Moro na casa de meu avô, juntamente com meus irmãos, esposa e filho. A casa, pelo que verifiquei no cartório, não tem escritura do imóvel, apenas consta o terreno no Cartório. Bom, esse terno ainda está no nome de meu avô. O IPTU (está no nome de meu pai) está sendo pago normalmente por nós e moramos nessa casa desde que nascemos. Todos já são falecidos, meus pais e avós. Meu pai era filho do dono e é filho único. Nós só temos essa propriedade, é bem de família.

1- Gostaria de saber se há algum risco da casa ficar nessa situação, sem a escritura. E ainda sem o arrolamento. Corremos algum risco de perder essa casa?

2- Quais providências deveremos tomar para regularizar essa situação, cada um fala uma coisa.

3- Fazer a escritura ficava muito caro, há algum modo de fazer isso sem gastar muito? Meu avô tinha tudo certinho, mas o advogado dele, na época, de fazer o arrolamento perdeu a escritura e tudo mais.

Respostas

2

• 0
    M

manahdoceu2009@hotma Domingo, 27 de dezembro de 2009, 22h36min

Olá, tenho uma dúvida: Comprei uma casa da Conder que só pode ser vendida para funcionário público. Sou dona de casa e meu esposo terceirizado. Foi feito um contrato de gaveta, estou com a procuração no meu nome, mas na Conder a casa consta no nome da pessoa que me vendeu pois ele era na época funcionário público. Ele pediu as contas pra ir embora e me vendeu essa casa. Foi dito no cartório que se ele falecer a minha casa entrará em Inventário porque ele tem duas filhas. Moro a 6 anos e estou com receio de reformar a casa. Com essa Lei Capião, a minha casa ainda corre o risco de entrar no inventário e eu ter que dividi-la com as filhas dele?
    Confesso que isso me angustia muito. Por favor, não demorem em me responder.
    Obrigado.

• 0
    M

manahdoceu2009@hotma Domingo, 27 de dezembro de 2009, 22h39min

Olá, tenho uma dúvida: Comprei uma casa da Conder que só pode ser vendida para funcionário público. Sou dona de casa e meu esposo terceirizado. Foi feito um contrato de gaveta, estou com a procuração no meu nome, mas na Conder a casa consta no nome da pessoa que me vendeu pois ele era na época funcionário público. Ele pediu as contas pra ir embora e me vendeu essa casa. Foi dito no cartório que se ele falecer a minha casa entrará em Inventário porque ele tem duas filhas. Moro a 6 anos e estou com receio de reformar a casa. Com essa Lei Capião, a minha casa ainda corre o risco de entrar no inventário e eu ter que dividi-la com as filhas dele?
    Confesso que isso me angustia muito. Por favor, não demorem em me responder.
    Obrigado.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região