Boa tarde; Em Fevereiro/2010, enquanto trabalhava, meu esposo apresentou quadro de surto psicótico, associado a hipertensão. Ele foi consuzido à um médico psiquiátra, que classificou seu estado como Esquisofrênia Paranóide (CID 10 - F20.0), preescrevendo medicamentos psicotrópicos e um atestado informando seu estado (relatando que se encontrava com delírios, pensamentos desconexo, idéias persecutórias...) , a CID, e que necessitava de licença médica continuada. Essa declaração foi emitida em 08.03.2010. Após perícia junto ao INSS, a períta reconheceu o quadro e o "encostou" por 3 meses. Findando este prazo, solicitei o Pedido de Prorrogação de benefício, visto que continuava com tratamento psiquiátrico (com o mesmo médico), e que ainda encontra-se incapacitado de trabalho, visto que seu quadro agravou, sendo necessário aumento na medicação. Novamente o psiquiátra escreveu uma declaração médica, informando que ele ainda se encontra com idéias persecutórias, delírios, alucinações... e encerrando com as palavras "caso ainda grave". Ontem estava marcada a perícia. Como ele fica muito agitado em locais com muitas pessoas e não aceita ser atendido por outro médico, o médico psiquiátra que cuida do caso dele teve que prepará-lo psicologicamente para a perícia. Chegando no INSS, o médico perito que o atendeu foi bastante grosso e não permitiu que eu entrasse com ele. Meu esposo ficou nervoso por ter que ficar sozinho com o médico, levantou e saiu correndo. Fui conversar com o perito, para dizer que ele não aceita ficar sozinho, se eu não poderia ficar ao lado dele, como nas perícias anteriores e ele repondeu: "Não trabalho deste jeito. Não quero mais atendê-lo. Remarque para um outro perito porque eu não tenho paciencia. Se ele desejar ser atendido por mim, tem que ser do meu jeito...". Fui reclamar com o Supervisor da perícia do INSS, sobre o tratamento do tal perito que não queria atender meu esposo, sabendo que ele possui um problema mental. O supervisor foi conversar com o médico perito, solicitando que ele atendesse o meu esposo. Enfim, ele chamou-o novamente (com muita má vontade) e pediu que eu ficasse do lado de fora da porta. Após um bom tempo teclando no computador, o perito olhou para meu esposo e perguntou: "Qual o nome dos remédios que você toma? Qual o grau classificado pelo seu médico? O que você veio fazer aqui?..." Na hora, nervoso, meu esposo disse não saber do nome dos remédios pois eu que dou os remédios à ele. Nesta hora, eu iria interromper para informar o perito o nome dos medicamentos quando o mesmo disse: "Não precisa falar o nome dos remédio pois está escrito na receita". Nesta hora, meu esposo ficou ainda mais nervoso e disse ao perito se estava escrito no papel, por que perguntava à ele? Nesta hora o perito deu um "ataque" e falou que era impossível realizar a perícia e que era para marcar para outro perito. Uma nova perícia foi marcada para o dia 22.06.2010. Agora pergunto: Como devo proceder nesta perícia? Se o perito não permitir a minha entrada e ele ficar nervoso novamente? Se fizerem um monte de pergunta e ele não souber responder, visto que uma pessoa portadora de problemas mentais não possui capacidade para responder tais perguntas? Eles podem indefirir o pedido de prorrogação, caso não consiga ser concluida a perícia (como ocorrido ontem)? Tendo o relatório médico informando que o caso dele ainda é grave e que necessita de licença médica continuada, e tendo em mãos cópias das receitas médica, demonstrando aumento na dosagem de 3 das 4 medicações que ele toma, poderá o perito indeferir o pedido de Prorrogação do auxilio doença? Caso seja indefirido, como proceder?

Agradeço antecipadamente a todos que puderem sanar minhas dúvidas.

Respostas

5

• 0
    S

sgbc Sábado, 19 de junho de 2010, 10h51min

Hingel
    Não é possível determinar com precisão o que pode vir a acontecer, o que posso fazer são especulações, somente.
    Se não permitirem sua entrada e intervenção, deixe a perícia transcorrer normalmente. O médico perito tem que considerar justamente isso, que o paciente não tem estabilidade psicológica, não lembra do nome de seus remédios, não consegue responder às perguntas porque fica agitado etc.
    Caso o perito não considere a situação grave o suficiente para prorrogar o benefício, sempre há a via judicial. Porém, procure um advogado para fazer todos os pedidos corretamente, para que seu esposo receba tudo a que tem direito, da forma mais célere possível. Boa sorte.

• 0
    H

Hingel Sábado, 19 de junho de 2010, 22h08min

Agradeço muito pelo auxilio! Vamos ver o que irá ocorrer na terça - feira...
    Muito obrigada!

• 0
    D

DEUS É MAIOR Segunda, 21 de junho de 2010, 18h40min

Meu irmão tem o mesmo problema, inclusive com o mesmo CID, está afastado desde 02/2007 e todas as pericias são assim, nunca nos deixam acompanhá-lo dentro da sala, o que vc tem a fazer é simplesmente aguardar, pois o médico vai constatar através das respostas e das não respostas de seu marido que ele é incapacitado laborativamente e dar continuiddade ao afastamento, deixe para reclamar ou esclarecer qualquer dúvida se o Médico Perito lhe chamar ou após a pericia ter acabado. Espero que tenha boa sorte...

• 0
    H

Hingel Segunda, 21 de junho de 2010, 20h18min

Obrigada pela resposta!
    Irei proceder desta forma! Tudo dará certo...

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região