S

    Samantha Buglione Sábado, 09 de maio de 1998, 22h16min

    Conheces o texto de Rui Barbosa "Oração aos Moços" escrito para a turma de 1920 de direito da USP, como paraninfo?
    Pois bem, é um dos textos mais apaixonados que já li, tendo o direito como objeto.
    Conheço outros ... caso tenhas interesse escreva.

    J

    Joseli Lima Magalhães Sábado, 26 de setembro de 1998, 1h46min

    Querida Samantha:

    Infelizmente parece-me que pouco ajudarei no taoante à possibilidade de um discurso de formatura, tendo em vista que só tomei conhecimento deste site em agosto passado, enquanto sua pergunta é de maio último.
    De qualquer forma enviarei para você o discurso de minha formatura, em 1996, onde fui o orador e falei para mais de 1200 pessoas, incluindo o prefeito de Teresina e o Governador do Estado.
    Obrigado e até mais.

    Joseli Magalhães.

    C

    Cristina Aziz dos Santos Quinta, 29 de junho de 2000, 19h12min

    Joseli,

    Tudo bem? Eu estava procurando alguma coisa sobre discurso de orador e acabei achando seu e-mail para a Samantha. Será que vc também poderia me enviar seu dircurso para eu dar um lida? Muito obrigada, tchau!

    Cris

    C

    Carlos Sábado, 19 de agosto de 2000, 19h48min

    Gabriela, lamento não estar na sua turma para formar-me junto com vocês; estou no quarto período. Se estivesse no seu lugar, tentaria escrever o texto mais lindo possível, aquele texto que se escreve para mulher que se ama no afã de tentar conquistá-la. Deixe o dicionário Aurélio Século XXI e um dicionário jurídico do seu lado e empregue as palavras corretas, em uma linguagem escorreita ressumbrando todos aqueles termos jurídicos que embelezam o discurso. Não vá descurar das regências nominais e verbais e concordância. Olha Gabriela, fale no seu festejado discurso da sua intenção ao perfilhar essa carreira; os planos. Não se esqueça de escrever de modo otimista, ainda que não se lhe pareça positivo o destino de nossa pátria. Procure distância do ceticismo e mostre que pugnará pela justiça e lutará com denodo em busca da correta aplicação da lei. Seja corajosa; sinta-se como se estivesse no tribunal do júri e tivesse que iniciar a leitura do libelo acusatório, contra um criminoso odiado pelo povo. Faça alusões aos maiores doutrinadores e personalidades do mundo jurídico brasileiro, como Rui Barbosa (não vá esqueçe de Augusto Teixeira de Freitas que - aqui para nós - foi um dos maiores senão o maior jurista de toda a hitória da humanidade. Se você foi boa aluna na cadeira "história do direito" sabe disso. Gabriela, fale da importância do advogado, da instituição do MP e da magistratura na nossa sociedade democrática. Decline no texto os casos recentes que vêm revelando a eficácia da justiça até mesmo contra os intocáveis "poderosos políticos". Diga que quando a sua turma ingressar na magitratura vai acabar com a imunidade para os corruptos do colarinho branco. Aconselho você a abeberar-se na lavra do eminente Celso Antônio Bandeira de Mello. Dê uma lidinha rápida em uns dois capítulos do livro (claro que você sabe qual é o livro a que me refiro - uma boa aluna como você não deixou passar em branco as aulas de administrativo sem estar com pelo menos uns três autores sobre a carteira). Procure haurir do texto o espítito e a inspiração do autor. Gabriela, imagine-se lendo para todos os seus professores e seus familiares quado for escrever. O frio que acometerá sua alma numa mistura de intusiasmo e nervosismo ajudá-la-á a escrever melhor. Lamento não está aí ao seu lado para envidar esforços neste nobre desiderato. Demais disso, rogo-te uma boa sorte e que você consiga amar a profissão. Por derradeiro, insta destacar as palavras de um dos maiores autores de todos os tempos: Khalil Gibran "aquele que ama a vida através do trabalho, compartilha de um dos segredos mais profundos do universo". Querida Gabriela, um beijo, um abraço, coragem, fé, e boa sorte.

