Bom dia Gostaria se possivel esclarecer uma dúvida, fiz um emprestimo consignado quando trabahava na empresa Cobros Gestao pelo Banco Santanderso foi em 2007, em 2009 fui desligada da empresa, o Banco enviou boletos para pagamentos das parcelas, só que fiquei desempregada até agora há 2 meses atrás e com isso nao pude pagar os boletos do emprestimo, ocorre que nesse novo emprego tive que abrir c/corrente no banco santander para recebimento de salários e para minha surpresa e indignação o banco simplesmente descontou o emprestimo consignado da outra empresa, debitou um valor de $ 120,00 da minha c/corrente quando entrou meu salário, gostaria de saber se esse procedimento é correto, pois o banco não me avisou de nada, inclusive nem sei em quantas parcelas isso vai ser descontado, tambem gostaria de saber onde posso ir reclamar pois o banco só me diz que está correto em fazer isso. Grata

Respostas

    L

    Liaxyz Terça, 11 de maio de 2010, 9h29min

    Teté, as parcelas faltantes oriundas do contrato que vc assinou em 2007 vão ser debitadas; mas apenas as que vc ainda não tinha pago, não podendo descontar as parcelas já quitadas, pois seria bis in idem.

    Caso tenha esquecido quantas faltam, contate o Banco.

    ciao, Lia

    T

    Teté Terça, 11 de maio de 2010, 11h00min

    Bom dia Lia
    O que ocorre é que o banco fez isso sem me consultar ou enviar nada de acordo ou coisa parecida, inclusive o valor da parcela descontada é difierente da parcela original, mas o que eu gostaria de saber é se o procedimento que o banco santander usou é correto, pois o emprestimo consignado foi feito em outra empresa sendo descontado ate 01/2009 quando fui desligada, na folha de pagamento( na epoca o meu salario entrava no banco itau), e hoje um ano depois arrumei emprego e tive que abri conta corrente no santander para receber o meu salario, e como eles podem descontar da conta corrente nova um emprestimo com contrato assinado em outra empresa, essa é a minha dúvida, nao importa qwue eles estejam descontando as parcelas que ficaram sem pagar e sim se eles podem agir dessa forma, essa é a dúvida.
    Grata

    L

    Liaxyz Terça, 11 de maio de 2010, 12h17min

    Teté, na primeira informação passada por vc não constava o fato da conta salário ser pelo Itaú, mas deu a entender que, tanto em 2007 quanto em 2009, as contas eram do Santander.

    Pelo que parece, o Banco renegociou a sua dívida unilateralmente e está debitando. Interessante ir ao Banco e solicitar cópia dessa renegociação e verificar se não foi movida nenhuma ação de execução que correu a sua revelia.

    Vc pode contratar um contador para que proceda à análise dos cálculos, verificando se não está sendo utilizada a Tabela Price que onera e muito o consumidor. De posse dessa planilha, pode consignar o valor devido; pode mover ação de revisão contratual, requerendo a devolução de eventual valor pago a maior.

    Procure o seu advogado, a Defensoria Pública ou a OAB do seu Estado.