Olá amigos do fórum, a minha duvida é a seguinte:

Trabalho em uma empresa a 5 anos, e sempre recebi o abono salarial do PIS. Acontece que esse ano eu e outros empregados que tem esse "direito", não recebemos. Um funcionário da caixa disse que a RAIS referente ao ano-base de 2009 não foi entregue pela empresa. Pois bem, consuntei o RH da empresa e eles me disseram que souberam "deste problema com a RAIS" através de um ex-funcionário que também não conseguiu sacar o abono. Mas que eles haviam declarado sim a RAIS e entrariam em contato com a CEF para regularizar a situação (o que já foi feito, segundo eles, na segunda quinzena de agosto). Eu e os outros funcionários teremos ainda o direito ao abono referente ao ano-base de 2009? E se sim, demora quanto tempo? Será que foi um "erro da CEF" ou da empresa? Por favor me respondam assim que lerem esta memsagem, estou endividado e preciso muito destes R$510,00. Muito obrigado.

Respostas

    N

    Noélia Sampaio 6964/PI Sexta, 03 de setembro de 2010, 0h06min

    marcioddf,
    esse problema é vivido todo ano pelos empregados. A empresa tem obrigação de apresentar a RAIS na data correta e ter o cuidado de dispor de todos as informações corretamente, pois qualquer divergência impede o empregado de receber o PIS. Como você está dizendo que a empresa regularizou a situação, provavelmente você receberá esse abono apenas ano que vem, pois por experiência, a CEF usa esse tempo para recadastramento/retificações, com isso, no nício do outro ano, antes da data do novo calendário ela começa a pagar as pendências. Aconselho você a pedir uma via da RAIS e consultar a CEF ou Ministério do TRabalho. Espero ter contribuído.

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Sexta, 03 de setembro de 2010, 0h12min

    O prazo da CEF para pagamento (prazo em que o $$$ fica disponível ao trabalhador) vai até 30.06 do ano seguinte.

    Mas se a empresa alega já ter regularizado, aguarde alguns dias.

    Boa Sorte.

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Sexta, 03 de setembro de 2010, 0h24min

    O prazo da CEF para pagamento (prazo em que o $$$ fica disponível ao trabalhador) vai até 30.06 do ano seguinte.

    Mas se a empresa alega já ter regularizado, aguarde alguns dias.

    Boa Sorte.

    N

    Noélia Sampaio 6964/PI Sexta, 03 de setembro de 2010, 0h42min

    marcioddf,
    esse problema é vivido todo ano pelos empregados. A empresa tem obrigação de apresentar a RAIS na data correta e ter o cuidado de dispor de todos as informações corretamente, pois qualquer divergência impede o empregado de receber o PIS. Como você está dizendo que a empresa regularizou a situação, provavelmente você receberá esse abono apenas ano que vem, pois por experiência, a CEF usa esse tempo para recadastramento/retificações, com isso, no nício do outro ano, antes da data do novo calendário ela começa a pagar as pendências. Aconselho você a pedir uma via da RAIS e consultar a CEF ou Ministério do TRabalho. Espero ter contribuído.

    M

    marcioddf Sexta, 03 de setembro de 2010, 18h55min

    Agradeço as respostas dos usuários, só espro não ter que esperar até o início do ano que vem.

    Muito Obrigado,

    marcioddf

    W

    Welton Regis Terça, 26 de agosto de 2014, 17h13min

    Boa tarde! GOSTARIA DE RECEBER UMA INFORMAÇÃO: Meu irmão trabalha em um condomínio com carteira assinada (é funcionário) todos os anos recebe o abono salarial (pis) este ano 2014 foi a CEF e não tinha nada na conta, não informaram a RAIS a pergunta é: ainda pode ser feita a retificação? a culpa é do condomínio ou da administradora que recebe para prestar serviço contábeis? o que se deve fazer nesse caso? ainda tem tempo para informar? se positivo, ainda recebo este ano?

    L

    Lívia Aparecida Maia Quinta, 30 de outubro de 2014, 16h33min

    Boa tarde, a empresa que eu trabalho enviou minha RAIS com atraso
    dia 08/10/2014, quando o meu PIS vai estar disponível em minha conta na cx?

    Ezio Santana Gomes

    Ezio Santana Gomes Quarta, 01 de abril de 2015, 21h28min

    o pis em 2014 foi informado em atrazo meu contador ja falou duas datas erradas em 2015 quero saber como posso me informar a data certa que será paga o pis de 2014

    I

    IARA PEDRO Bom/RJ Quinta, 22 de outubro de 2015, 9h33min

    bom dia ;a empresa em quetrabalhei enviou a minha rais em atrasso e agora 08 /09/2014 e quando meu pis vai estar desponivel ..e qando ligo pra caixa a mensagem dis que nao foi enformada minha rais e o contador dis que ja foi enviada por favor me ajudem

    Robson Taylor Jr.

    Robson Taylor Jr. Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 23h18min

    Estou com esse mesmo problemas de receber o PIS que a Raiz não enviou pra caixa

    L

    Luguevas Quinta, 18 de fevereiro de 2016, 6h07min

    Robson: é a contabilidade da empresa quem tem que enviar as informações através da RAIS. Procure saber junto à empresa empregadora.

  • -1
    Daniela Caires

    Daniela Caires Segunda, 18 de julho de 2016, 12h07min

    olha,a contabilidade,mandou minha raiz,errado,e depois consertou o erro,com isso eu ainda recebo o piz desse ano

    Karla Grasyanne B

    Karla Grasyanne B Quarta, 20 de julho de 2016, 16h04min

    Oque fazer quando nem a empresa e nem a contabilidade fizeram a RAIS? a empresa simplesmente fechou sem se quer dar baixa na carteira de trabalho e o contador diz desconhecer a empresa?
    Qual o procedimento a ser tomado

    Obrigada

    Priscilla Silva

    Priscilla Silva Segunda, 01 de agosto de 2016, 18h45min

    Olá boa noite alguém por favor tirar a dúvida ano passado trabalhei é sempre peguei meu pis normal todos os anos e esse ano não peguei por conta da rais que a empresa não mandou aí pedi pra dona da empresa onde ela me informou que fechou a empresa o que devo fazer nessa situação me ajudam

    Doralice Aparecida Magalhaes

    Doralice Aparecida Magalhaes Segunda, 21 de novembro de 2016, 19h41min

    Olá,ja sai da empresa e não recebi meu pis tem como eu receber ainda?