Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Alex S. P.
    27/08/2010 00:55 | editado

Tive o Nome prostestado a mais de 5 anos e a negativação não sumiu após esse periodo. Tem como eu conseguir baixar essa negativação junto ao cartorio sem o titulo protestado em minha posse ou anuencia???

(OBS.: teve uma pessoa que me disse que após esse periodo, se o titulo não tiver sido executado, eu poderia ir ao cartorio e solicitar via carta de próprio punho + taxa do cartório a ser paga, a baixa do titulo por motivo de prescrição. Qdo ouvi isso Pensei: "Isso tá facil demais" mas por todavia, pergunto eu: "Essa Informação bate???")

Grato aos que me ajudarem.
  2. Alex S. P.
    27/08/2010 16:05 | editado

Por favor gente... ninguem sabe sobre o assunto?

Obrigado aos que ouvirem meu apelo.
  3. Bacharelsp
    01/09/2010 18:26

Nesse seu caso é importante saber qual a data do protesto. Os órgãos de proteção ao crédito divulgam por 5 anos o registro a contar da data da inclusão.

Você deve requerer uma certidão de protesto com período retroativo de 5 anos (custa cerca de R$ 8,00 em SP) do cartório que registrou seu protesto. Caso já tenha passado os 5 anos, essa certidão será expedida NEGATIVA e bastará apresentá-la aos órgãos para que providenciem a baixa desse registro.

O protesto continuará existindo mas após 5 anos não será dada publicidade desse registro pelos órgãos de proteação ao crédito, pelo chamado "Princípio do Esquecimento", acolhido pelo Código de Defesa do Consumidor.
  4. Alex S. P.
    02/09/2010 10:21

Entendi..... mas o problema é que continua..... o reistro do protesto data de 20/10/2004.

e continua aparecendo.
  5. Bacharelsp
    02/09/2010 11:54

Você precisará descobrir qual empresa ainda está divulgando tal registro (SERASA, SCPC, etc). Após identificá-la, solicite a certidão negativa do cartório de protesto (5 anos retroativos) e apresente junto à esse órgão para que providencie a baixa e não se esqueça de exigir o comprovante de que vc deixou a certidão negativa no órgão. Pois, se mesmo assim, o órgão ainda divulgar o registro, vc tem como comprovar a comunicação e intentar a devida ação por danos morais contra o órgão de proteção ao crédito.
  6. Alex S. P.
    03/09/2010 10:30

muito obrigado. verei isso o quanto antes.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS