Moro na casa queera de meus avós que faleceram a 10 anos...que tinham dois filhos sendo que um e meu pai..mas os dois tambem moreram..meu tio deixou uma filha e meu pai ja tinha a anos um casal de filho que no ultimo casamento tambem teve mais um casal que sou eu e minha irmã..moro na casa a 26 anos.. como a casa nao tem inventario desde amorte de meu avô,estou sem saber se algum filho chegar e querer comprar a parte da casa e se eu nao querer vender?Eles podem me tirar da casa..sendo que todos tem lugar de morar e ja são casados..menos eu minha irmã e minha prima...quel o meu direto sobre morar na casa?Obrigado se puderem me ajudar..

Respostas

    W

    welington marcelão Sexta, 30 de julho de 2010, 14h23min

    Realmente sua condição expira cuidados.. todos tem direitos sobre o imóvel.. todos são donos.. algum pode sim pedir a venda. com isso terá que abrir o arrolamento de bens.. onde ficará determinado a parte de cada um.. findo o processo eles podem pedir para que desocupe o imóvel..vocês não poderão impedir a venda.. mas podem comprar o imóvel, pagando o quinhão dos outros herdeiros.. ou podem pagar o aluguel para os outros, exemplo se o aluguel da casa vale, R$ 500,00 por mês sendo vocês em 05, você e sua irmão teriam que pagar de aluguel R$ 300,00 mensal, ou seja descontou sua parte e de sua irmã.. o código civil no artigo 1.831 assegura o direito de moradia ao conjugue sobrevente.. sendo este o unico imóvel..
    O fato de seus irmãos e sua prima terem casa, não obsta seus direitos..
    cumpre salientar que quanto mais demorado a partilha maior será a multa.

    espero ter colaborado.

    welington marcelão

    E

    Elizabeth G. Sexta, 06 de agosto de 2010, 17h33min

    Meus pais moravam em uma casa contruida em terreno de posse com uso capiao,eles faleceram e um neto que morava com eles se apossou da casa, somos em 4 irmãs ;ele tem direito nesta casa temos como tirar ele da casa.

    W

    welington marcelão Sexta, 13 de agosto de 2010, 13h32min

    Elizabeth, veja seu pai tem um titulo judicial, atribuido a ele o direito de propriedade, portanto ele tinha todos os requisitos que um proprietário possui. Veja você e suas irmãs são herdeiras,, tem que abrir o arrolamento se todas forem maiores.. se alguma for menor inventário... seu sobrinho.. neto de seus pais só tem direito a alguma parte no imóvel caso de a mãe dele, sua irmã tenha falecido.. caso contrário, ele não tem direito.. vocês podem entrar com uma ação para que ele desocupe o imóvel.

    welington marcelão

    F

    Flá Melo Segunda, 16 de agosto de 2010, 10h51min

    Minha mãe mora na casa que era dos meus avos junto a mais 2 tias, só que a 3 anos o IPTU não vem sendo pago. A 2 meses estas 2 tias estão trabalhando fora da cidade e não querem ajudar nas despesas (impostos) mais mantem seus quartos trancados na casa. Minha mãe está tentando parcelar a divida do IPTU caso consiga e a mesma venha pagar sozinha qual seria os direitos dela sobre o imóvel? Lembrando que o IPTU deste ano está em dia.

    Gabriela Gabizinha

    Gabriela Gabizinha Segunda, 10 de agosto de 2015, 9h51min

    oi bom dia minha mae mora nos fundos da casa da minha vó ja falecida é um terreno grande e minha mae mora em uma casa meu tio em outra e a da frente e para os demais filhos só que querem vender tudo e minha mae não quer sair da casa dela porque todos tem casa e sabemos que todos tem direito mas eles podem deixar minha mae no canto dela e vender o resto ou da a casa da frente e passar o muro desmembrando essa parte e vendendo o resto porque tenho certeza que quando venderem eles vão dividir por igual e ela não vai poder comprar outra casa porque o dinheiro nao vai da moramos la desde que nascemos minha mae há mais de 20 anos mora la a casa da frente caindo os pedaços o que podemos fazer logico que sabemos do direito de cada um mais eles pode obrigar a a ela pra vender tudo se ela quer ficar na casa dela a algo que possa fazer