No caso um imóvel de herança em q um dos três herdeiros q mora no imóvel se recusa a assinar a abertura do inventário esse inventário passaria a ser litigioso? qnto tempo poderia levar? poderia pedir ao juiz a venda do imóvel já q não há consenso entre os herdeiros e dois deles pagam aluguel? isso tbm poderia levar qnto tempo? qual a melhor solução para os herdeiros q não usufruem do imóvel? são três herdeiros: 2 filhas maiores e 1 neto menor (com dois anos ) q reside no imovel com a mãe Há +ou_ 2 anos (convivência de 10 meses com herdeiro falecido e mais 1 ano no imóvel depois do óbito) Obrigado

Respostas

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Sábado, 01 de maio de 2010, 10h55min

    "No caso um imóvel de herança em q um dos três herdeiros q mora no imóvel se recusa a assinar a abertura do inventário esse inventário passaria a ser litigioso?"

    R: Sim. Deverá ser feito pela via judicial.

    "qnto tempo poderia levar?"

    R: Depende de cada caso. Não é possível sequer presumir um prazo.

    "poderia pedir ao juiz a venda do imóvel já q não há consenso entre os herdeiros e dois deles pagam aluguel?

    R: A alienação judicial será a consequência do inventário, após a partilha dos bens, que definirá quanto cabe a cada um dos herdeiros.

    "isso tbm poderia levar qnto tempo?"

    R: Vide a resposta acima.

    "qual a melhor solução para os herdeiros q não usufruem do imóvel?"

    R: O herdeiro que está residindo no imóvel deve pagar aluguel aos demais herdeiros. Ressalta-se que os impostos e taxas do imóvel (IPTU, taxa de incêndio, condomínio) devem ser pagas por todos os herdeiros, na proporção de seus quinhões.

    ?

    ACMVAZ- Sábado, 01 de maio de 2010, 11h15min

    agradeço os esclarecimentos mas gostaria de saber se este aluguel poderia ser pedido pelos dois herdeiros judicialmente mesmo antes q o inventário se conclua já q pode levar anos?
    outra coisa o herdeiro q mora no imóvel não faz pagamento de luz mantendo o imóvel com gatos de luz e água onde a luz a ligth( empresa de energia ) faz a medição da energia sem cortar o gato ou receber as contas isso seria de responsabilidade do herdeiro residente o pagamento de luz e agua de vários meses morando e acumulando essas dívidas? como posso revindicar isso na venda já q pode ser descontado dos três herdeiros no final
    a agua está no nome de uma herdeira q não mora lá e a luz foi deixado sem nome deu baixa a um ano atrás

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Sábado, 01 de maio de 2010, 18h46min

    "agradeço os esclarecimentos mas gostaria de saber se este aluguel poderia ser pedido pelos dois herdeiros judicialmente mesmo antes q o inventário se conclua já q pode levar anos?"

    R: Sim.

    Caso não pague os alugueis, poderá ser deduzido de seu quinhão.

    "outra coisa o herdeiro q mora no imóvel não faz pagamento de luz mantendo o imóvel com gatos de luz e água onde a luz a ligth( empresa de energia ) faz a medição da energia sem cortar o gato ou receber as contas isso seria de responsabilidade do herdeiro residente o pagamento de luz e agua de vários meses morando e acumulando essas dívidas?"

    R: As dívidas relativas ao fornecimento de luz, gás e telefone é do CPF (ou seja, srrá uma dívida do morador do imóvel, e não uma dívida "do imóvel", como ocorre com o IPTU, condomínio e taxa de incêndio).

    Se ele não paga as contas de luz, gás etc., o serviço será cortado, e ele será o único prejudicado, e não todos os herdeiros.

    "como posso revindicar isso na venda já q pode ser descontado dos três herdeiros no final"

    R: Não será descontado dos demais herdeiros, pois, como falei, tais dívidas são de CPF.

    "a agua está no nome de uma herdeira q não mora lá e a luz foi deixado sem nome deu baixa a um ano atrás"

    R: Com relação à conta de fornecimento de água, há uma polêmica. Em algumas cidades, a fornecedora entende que a dívida é do imóvel, e não do CPF. Neste caso, é bom que esteja em dia, pelo menos com a conta de água.

    ?

    ACMVAZ- Sábado, 01 de maio de 2010, 23h16min

    Obrigado mais uma vez mas a fornecedora de energia já cortou e eles fizeram um "gato" como proceder já q a fornecedora faz a medição, a conta não é paga, a fornecedora corta a energia e o herdeiro religa clandestinamente.

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Domingo, 02 de maio de 2010, 12h06min

    ACMVAZ,

    Não se preocupe com a fornecedora de energia elétrica.

    Ela só instalará medidor se alguém solicitar. E é essa pessoa que será responsável pelo pagamento, e não o imóvel.

    S

    Sandra_1 Domingo, 02 de maio de 2010, 16h02min

    Estamos passando por um caso idêndtico, só fazem 10 anos que estamos na briga rsrsrs, não desanime vai em frente,

    A

    A. Carlos M. Crespo Sexta, 30 de setembro de 2011, 9h59min

    Meu pai morreu há mais ou menos 7 anos, deixando viúva. Até a presente data, o inventário foi aberto. Meu pai deixou uma casa e um carro. Pela morte do meu pai, 50% da casa e do carro pertencem à minha mãe e a outra metade aos filhos. Pelo tempo e pela multa e recurso, os irmãos não tem interesse na abertura desse inventário. Caberia, por via judicial, a abertura do inventário litigioso?
    Se possível além da resposta publicada poderia enviar-me para o e.mail [email protected]
    Obrigado.

    A

    A. Carlos M. Crespo Sexta, 30 de setembro de 2011, 10h27min

    Sobre o Usucapião Urbano.
    Moro em uma casa cedida pelo meu irmão mais velho há mais de 25 anos. Não pago aluguel, mas paguei durante anos a amortização do BNH. Não possuo outro imóvel no municipio, no Estado ou no país. Fiz algumas reformas e aumentei a área construida em mais um quarto, uma sala, uma copa uma área de serviço. Tenho documentos que corroboram a minha afirmação acima, além do testemunho de vizinhos. Cabe para o caso, entrar judicialmente e requer o usucapião do imóvel?
    Se possivel, além da resposta publicada, poderia enviar-me o e.mail [email protected]

    Ã

    Úrsula Quarta, 30 de julho de 2014, 12h12min

    O que fazer quando um dos herdeiros se nega a assinar documentos para a venda do imóvel, inclusive ninguém consegue mais falar com ele, pois ele não atende o telefone e nem responde aos emails.

    Teresa Populin

    Teresa Populin Quinta, 13 de agosto de 2015, 14h50min

    Vc deverá entrar com uma ação de extinção de condomínio.

    S

    smn Quinta, 13 de agosto de 2015, 16h19min

    Podem me tirar uma dúvida?
    Meu pai morreu em 1981, minha mãe em 2015, eram 06 herdeiros, morreram dois.
    Pergunto:
    Estamos querendo vender o imóvel, quantos inventários temos que fazer? Grato