Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. Gabriela Jardon
    28/04/1998 22:34

    Estou montando o discurso de orador da minha turma. Quem tiver algum texto, livro etc. interessante ou pense haver algum assunto imprescindível à ocasião, por favor, enviar sugestões!

  2. Samantha Buglione
    09/05/1998 22:16

    Conheces o texto de Rui Barbosa "Oração aos Moços" escrito para a turma de 1920 de direito da USP, como paraninfo?
    Pois bem, é um dos textos mais apaixonados que já li, tendo o direito como objeto.
    Conheço outros ... caso tenhas interesse escreva.

  3. Joseli Lima Magalhães
    26/09/1998 01:46

    Querida Samantha:

    Infelizmente parece-me que pouco ajudarei no taoante à possibilidade de um discurso de formatura, tendo em vista que só tomei conhecimento deste site em agosto passado, enquanto sua pergunta é de maio último.
    De qualquer forma enviarei para você o discurso de minha formatura, em 1996, onde fui o orador e falei para mais de 1200 pessoas, incluindo o prefeito de Teresina e o Governador do Estado.
    Obrigado e até mais.

    Joseli Magalhães.

  4. Cristina Aziz dos Santos
    29/06/2000 19:12

    Joseli,

    Tudo bem? Eu estava procurando alguma coisa sobre discurso de orador e acabei achando seu e-mail para a Samantha. Será que vc também poderia me enviar seu dircurso para eu dar um lida? Muito obrigada, tchau!

    Cris

  5. Carlos
    19/08/2000 19:48

    Gabriela, lamento não estar na sua turma para formar-me junto com vocês; estou no quarto período. Se estivesse no seu lugar, tentaria escrever o texto mais lindo possível, aquele texto que se escreve para mulher que se ama no afã de tentar conquistá-la. Deixe o dicionário Aurélio Século XXI e um dicionário jurídico do seu lado e empregue as palavras corretas, em uma linguagem escorreita ressumbrando todos aqueles termos jurídicos que embelezam o discurso. Não vá descurar das regências nominais e verbais e concordância. Olha Gabriela, fale no seu festejado discurso da sua intenção ao perfilhar essa carreira; os planos. Não se esqueça de escrever de modo otimista, ainda que não se lhe pareça positivo o destino de nossa pátria. Procure distância do ceticismo e mostre que pugnará pela justiça e lutará com denodo em busca da correta aplicação da lei. Seja corajosa; sinta-se como se estivesse no tribunal do júri e tivesse que iniciar a leitura do libelo acusatório, contra um criminoso odiado pelo povo. Faça alusões aos maiores doutrinadores e personalidades do mundo jurídico brasileiro, como Rui Barbosa (não vá esqueçe de Augusto Teixeira de Freitas que - aqui para nós - foi um dos maiores senão o maior jurista de toda a hitória da humanidade. Se você foi boa aluna na cadeira "história do direito" sabe disso. Gabriela, fale da importância do advogado, da instituição do MP e da magistratura na nossa sociedade democrática. Decline no texto os casos recentes que vêm revelando a eficácia da justiça até mesmo contra os intocáveis "poderosos políticos". Diga que quando a sua turma ingressar na magitratura vai acabar com a imunidade para os corruptos do colarinho branco. Aconselho você a abeberar-se na lavra do eminente Celso Antônio Bandeira de Mello. Dê uma lidinha rápida em uns dois capítulos do livro (claro que você sabe qual é o livro a que me refiro - uma boa aluna como você não deixou passar em branco as aulas de administrativo sem estar com pelo menos uns três autores sobre a carteira). Procure haurir do texto o espítito e a inspiração do autor. Gabriela, imagine-se lendo para todos os seus professores e seus familiares quado for escrever. O frio que acometerá sua alma numa mistura de intusiasmo e nervosismo ajudá-la-á a escrever melhor. Lamento não está aí ao seu lado para envidar esforços neste nobre desiderato. Demais disso, rogo-te uma boa sorte e que você consiga amar a profissão. Por derradeiro, insta destacar as palavras de um dos maiores autores de todos os tempos: Khalil Gibran "aquele que ama a vida através do trabalho, compartilha de um dos segredos mais profundos do universo". Querida Gabriela, um beijo, um abraço, coragem, fé, e boa sorte.