    O

    Orildo Ferreira Júnior Quinta, 07 de setembro de 2000, 18h25min

    Presado senhor Joseli: Em leitura de sua resposta sobre o discurso de formatura para a Srta. Samantha, interessei-me pelo teor do mesmo e gostaria de pedir-lhe a gentileza de enviar-me cópia do mesmo para estudo pelo qual agradeço desde já. Obrigado e sucesso.
    OFJ 07/09/2000

    G

    Giovanna teles Sábado, 26 de maio de 2001, 23h50min

    Assim como os demais gostaria de obter o discusso de orador de sua formatura pois irei me formar esse ano e como membro da comissão preciso de uma lua para questão. Se puder também me sugerir uma frase de efeito para o convite de logo já agradeço.

    G

    Giovanna teles Sábado, 26 de maio de 2001, 23h50min

    Assim como os demais gostaria de obter o discusso de orador de sua formatura pois irei me formar esse ano e como membro da comissão preciso de uma luz para questão. Se puder também me sugerir uma frase de efeito para o convite de logo já agradeço.

    D

    Daniela Olímpio Oliveira Lopes Quarta, 27 de junho de 2001, 8h53min

    Sr. Joseli Magalhães,

    Despertou-me, também, grande interesse pelo seu discurso proferido em sua colação de grau. Como os demais colegas, gostaria de ter acesso a ele.

    Grata.

    Daniela Olímpio Oliveira Lopes
    [email protected]

    J

    Jeruza Luiza de Souza Quinta, 16 de janeiro de 2003, 17h22min

    Samantha.
    Ao ler sua resposta, muito me interessei pelo texto de Rui Barbosa, "Oração aos Moços", gostaria de saber se poderia me enviar tal texto por e-mail, pois adoro os textos deste autor, mas este em especial eu não conheço.
    Meu e-mail: [email protected]
    Meus agradecimentos
    Jeruza

    C

    Cidinha Terça, 27 de janeiro de 2004, 23h14min

    Assim como os demais gostaria de obter o discurso de orador de sua formatura pois irei me formar esse ano e como membro da comissão preciso de uma luz para questão. Se puder também me sugerir uma frase de efeito para o convite de logo já agradeço.

    D

    DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES Sexta, 05 de novembro de 2004, 15h54min

    Ola. Tudo bem??? Da mesma forma que os demais colegas também fiquei muito interessado no seu discurso. Eu estou montando uma coletânea dos discursos mais belos já proferidos e adoraria receber o seu. Aliás até sugeriria que vc vendesse ele pois pelo jeito leitores não vão faltar ahahahah... brincadeiras a parte... eu sou um colecionador de discursos e se pudesse gostaria de ter o seu. grato pela atenção [email protected]

    V

    Vladmir Reis Pontes Sexta, 18 de janeiro de 2008, 13h01min

    Tudo bem, Joseli.

    Gostaria que se possível me enviasse seu texto de orador em sua colação de grau, pois serei o orador da minha turma de Engenharia e pelos comentários fiquei interessado de ver!

    Agradeço,
    Antecipadamente.

    Vladmir Reis Pontes - [email protected]

    V

    Vick Vitória Sexta, 18 de janeiro de 2008, 13h50min

    Em resposta a todos os interessados, ou como diria aquele filósofo da esquina: "A quem interessar possa".

    Aqui vão algumas dicas, de quem escreve sobre as leis mas não acredita nelas.

    E ainda de contrapeso, algumas máximas de minha lavra, que se encontram em minhas obras, em pequenas e grandes livrarias jurídicas e em muitos sebos, como já tive a oportunidade de ver.

    Aqui vão as dicas:

    Não esquecer nunca que "a teoria na prática é outra". Tudo que vocês aprenderam nos bancos escolares de pouco servirá, pois a lei diz uma coisa, mas o juiz outra. Aqui abro um parentesis para um pequeno histórico do que já me ocorreu: Acionei a Secretaria da Saúde de uma determinada cidade, através de medida cautelar - obrigação de fazer, para que esta fornecesse um determinado remédio, pois sem ele o paciente poderia vir a óbito. Pois bem, juntei um sem número de laudos médicos, receitas, declarações, etc. O juiz, simplesmente indeferiu a medida cautelar, dizendo que não estava convencido da necessidade de tal remédio. Três dias após, o indeferimento, o paciente veio a falecer. Juntei uma cópia do atestado de óbito e entrei com agravo retido nos autos. Eis a resposta ao agravo "ante os documentos ora apresentados, concedo a antecipação de tutela pleiteada".

