Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. fwf
    19/11/2010 18:19

meu irmão tem esquizofrenia paranoide f 20.8, ficou 6 anos em auxilio doença só em setembro teve 2 altas, pergunto ele tem direito a se aposentar por invalisez? afinal ele toma medicamentos fortes: risperidona, floaxetina, biperideno e carbamapezina.
  2. wanda rodrigues
    19/04/2011 12:22

meu filho esta há tres anos recebendo benefício do inss ele tem esquizofrenia paranoide.Ele tem direito de aposentar por invalidez?Como posso fazer p/ requerer a aposentadoria?
  3. lucas rj
    19/04/2011 15:27

meu, amigo ja esta de auxilio doença desde de 2077 e vai ate final de 2011 com cid10 f10 f06 e ate agora o inss fica com esse jogo de empurra, ja ate deram um tal de r2 a ele mas aposentadoria que e o bom nada ate agora, esse inss e de lascar, a hora que voce mas precisam eles te sacaneiam , mas DEUS E MAIS, e ele va conseguir, aproveitando o empasse deste forum queria saber oque e r2 no inss, obrigado.
  4. m-goes
    19/04/2011 15:53

olhem meu caso tenho cegueira legal nos 2 olhos estava em auxilio desde 2004 e na ultima pericia fui cortado. mas nao podemos acomodar com o inss e assim eles tem que lutar muito pra conseguir um direito nosso. E VIVA O LULA E DILMA O POVO ASSIM QUIS ASSIM O SEJA
  5. Aristóteles
    19/04/2011 16:13

Olá!

Para obtenção do benefício de aposentadoria por invalidez, o segurado deve estar incapacitado, total e permanentemente, para o trabalho ou suas atividades habituais.

O que sustenta o pedido de aposentadoria por invalidez não é a doença em si, mas a incapacidade que esta gera no segurado.

Deve-se ingressar com ação na Justiça Federal, e pedir a conversão do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez. Se o perito do Juízo avaliar como incapacidade total e definitiva, então será concedido o benefício de aposentadoria por invalidez.

Não esperem apenas pela decisão do INSS, "entrem" na "justiça".

E quanto ao comentário do colega, o LULA e nem a DILMA têm nada a ver com a concessão ou não do benefício, que depende exclusivamente do INSS, que tem autonomia administrativa, sem subordinação à administração direta.

Abraço!
  6. claudia videira
    26/04/2011 23:45

MInha irmã tem esquizofrenia, e nunca contribui com o INSS. Gostaria de saber se posso aposentá-la por invalidez.

Ela mora com meus pais, e se eu aposentá-la por invalidez, depois ela terá direito a pensão do meu pai ou não? Pergunto pois a pensao dele será maior do que a aposentadoria dela, e como gasta muito dinheiro com remédios e acompanhante, seria bom o maior benefício possível.
    Obrigada, claudia videira
  7. Bel RS
    26/04/2011 23:56 | editado

Olá, eu tenho um irmão de 30 anos, com microcefalia(deficiencia mental severa) até no ultimo ano tinhamos uma condição financeira boa mas agora estamos com dificuldades para manter...Ele tem algum direito alguma ajuda financeira? Obrigada Bel
  8. Aristóteles
    27/04/2011 14:41

Claudia Videira.

Sinto muito, mas, não, vc não pode aposentar sua irmã por invalidez. A aposentadoria por invalidez só é concedida a quem preenche os requisitos, dentre estes, o de carência, isto é, "pagar o INSS".

Sua irmão, na condição de incapaz, pode ter direito ao benefício do LOAS, desde que a renda do grupo familiar não ultrapasse meio salário-mínimo per capita.

Se ela ter direito ao LOAS, ou seja, se ela preencher os requisitos (incapacidade e renda mínima), pode, sim, acaso seus pais venham a falecer, substituir pelo benefício de pensão por morte, uma vez que este é mais vantajoso.

Abraço.

Bel...

Mesma situação acima, se ele não contribui para o INSS, então não pode se aposentar por invalidez, mas pode ter direito ao LOAS, desde que preenchidos os requisitos (incapacidade e renda mínima).

Abraço.
  9. claudia videira
    27/04/2011 22:24

Aristoteles, e se minha irmã começar a pagar o INSS como autonoma, depois de um tempo poderia solicitar a aposentadoria por invalidez?

E tendo aposentadoria por invalidez, depois pode trocar pela aposentadoria do meu pai?

Eu li a LOAS e ela não teria direito, pq a aposentadoria do meu pai é normal, não é mínima.
    obrigada, claudia videira
  10. Aristóteles
    28/04/2011 14:00

Olá!

Não, se vc pagar, vai apenas "jogar dinheiro fora", pq, quando sua irmã requerer o benefício de aposentadoria por invalidez, o INSS vai alegar preexistência da incapacidade, ou seja, que esta foi anterior à filiação ao RGPS, o que exclui o direito ao benefício.

Dificilmente esta situação será revertida na justiça. Como a incapacidade é anterior ao pagamento, e a previdência se baseia na ideia de que as pessoas precisam ser previdentes, não esperar ficar doente pra começar a pagar, então sua irmã, muito provavelmente, não irá ganhar, infelizmente.

E, desculpa, mas vc leu a LOAS??? Necessário comentar, então, que, no judiciário, os requisitos previstos para concessão deste benefícios são interpretados extensivamente. Vc deveria ver bem este assunto, pq o fato de o benefício do seu pai ser acima do mínimo não quer dizer que ela não tenha direito ao LOAS.

À disposição.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS