Como averbar junto ao INSS o tempo de serviço do período que você não contribuiu?

Muitas pessoas não estão conseguindo obeter aposentadoria porque não conseguem averbar o tempo de serviço dos períodos que não constam como contribuição ao INSS. É o caso por exemplo daqueles que eram empregados, depois passaram a exercer atividades autônomas, e depois retornaram a qualidade de segurado empregado.

Há também aqueles cujas empresas onde trabalharam não recolheram as contribuições previdenciárias ao INSS nas épocas próprias, e até mesmo faliram ou desapareceram sem deixar rastro, e os trabalhadores não dependem delas para provar o tempo de contribuição para obterem a tão desejada aposentadoria.

Se você encontra-se em alguma dessas situações, apresente aqui o seu caso, a fim de que possamos ajudá-lo a encontrar a solução desejada.

Respostas

150

• silvio rocha

silvio rocha

Trabalhador rural que trabalhou no periodo de 1980 a 1983, sem carteira assinada, existe a possibilidade de se comprovar este tempo junto a PREVIDENCIA SOCIAL INSS?
    QUAIS PROVAS SERÃO EXIGIDAS?

• Sergio Nunes

Sergio Nunes

Prezado Sílvio.

Existe sim a possibilidade de comprovar o tempo de serviço rural junto à Previdência Social. Para tanto, você deve comparer à uma Agência da Previdêcia Social (APS) munido de todos os documentos que possuir sobre o vínculo (Exemplo: escritura pública de compra e venda de imóvel rural , certificado de dispensa do serviço militar onde conste a profissão de trabalhador rural, declarações de pessoas que comprovam sua atividade rural, declaração de imposto de renda, dentre outros - tudo que tiver).

Se o INSS indeferir seu pedido administrativo, você pode ingressar com uma Justificação Administrativa perante a Justiça Federal (juntado as provas e arrolando pelo menos 3 testemunhas), ou se for o caso, propor uma ação ordinária de contagem de tempo de serviço, a fim de alcançar seu objetiovo.

Desejo-lhe Boa Sorte.

• Daniel Muniz

Daniel Muniz

Uma contribuinte trabalhou como empregada entre 1970 e 1974. Em 1997 se inscreveu no INSS com contribuinte individual, e passou a contribuir, em dia, deste então. Em 2002 foi acometida por doença cancerigêna, sendo que em 2003 passou a receber o auxilio-doença. Como estava sob o recebimento de benefício, não contribuiu no ano de 2003. Ao final deste mesmo ano, a o auxilio-doença foi negado após perícia e a partir de então não mais contribuiu com o INSS.
    A contribuinte não encerrou sua inscrição no INSS ficando em aberto deste então.
    Minha duvida é, atualmente ela tem 62 anos, caso ela recolha o periodo entre 2005 e 2010 em atraso, a mesma terá 180 meses de contribuição podendo dar entrada na aposentadoria por idade, isto poderá ser feito perante o INSS?

• AndrezaCF

AndrezaCF

Daniel,
    Para recolhimentos em atraso, é necessário comprovar a atividade laborativa exercida. Caso contrário, serão desconsiderados.
    O que poderia ter sido feito é ingressar na justiça, na época do indeferimento do auxílio-doença para restabelecê-lo e convertê-lo em aposentadoria por invalidez.

Até pode tentar isso hoje, mas tem comprovar que a patologia permaneceu desde aquela época e que agravou-se o estado de saúde da pessoa.

• eldo luis andrade

eldo luis andrade

Daniel Muniz
    30/08/2010 08:52

Uma contribuinte trabalhou como empregada entre 1970 e 1974. Em 1997 se inscreveu no INSS com contribuinte individual, e passou a contribuir, em dia, deste então. Em 2002 foi acometida por doença cancerigêna, sendo que em 2003 passou a receber o auxilio-doença. Como estava sob o recebimento de benefício, não contribuiu no ano de 2003. Ao final deste mesmo ano, a o auxilio-doença foi negado após perícia e a partir de então não mais contribuiu com o INSS.
    A contribuinte não encerrou sua inscrição no INSS ficando em aberto deste então.
    Minha duvida é, atualmente ela tem 62 anos, caso ela recolha o periodo entre 2005 e 2010 em atraso, a mesma terá 180 meses de contribuição podendo dar entrada na aposentadoria por idade, isto poderá ser feito perante o INSS?
    Resp: Pelas minhas contas ela tem de 1970 a 1974 mais ou menos 4 anos (sempre é bom colocar intervalos mes/ano a mes/ano). Ao voltar a contribuir em 1997 já tinha perdido qualidade de segurada por interrupção de contribuições pós-74. De 1997 a 2002 mais ou menos 5 anos. Total mais ou menos 9 anos. Ao fim de 2003 interrompeu a contribuição e perdeu qualidade de segurado. Não comprovando atividade com remuneração de 2005 a 2010 o INSS não aceitará contribuições em atraso para qualquer efeito.

• eldo luis andrade

eldo luis andrade

Daniel Muniz
    30/08/2010 08:52

Resp: Pelas minhas contas ela tem de 1970 a 1974 mais ou menos 4 anos (sempre é bom colocar intervalos mes/ano a mes/ano). Ao voltar a contribuir em 1997 já tinha perdido qualidade de segurada por interrupção de contribuições pós-74. De 1997 a 2002 mais ou menos 5 anos. Total mais ou menos 9 anos. Ao fim de 2003 interrompeu a contribuição e perdeu qualidade de segurado. Não comprovando atividade com remuneração de 2005 a 2010 o INSS não aceitará contribuições em atraso para qualquer efeito.

• Mart

Mart

SERGIO:

No início de 1984 até 86, 03 anos, trabalhei em uma loja de móveis, onde não fui registrado em carteira, bem como, não foi recolhido nada ao INSS, ocorre que hoje trabalho no serviço público e para efeito de aposentadoria necessito desse tempo. Pergunto se há alguma possibilidade de fazer juntar este tempo, ou está perdido? tenho como prova de trabalho uma rescisão do contrato, a parte, com assinaturas, bem como, testemunhas que comprovam que trabalhei. A loja esta ativa e bem sucedida.
    Aguardo respostas e desde já agradeço

• Sergio Nunes

Sergio Nunes

Caro Mart
    Entendo que se você tem uma cópia da RCT (rescisão do contrato de trabalho) com as assinaturas dos responsáveis pela empresa que ainda está ativa e é bem sucedida, isso é um início de prova material que, juntamente com as testemunhas contribuirá com um pedido de Justificação Administrativa junto ao INSS, ou se for o caso Justificação Judicial ou Ação de Obrigação de Fazer na Justiça Federal de sua cidade, com o fim de ver averbar o tempo de serviço e considerá-lo como de contribuição para fins de benfício.

Que tal tentar isso? Desejo-lhe sucesso.

• Andressa Meneghel

Andressa Meneghel

Eldo e Sérgio:
    Meu pai está com dificuldades em obter a aposentadoria. Ele trabalhou no antigo banco Bamerindus de 1969 a 1974 e perdeu a CTPS, bem como qualquer outro documento que comprovasse o vínculo. O HSBC comprou o Bamerindus e o RH do primeiro seria o responsável pelos registros. No entanto, eles não encontraram nada nos arquivos. No extrato fornecido pelo INSS (não sei se é o CNIS) aparece o vínculo com o Banco Bamerindus do Brasil a partir de 01.01.1971 (não aparece a data do fim do vínculo). O meu pai começou em 1969 e em 1971 ele foi transferido de agência, permanecendo lá até 1974. O que fazer nesse caso?
    Obrigada!