo sem hora extra . Passo do horario ee quando vou reclamar ele diz que perde hora pra mim porque no domingo fechar 12:00 . Isso ta certo pessoal . Quero colocar ele na justiça , trabalho la á 6meses , e ele medronta todo os funcionarios chingam , ofende . Que eu devo fazer ?

    Agradeço desde já

    J

    Josenildo Rodrigues Quinta, 31 de janeiro de 2013, 13h07min

    Seja profissional quem está faltando e chegando atrasada é você, converse com ele e faça um acordo.

    L

    Luiz CT Suspenso Quinta, 31 de janeiro de 2013, 16h03min

    Douglas Ellegant,
    Cuidado com suas orientações, você pode prejudicar um cidadão.
    Não sei se você é Advogado, Bacharel, Estudante ou simpatizante, porém, em qualquer caso responda de forma mais profissional, caso contrário não responda.

    J

    juliana.... Quinta, 04 de setembro de 2014, 12h59min

    Boa tarde !
    Gostaria de saber se uma empresa pode aplicar duas advertências ao mesmo tempo pelo mesmo motivo ex:meu marido faltou três dias seguidos ao trabalho avisou ao supervisor estava muito doente... porém não conseguiu atendimento na rede pública de hospitais .
    O supervisor ligou e disse q vai dar duas advertências ao mesmo tempo pelo mesmo motivo. Ou seja as faltas seguidas perante a lei isso é correto ?
    Obrigada !
    Fico no aguardo....

    J

    juliana.... Quinta, 04 de setembro de 2014, 13h04min

    Boa tarde !
    Gostaria de saber se uma empresa pode aplicar duas advertências ao mesmo tempo pelo mesmo motivo ex:meu marido faltou três dias seguidos ao trabalho avisou ao supervisor estava muito doente... porém não conseguiu atendimento na rede pública de hospitais .
    O supervisor ligou e disse q vai dar duas advertências ao mesmo tempo pelo mesmo motivo. Ou seja as faltas seguidas perante a lei isso é correto ?
    Obrigada !
    Fico no aguardo....

    F

    fauve Quinta, 04 de setembro de 2014, 13h06min

    Erica sete faltas injustificadas em 30 dias, mais uma hora e pouco de atraso. O que você espera a não ser dar motivo para a justa causa? E adeus boas referências para um novo emprego?

    Não está satisfeita peça demissão; do jeito que você está agindo logo você estará na rua sem direito a nada.

    André Brito

    André Brito Segunda, 24 de novembro de 2014, 15h19min

    Certíssimo ele, sou RH essas coisas tem que pegar mesmo, imagina se a empresa atrasa o pagamento e/ou algum benefício, somente as empresas tem que cumprir com as obrigações ? atrasos e/ou falta injustificadas, ou até mesmo atestados duvidosos dá sim advertência, suspensão e justa causa, na alínea “e” do art. 482, da CLT: “Art. 482....