Sou proprietário de um imóvel que aluguei, com contrato de locação válido por 30 meses, com fiador. Acontece que ao término do contrato o fiador pediu que seu nome fosse retirado do contrato por problemas familiares.

Como até então não havia tido problemas com o inquilino, permiti que este ficasse, com a promessa de que providenciaria outro fiador, o que não aconteceu. Os aluguéis continuaram a ser pagos normalmente, até que alcuns meses depois o inquilino me enviou carta comunicando que desocuparia o imóvel dentro de 45 dias.

Passados 30 dias, enviou nova carta pedindo prorrogação do prazo que havia informado para desocupação do imóvel. Recebi a carta, novamente assinei a cópia, datei-a e entreguei-lhe. Um mês depois ele novamente me entregou outra carta e repetimos o procedimento.

Mas nesta oportunidade tranquilizei-o dizendo que como continuava honrando suas obrigações e não havia encontrado outro fiador, depois de quase um ano após o vencimento do contrato, poderia continuar no apartamento. Acontece que há alguns dias, recebi em meu trabalho as chaves do imóvel, devolvidas pela esposa do antigo inquilino, do qual fiquei sabendo depois, ela havia se separado, e ele estava morando em outra cidade. Estava vencendo o segundo mês de aluguel, duas contas de água já estavam vencidas e não houve mais nenhum pagamento, desde então.

Contactei o locatário, que me confirmou as informações de sua ex-esposa e comprometeu-se a quitar as duas últimas faturas de energia elétrica, mas nega-se a pagar os últimos dois meses de aluguel e as contas de água, alegando que não são de sua responsabilidade, pois já deixou o imóvel há mais de 4 meses e não está mais com a ex-esposa há 2 meses, dizendo ainda que as declarações de desocupação do imóvel e meu aceite a elas desobrigam-no ao pagamento.

Ele está correto, ou posso cobrar-lhe as pendências?

Respostas

    T

    Tristão Terça, 02 de março de 2010, 9h24min

    Por favor, alguém pode responder minhas dúvidas?

    B

    Bruno Mansur/ BELO HORIZONTE Terça, 02 de março de 2010, 9h38min

    Olá. A ultima carta enviada foi de devolução do imovel e você aceitando-o ou foi de prorrogação de locação?