Caros amigos,

Preciso desenvolver um trabalho sobre a questão do trabalho infantil: as ações do governo no combate a este mal, os aspectos jurídicos, políticos e sociológicos que envolvem a questão, etc. Peço gentileza caso alguém possua tese, trabalho ou texto sobre o tema, ajudar-me!!

Desde já agradeço.

André

Respostas

    ?

    Vanessa Quarta, 11 de maio de 2005, 11h32min

    Caro André, para desenvolver esse trabalho tu deverás fazer uma bela pesquisa...não tenho nada pronto para te passar, mas posso te dar algumas dicas: tudo começa pela Constituição Federal, que proíbe o trabalho a menores de 16 anos, permitindo aos 14 apenas na condição de aprendiz. Tal norma constitucional surgiu dentro de um contexto extremamente grave: crianças de 03, 04 anos de idade que trabalhavam como adultos na cultura de cana de açúcar no nordeste. Sobre aprendizes, há uma lei, não lembro o nº exatamente, mas acho que é 10.028/2000 (não tenho certeza). Ela regula a atividade de aprendiz, estabelece como as tarefas devem ser realizadas. A CLT também dispõe sobre o assunto. E o Estatuto da Criança e do Adolescente também. Tu terás que ler obras na área da educação e saúde para saber que males o trabalho fora de época traz à criança e ao adolescente e por que é importante a questão da escola e da brincadeira para eles. No âmbito de programas de governo, existe o bolsa família, que exige que a criança/adolescente esteja estudando para receber o incentivo do governo. Acho que é o principal programa, mas entre no site do governo federal que tu encontrarás mais informações. Sugestões de bibliografia: Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado/adnotado, organizado por Emilio Garcia Marques, CLT comentada do Carrion, e, se quiseres mais subsídios, nos sites dos Ministérios Públicos dos Estados sempre tem um link "Centro de Apoio da Infância e Juventude", onde se encontra artigos e sugestões de bibliografia na área. Espero ter colaborado contigo.

    ?

    DAIANNY Segunda, 03 de outubro de 2005, 11h32min

    OI,ESTOU DESENVOLVENDO O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO,E O MEU TEMA É "ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL" E EU ECONTREI POUCO MATERIAL.SE TIVER MATERIAL ME PASSE,POR FAVOR!!

    DESDE JÁ,AGRADEÇO....