Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. sergina
    02/03/2010 13:10

estou fazendo primeiro ano de direito sempre sonhei em ser advogada mas tem umas pessoas falaram para mim que quando voce tem o nome sujo voce nao passa na oab
  2. Teresinha de Jesus Matos de Aguiar_1
    03/03/2010 15:48

Sergina, o que seria nome sujo??? poderia explicar???
  3. JNélito
    03/03/2010 23:38

Sergina,
    bobagem, concentre-se nos estudos.
  4. MariaSP
    05/03/2010 22:50

O que você quer dizer com nome sujo, Sergina?

Que tem dívidas, por exemplo?

Dever não é crime, portanto, não suja seu nome, ao menos no tocante ao exame da ordem, isso não é impedimento.
  5. C. Marcelo - Advogado
    07/03/2010 23:28 | editado

O fato de estar com o CPF incluído nos cadastros de proteção ao crédito (SPC, SERASA etc.) não impede que o bacharel se inscreva nos quadros da OAB.

Segundo o art. Art. 8º do Estatuto da Advocacia,

"Para inscrição como advogado é necessário:

I – capacidade civil;
    II – diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada;
    III – título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro;
    IV – aprovação em Exame de Ordem;
    V – não exercer atividade incompatível com a advocacia;
    VI – idoneidade moral;
    VII – prestar compromisso perante o Conselho."

E não pensemos que uma pessoa com o CPF negativado não atende ao requisito do inciso VI! Longe disso!
  6. jussara aparecida
    14/03/2010 17:52 | editado

nao tem nada a ver continui focada nos estudos
  7. Liaxyz
    14/03/2010 18:06

quem falou isso? que doideira... nada a ver. Vai estudando prá passar, trabalhar e limpar o nome!
  8. cinthyaevj
    04/05/2010 17:21

olá Sergina

O nome sujo que se refere é quando está com divida ativa ou seja divida de empresa, no qual somente com uma negociação para pagamento é que poderá obter a carteira.

Quanto estar no SPC OU serasa não tem problema algum.

Mas siga adiante não desanime, vai aparecer muitos dizendo isso ou aquilo você como boa advogada é que vai verificar a solução.

Fica com Deus
  9. C. Marcelo - Advogado
    04/05/2010 17:42

Cinthya,

???

Como assim "dívida ativa"?

Se a pessoa estiver inscrita na dívida ativa ela não poderá se inscrever nos quadros da OAB (ou seja, "pegar a carteira")???

E vc se refere a qual dívida ativa?

Do Estado? Da União? Do mínicípio?

Outra coisa: 'dívida ativa' = 'dívida de empresa' ????

Estás equivocada.
  10. cinthyaevj
    07/05/2010 21:18

Que bom Dr. Marcelo

ter essa discursão pois o que me refiro é exatamente divida ativa com a receita federal, estadual e municipal, ocasionada por divida de empresa.

claro que é só procurar a procuradoria que logo farão uma negociação assim com uma certidão positiva negativa, poderá sim escrever-se nos quadros da oab

Mas caso não consiga ainda existe a solução judicial

Mas também tem que se levar em conta o tamanho da dívida e se o devedor tem condições de negociar.

foi neste caso que me referi.
  11. C. Marcelo - Advogado
    07/05/2010 22:05

Cinthya,

Deixa eu ver se entendi:

Vc abre uma empresa. É mera sócia.

A empresa passa a ser devedora da Fazenda Pública, sofre execução fiscal etc.

Pergunto: vc acha que isso impede que os sócios se inscrevam nos quadros da OAB???
  12. Apollo Assessoria
    16/01/2013 16:35

Apollo assessoria.
    Baixe a parcela do seu veículo em até 50%, não pague juros abusivos nunca mais.
    Seu carro ou moto está com busca e apreensão?
    Parcelas em atraso?

Apollo assessoria resolve para você.
    Ligue agora: 2745-2200
  13. Gui Badra
    27/03/2013 15:03

Quero saber o email de voces Apollo Assessoria? Gostaria de algumas informacoes, tenho um contrato de credito junto ao Santander em que eles obrigam entrar um seguro protecao junto com o emprestimo e torna o contrato oneroso. Gostaria de saber mais sobre as discussoes que poderiamos juntos ajustar essa conduta do banco comigo.
  14. Dr. Andamento
    17/04/2013 20:13

Nome sujo não deveria dar direito à OAB, mas dá.

Abraços.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS