Boa tarde aos colegas advogados! Sou ainda inexperiente no ramo, mas preciso ajudar meus pais com um problema pessoal: meus pais tinham um inquilino que ficou meses sem pagar (além das contas de energia e água), finalmente ele saiu do imóvel, porém não pagou nada. Estou em dúvida com as custas processuais (valor, quais são as taxas, como recolher, etc) e com a atualização dos valores (qual taxa utilizar para cada tipo de conta). O valor total é entre 1.000,00 a 2.000,00. Obrigada.

Respostas

4

• 0
    D

Dr. José Alves Goes Terça, 04 de maio de 2010, 19h38min

olá! somente na ação de despejo as custas seria diferente, ou seja,1% X 12 vezes ao valor do aluguel, na ação de cobrança o valor é igual aoutra ação qualquer, note-se se houver ontrato assinado vc poderá executar direto o fiador ou o inquilino evitando a ação de cobrança para depois executar, pesquisar os artigos do CPC e lei 8245/92 Boa Sorte Goes

• 0
    D

Dr. José Alves Goes Terça, 04 de maio de 2010, 19h39min

olá! somente na ação de despejo as custas seria diferente, ou seja,1% X 12 vezes ao valor do aluguel, na ação de cobrança o valor é igual aoutra ação qualquer, note-se se houver ontrato assinado vc poderá executar direto o fiador ou o inquilino evitando a ação de cobrança para depois executar, pesquisar os artigos do CPC e lei 8245/92 Boa Sorte Goes

• 0
    C

Carla26 Quarta, 05 de maio de 2010, 17h35min

Boa tarde Dr. Goes! Desculpe dispor do seu tempo novamente, mas como não atuei em nenhum processo ainda, resta-me apenas a boa vontade...rsss.... Então eu posso entrar com uma Execução diretamente mesmo que o contrato esteja vencido? Devo descrever dentro da petição os valores já atualizados (apenas de acordo com o índice descrito no contrato, ou algum índice judiciário em particular?). Em relação as custas, devo recolher o valor mínimo de 82,00 (para um valor de causa de 2.000,00) ou mais alguma taxa? Posso entrar pelo JEC? Obrigada

• 0
    L

Liaxyz Quarta, 05 de maio de 2010, 17h50min

Carla, a execução do contrato de locação pode ser no JEC, já que o valor não excede o teto do Juizado.

Deve juntar planilha com os cálculos dos valores devidos. Pode fazer a planilha no calculocerto.com.br ou mediante contador.

O contrato não precisa ser cópia original e também não precisa estar assinado por duas testemunhas para ser título executivo.

ciao, Lia

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região