    Estou juntando uma série de acórdãos que deferem a antecipação de tutela, quando o débito esteja sendo discutido em juízo (se alguém tiver pode mandar para mim, que antecipadamente agradeço) e no entretanto, a maioria dos juízes negam essa tutela antecipada, dizem, em sua grande maioria, que não estão presentes os fatos que gerem a verossimilhança, e eu pergunto, o que é que ele tem na mão se não a ação em que se está discutindo o débito?

    História tem muitas, aberrações jurídicas mais ainda... mas é o que sempre digo "aquele que não propugna pela liberdade, abdica à própria vida e condena-se a morrer no ergástulo" (Viana, Jorge Candido S. C. in Como Peticionar no Juízo Criminal, Forense Editora, 2ª Edição).

    "Recurso adesivo é o mesmo que cavalgar cavalo alheio sem ter aptidões para tal" (Viana, Jorge Candido S. C. in Como Peticionar no Juízo Cível, Juruá Editora, 2ª Edição).

    Em suma, todo discurso, por mais simples que seja é bonito, e suas palavras ecoam somente naquele momento, não permanecem para a posteridade, principalmente na época atual. O que fica, é o que é verdadeiro, o que realmente ocorre nos bastidores dos fóruns. É isso que o formando tem que dizer, e esqueça os ideais, sonhados durante tanto tempo, porque ao se defrontar com a realidade verá que é completamente diferente do que aprendeu. O direito, entre todos, talvez seja o mais lindo e sublime de todos os cursos superiores, mas somente nas palavras, na realidade nua e crua, verão que para conseguir sucesso nas carreiras, qualquer que ela seja -magistratura, ministério público, advogado - terão que dar muito murro em ponta de faca.

    Esse é o meu desabafo aos que ora se iniciam na carreira jurídica.

    Um abraço e boa sorte a todos.

    Jorge Candido
    www.coutoviana.hpg.com.br
    [email protected]

    E

    EDEM NÁPOLI GUIMARÃES Terça, 05 de fevereiro de 2008, 17h09min

    Olá AMIGOS,

    Gostaria de saber se alguém pode, gentilmente, me ceder uma cópia do discurso de orador do Sr. JOSELI MAGALHÃES.

    Estou precisando e ficarei muito grato se alguém me ajudar.

    Forte abraço a todos,

    EDEM.

    W

    wildson sousa Domingo, 10 de fevereiro de 2008, 6h49min

    Professor Joseli Magalhaes,

    tambem gostaria de receber a cópia do seu discurso, seria de grande importancia para dar uma luz ao meu discurso, que ja esta tao proximo.

    desde ja grato pela atençao.

    [email protected]

    S

    Silvana_1 Sexta, 22 de fevereiro de 2008, 5h53min

    Olá professor!!
    Também gostaria de receber seu discurso. Serei oradora na minha formatura no próximo mês e ainda estou meio perdida...sem saber como começar meu discurso.
    Desde já minha obrigada!!

    [email protected]

    G

    Gerson Irandir Köhler Domingo, 02 de março de 2008, 9h24min

    Caro Professor Magalhães,
    Apreciaria receber, também, seu discurso de formatura, sou candidato a orador de minha turma de Direito e começo elaborar a fase inicial do futuro discurso, se escolhido for.
    Atenciosamente,
    Gerson I. Köhler
    [email protected] - Curitiba(PR)

    S

    Silvia Regina Belchior Domingo, 13 de julho de 2008, 20h45min

    Professor Magalhaes

    Ficaria muito feliz em receber seu discurso de formatura. Fui escolhida oradora de minha turma, e ainda não sei como começar. Desde ja, agradeço.

    [email protected]

    D

    Dalizete Domingo, 13 de julho de 2008, 22h54min

    Olá, vou me formar no final do ano. Não sei quem será o orador, mas pode ser que seja eu. Gostaria de uma sugestão mais cabeça!! Do tipo critico-sarcasmo
    e bem humorado, sem perder a elegância de um bacharel de direito!
    Grat,