peculio acidente de trabalho

Alguem pode me ajudar por favor,

recebo peculio de acidente de trabalho desde 97, gostaria de saber se qdo me aposentar o valor do peculio sera juntado com o meu salario, pois continuo trabalhando, para calculo de aposentadoria por tempo de contribuiçao.

Minha empresa n me forneceu nenhum documento com a data de entrada do at e direito adquirido????

tentei ler leis mas n entendi muito a lei 8870, foi extinto o peculio em 94.

grata

Respostas

12

• tecemosi52

tecemosi52

Estou ciente de que minha mensagem será publicada no Fórum Jus Navigandi e nas ferramentas de busca da internet (inclusive Google), por tempo indeterminado

• Daniel Vasconcelos

Daniel Vasconcelos

Telma

provavelmente voce recebe auxilio acidente...em que nada tem com peculio que foi extinto em 94.

voce nao citou quando iniciou o beneficio, mas se ele foi anterior a lei 9528/97 ele podera ser acumulado.

Att

Daniel
    msn: danpvbr@hotmail.com

• tecemosi52

tecemosi52

Oi Daniel tudo bem!!

obrigado pela resposta,

data de entrada 05/01/95, concedido em julho de 97, faltam exatamente 30 meses p minha aposentadoria.
    cert. hab. nos termos 4.5 ...........de 02/06/97

att

Telma

• eldo luis andrade

eldo luis andrade

O INSS negará por que entende só haver direito adquirido a acumular auxílio-acidente e aposentadoria se o direito a ambos os benefícios foi adquirido antes da lei 9528/97.
    Já a jurisprudencia dos tribunais (inclusive do STJ) entende que uma vez adquirido o direito a auxílio-acidente antes da lei 9528 há direito adquirido a acumular com aposentadoria seja qual for a data em que alcançados os requisitos desta.
    De forma que se voce quiser acumular terá de entrar na Justiça após o INSS negar a acumulação.

• tecemosi52

tecemosi52

Boa tarde!

gostaria de saber se posso deixar um documento referente a minha aposentadoria (quando faceler)para os meus netos, ou para minha filha única, sou divorciada?

• tecemosi52

tecemosi52

Boa tarde!

Gostaria de saber se quando eu me aposentar, tenho direito a receber a multa dos 40% do FGTS, no caso de não querer mais continuar na empresa.

att.
    Telma

• eldo luis andrade

eldo luis andrade

telmasampa
    11/03/2010 17:28

Boa tarde!

Gostaria de saber se quando eu me aposentar, tenho direito a receber a multa dos 40% do FGTS, no caso de não querer mais continuar na empresa.

att.
    Telma
    Resp: A multa de 40% do FGTS será somente no caso de a empresa tomar a iniciativa de lhe dispensar. Se você pedir demissão não haverá direito à multa.