  6. Orildo Ferreira Júnior
    07/09/2000 18:25

    Presado senhor Joseli: Em leitura de sua resposta sobre o discurso de formatura para a Srta. Samantha, interessei-me pelo teor do mesmo e gostaria de pedir-lhe a gentileza de enviar-me cópia do mesmo para estudo pelo qual agradeço desde já. Obrigado e sucesso.
    OFJ 07/09/2000

  7. Giovanna teles
    26/05/2001 23:50

    Assim como os demais gostaria de obter o discusso de orador de sua formatura pois irei me formar esse ano e como membro da comissão preciso de uma lua para questão. Se puder também me sugerir uma frase de efeito para o convite de logo já agradeço.

  8. Giovanna teles
    26/05/2001 23:50

    Assim como os demais gostaria de obter o discusso de orador de sua formatura pois irei me formar esse ano e como membro da comissão preciso de uma luz para questão. Se puder também me sugerir uma frase de efeito para o convite de logo já agradeço.

  9. Daniela Olímpio Oliveira Lopes
    27/06/2001 08:53

    Sr. Joseli Magalhães,

    Despertou-me, também, grande interesse pelo seu discurso proferido em sua colação de grau. Como os demais colegas, gostaria de ter acesso a ele.

    Grata.

    Daniela Olímpio Oliveira Lopes
    dolimpio@ig.com.br

  10. Jeruza Luiza de Souza
    16/01/2003 17:22

    Samantha.
    Ao ler sua resposta, muito me interessei pelo texto de Rui Barbosa, "Oração aos Moços", gostaria de saber se poderia me enviar tal texto por e-mail, pois adoro os textos deste autor, mas este em especial eu não conheço.
    Meu e-mail: jeluza@ibest.com.br
    Meus agradecimentos
    Jeruza

  11. Cidinha
    27/01/2004 23:14

    Assim como os demais gostaria de obter o discurso de orador de sua formatura pois irei me formar esse ano e como membro da comissão preciso de uma luz para questão. Se puder também me sugerir uma frase de efeito para o convite de logo já agradeço.

  12. DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES
    05/11/2004 15:54

    Ola. Tudo bem??? Da mesma forma que os demais colegas também fiquei muito interessado no seu discurso. Eu estou montando uma coletânea dos discursos mais belos já proferidos e adoraria receber o seu. Aliás até sugeriria que vc vendesse ele pois pelo jeito leitores não vão faltar ahahahah... brincadeiras a parte... eu sou um colecionador de discursos e se pudesse gostaria de ter o seu. grato pela atenção domingosdemoraes@yahoo.com.br

  13. Vladmir Reis Pontes
    18/01/2008 13:01

    Tudo bem, Joseli.

    Gostaria que se possível me enviasse seu texto de orador em sua colação de grau, pois serei o orador da minha turma de Engenharia e pelos comentários fiquei interessado de ver!

    Agradeço,
    Antecipadamente.

    Vladmir Reis Pontes - vladmir_reis@yahoo.com.br
  14. Vick Vitória
    18/01/2008 13:50 | editado

    Em resposta a todos os interessados, ou como diria aquele filósofo da esquina: "A quem interessar possa".

    Aqui vão algumas dicas, de quem escreve sobre as leis mas não acredita nelas.

    E ainda de contrapeso, algumas máximas de minha lavra, que se encontram em minhas obras, em pequenas e grandes livrarias jurídicas e em muitos sebos, como já tive a oportunidade de ver.

    Aqui vão as dicas:

    Não esquecer nunca que "a teoria na prática é outra". Tudo que vocês aprenderam nos bancos escolares de pouco servirá, pois a lei diz uma coisa, mas o juiz outra. Aqui abro um parentesis para um pequeno histórico do que já me ocorreu: Acionei a Secretaria da Saúde de uma determinada cidade, através de medida cautelar - obrigação de fazer, para que esta fornecesse um determinado remédio, pois sem ele o paciente poderia vir a óbito. Pois bem, juntei um sem número de laudos médicos, receitas, declarações, etc. O juiz, simplesmente indeferiu a medida cautelar, dizendo que não estava convencido da necessidade de tal remédio. Três dias após, o indeferimento, o paciente veio a falecer. Juntei uma cópia do atestado de óbito e entrei com agravo retido nos autos. Eis a resposta ao agravo "ante os documentos ora apresentados, concedo a antecipação de tutela pleiteada".

