A empresa informou RAIS errada E NÃO RECEBI MEU PIS

Oi, estou com um problema e se alguém puder me ajudar por favor me respondam. MEU MARIDO É TRABALHADOR DE UMA EMPRESA DE ALIMENTOS FAZ MAIS DE 4 ANOS E RECEBE UM SALARIO MINIMO.NO ANO DE 2008, COMO TODO BRASILEIRO QUE RECEBE ATÉ DOIS SALÁRIOS, FOI RECEBER O PIS E QUANDO PASSOU O CARTÃO NÃO TINHA NADA.PROCUROU A CAIXA ECONOMICA E ELA INFORMOU QUE CONSTAVA DOIS REGISTROS DE RAIS E EXCEDEU MAIS DE DOIS SALARIOS MINIMOS.MAS COMO ?? NESSE MOMENTO ELE FOI INFORMADO QUE UMA EMPRESA A QUAL TRABALHOU E SAIU NO ANO DE 1999, IMAGINEM?! INFORMOU QUE ELE TRABALHOU EM 2007 E MANDOU UMA RAIS.NÃO RECEBI MEU PIS ATÉ HJ, POIS A EMPRESA NÃO FEZ A EXCLUSÃO DA RAIS.ELA DIZ QUE FEZ, EM AGOSTO DO ANO PASSADO, MAS ATÉ HJ NADA. CONSTA NOS REGISTROS DO MTE QUE AINDA ELE POSSUI DUAS RAIS ANO BASE DE 2007.COMO PROCEDER?DEPOIS DE QUANTO TEMPO DE EXCLUIDA A RAIS ELE PODERÁ RECEBER O PIS.JÁ PROCUREI O MTE DA MINHA CIDADE, E ELES DISSERAM QUE NÃO PODEM FAZER NADA...ME AJUDEM....

Respostas

21

  • Júlio César pereira

    Júlio César pereira

    Oi ! Pegando carona na pergunta do colega, gostaria de saber se eu posso ingressar com uma reclamação trabalhista em face da empresa que não informou a RAIS ou se informou, o fez incorretamente, fazendo com que o trabalhador não recebesse o PIS do ano de 2007?

    Obrigado !

  • Apolônio Filho

    Apolônio Filho

    Ma1234 e Júlio César,
    Contatem as empresas envolvidas e solicitem a retificação da RAIS, por escrito e mediante protocolo/recibo da empresa.
    Se dentro de um prazo razoável, um mês por exemplo, nada tiver sido feito, cabe ação judicial para resolver o problema.
    Conforme Súmula 300, do TST, é de competência da Justiça do Trabalho.
    Sendo assim, contratem advogado pois. inclusive, cabe ação de perdas e danos nos termos do artigo 186, do Código Civil.
    Lembrem-se de serem justos e não exagerarem no valor a ser pedido, pois a justiça não permitirá uma situação de enriquecimento sem causa.

  • Robério Nunes

    Robério Nunes

    Eu tenho uma duvida
    Porque a empresa declarou a Rais com o número de PIS e na verdade os dois números de PIS foi unificado para o mais antigo – -, ele podem realmente faze a Retificação da RAIS corrigindo i informando o número correto a ser declarado?
    Resumindo a empresa declarou a RAIS 2011 no PIS , eu fui tentar sacar o Abono PIS em Agosto de 2012 e foi identificado que eu tinha 2 números de PIS ativos em meu nome Fui informado pela caixa que deveria ser emitido pela empresa o documento RDT (Retificação dos dados do trabalhador ) para que podesse informa o PIS ativo e sendo usado para deposito do FGTS, e que fizesse a retificação da RAIS a empresa me informou que:
    Me desculpe mais já informei anteriormente o motivo pelo qual não posso retransmitir a RAIS não se trata de falta de informações referente a procedimentos e sim questões de segurança para com as informações transmitida anteriormente, mais como você é conhecedor das informações.

    Eu posso fazer esse procedimento?
    Me ajude por favor, agradeço muito
    Com meus melhores cumprimentos,

  • Atilio

    Atilio

    Robério, na verdade teu vínculo empregatício passou a ser através do PIS [...] com a VHT, a partir de 07/2010, data portanto do cadastramento. Constando menos de 5 anos no sistema, o que não te dá direito ao PIS. A empresa que deveriam fazer o RDT é a empresa que recastrou, sendo que já tinhas um PIS ou, então, foi feita nova CTPS e foi criado este PIS atual, [...], em 2010.

  • Rodrigo Cougo de Figueiredo

    Rodrigo Cougo de Figueiredo

    Pessoal, bom dia.

    Eu estou com a mesma duvida de alguns que tive lendo acima. Estou com um caso em meu escritório que o empregador forneceu as informações erradas do meu cliente. Em outras palavras, o empreagador informou que o meu cliente recebeu 18 salarios dentro de um mes de trabalho. Daí ele foi na CEF pra tentar receber constou tal informação, alertando ainda que se a Receita Federal pegar pode vir a dar problema para o meu cliente.

    Eu estou ajuizando uma ação reclamatória trabalhista contra a empresa, pedindo as verbas rescisórias, acrescida de perdas e danos materiais e morais em face da empresa. Estou no caminho certo?

  • Atilio

    Atilio

    O que deve ter acontecido foi o seguinte: na data da demissão, a empresa em vez de declarar na RAIS apenas o saldo de salários (os dias trablhados no mês) informou todo o valor da rescisão. O sistema dividiu este valor pelos número de dias trabalhados e multiplicou por trinta (dias do mês). A empresa teria que fazer uma RAIS retificadora, se a média salarial não passar de dois salários mínimos, preenchidos os outros requisitos, haverá o recebimento do Abono.

  • Insula fênix

    Insula fênix Suspenso

    A empresa pode simplesmente refazer a RAIS (pagando a multa administrativa, claro) e assim liberar o valor do PIS do ex funcionário. Poderia ter sido providenciado de forma amigávelbastando que a CAIXA fornecese o documento informando o erro e que deveria ser apresentado ao ex empregador. Foi um erro operacional. Não vejo dano moral ou material aplicável ao caso.

  • Dim Sena

    Dim Sena

    boa tarde ao consultar meu proximo pagamento do abono tive uma surpresa tb informaram que recebi salarios a mas , agora me pergunto como ... em 2012 fiquei afastado de 03/03/2012/ a 19/09/2012 recebendo auxilio do inss voltei trabalhar com um salaria base nao tao fora de mercado quer dizer trabalhei 4 meses me afastei dinovo hoje ligue na caixa a atendente me fala foi o informado.na rais