    Estou juntando uma série de acórdãos que deferem a antecipação de tutela, quando o débito esteja sendo discutido em juízo (se alguém tiver pode mandar para mim, que antecipadamente agradeço) e no entretanto, a maioria dos juízes negam essa tutela antecipada, dizem, em sua grande maioria, que não estão presentes os fatos que gerem a verossimilhança, e eu pergunto, o que é que ele tem na mão se não a ação em que se está discutindo o débito?

    História tem muitas, aberrações jurídicas mais ainda... mas é o que sempre digo "aquele que não propugna pela liberdade, abdica à própria vida e condena-se a morrer no ergástulo" (Viana, Jorge Candido S. C. in Como Peticionar no Juízo Criminal, Forense Editora, 2ª Edição).

    "Recurso adesivo é o mesmo que cavalgar cavalo alheio sem ter aptidões para tal" (Viana, Jorge Candido S. C. in Como Peticionar no Juízo Cível, Juruá Editora, 2ª Edição).

    Em suma, todo discurso, por mais simples que seja é bonito, e suas palavras ecoam somente naquele momento, não permanecem para a posteridade, principalmente na época atual. O que fica, é o que é verdadeiro, o que realmente ocorre nos bastidores dos fóruns. É isso que o formando tem que dizer, e esqueça os ideais, sonhados durante tanto tempo, porque ao se defrontar com a realidade verá que é completamente diferente do que aprendeu. O direito, entre todos, talvez seja o mais lindo e sublime de todos os cursos superiores, mas somente nas palavras, na realidade nua e crua, verão que para conseguir sucesso nas carreiras, qualquer que ela seja -magistratura, ministério público, advogado - terão que dar muito murro em ponta de faca.

    Esse é o meu desabafo aos que ora se iniciam na carreira jurídica.

    Um abraço e boa sorte a todos.

    Jorge Candido
    www.coutoviana.hpg.com.br
    coutoviana@ig.com.br
  15. EDEM NÁPOLI GUIMARÃES
    05/02/2008 17:09

    Olá AMIGOS,

    Gostaria de saber se alguém pode, gentilmente, me ceder uma cópia do discurso de orador do Sr. JOSELI MAGALHÃES.

    Estou precisando e ficarei muito grato se alguém me ajudar.

    Forte abraço a todos,

    EDEM.
  16. EDEM NÁPOLI GUIMARÃES
    05/02/2008 17:11

    Podem enviar para:

    edemnapoli@gmail.com

    ou

    edemguimaraes@yahoo.com.br
  17. wildson sousa
    10/02/2008 06:49

    Professor Joseli Magalhaes,

    tambem gostaria de receber a cópia do seu discurso, seria de grande importancia para dar uma luz ao meu discurso, que ja esta tao proximo.

    desde ja grato pela atençao.

    wild_sousa@hotmail.com
  18. Silvana_1
    22/02/2008 05:53

    Olá professor!!
    Também gostaria de receber seu discurso. Serei oradora na minha formatura no próximo mês e ainda estou meio perdida...sem saber como começar meu discurso.
    Desde já minha obrigada!!

    sil.bressan@hotmail.com
  19. Gerson Irandir Köhler
    02/03/2008 09:24

    Caro Professor Magalhães,
    Apreciaria receber, também, seu discurso de formatura, sou candidato a orador de minha turma de Direito e começo elaborar a fase inicial do futuro discurso, se escolhido for.
    Atenciosamente,
    Gerson I. Köhler
    kohler1@uol.com.br - Curitiba(PR)
  20. Silvia Regina Belchior
    13/07/2008 20:45

    Professor Magalhaes

    Ficaria muito feliz em receber seu discurso de formatura. Fui escolhida oradora de minha turma, e ainda não sei como começar. Desde ja, agradeço.

    silvia_barsanti@hotmail.com

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS