Doutores: Com esta explicito em meu perfil , exercito atividades em Tecnologia da Informacao. No momento estou desenvolvendo um projeto de Gerenciamento do Conhecimento , que possue a pretensao de tentar sistematizar TODO o conhecimento. Estao previstos cerca de 999 trilhoes de topicos menores para todo o conhecimento. Em seu conteudo esta presente um topico sobre Direito. Ocorre que embora ja tenha feito algumas tentativas de disciplinar este tema-Direito , me falta uma visao global-(mundial) do Direito. Me explicando melhor: Meu projeto parte de uma codificacao de topicos e para a area do Direito disponho de um total de 99 codigos para inclusao de todos os temas possiveis do Direito em todo o mundo. E obvio que nao tenho a intencao de cadastrar-(!) todo o Direito , em todos os paises e em todas as epocas. Necessito somente de auxilio nestes 99 codigos. Exemplo , para o Direito Brasileiro existem , entre outras as categorias demonstradas neste site. Mas sao especificas para o Direito Brasileiro. Nao servem como codigos o Direito Romano , Direito Ingles , Alemao etc. Para a nacionalidade do direito-(existe ?) , ja tenho disponiveis 999 outros codigos. Existe a possibilidade de auxilio ? Saudacoes e vida longa

Respostas

    C

    Carlos - Pr Sexta, 07 de janeiro de 2011, 18h29min

    Vc deve estar brincando né?

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Sexta, 07 de janeiro de 2011, 19h29min

    “Sistematizar TODO o conhecimento”.

    Aristóteles tentou isso na época dele.

    E também o Direito não é só as Leis, e isso porque o Direito é uma arte alográfica, que são aquelas artes que necessitam de um autor – legislador – e de um intérprete – atores do direito, que são os que criam a norma (leia-se: atribui sentido aos textos normativos (leis)).

    ?

    Desconhecido Segunda, 10 de janeiro de 2011, 15h31min

    Camarada Pedrao :
    Concordo letra a letra sobre o que v. disse.
    So que:
    a)-Aristoteles era de origem grega-(como eu) , falava e escrevia somente o koine;
    b)-Nasceu em 384ac e faleceu em 0322ac;
    c)-Apesar de ter sido o criador da Logica , nao era la muito logico;
    d)-Nao possuia a experiencia e os conhecimentos que nos , modernos , possuimos;
    e)-nao conhecia a Informatica;
    f)-nao tinha acesso a vasta bibliografia atual , muito menos conhecia a Internet;
    Voce ressaltou-(tentar) sistematizar todo o conhecimento-nao esta escrito em meu texto -colecionar todo o conhecimento. Sistematizar significa simplesmente , agrupar nao o conhecimento-(que e impossivel! ) , mas as referencias sobre conhecimentos diversos. Ou seja tentar estabelecer alguma ordem , sabendo-se que a Natureza nao conhece sistemas!.
    Por favor , esqueca momentaneamente , os autores do Direito (e seus clientes , etc. ) e concentre-se somente no que esta disponivel para consulta. E muito mais facil.

    Saudacoes

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Segunda, 10 de janeiro de 2011, 15h56min

    Direito não se confunde com a Lei. Se você quer um conjunto de Leis, como disse no início, então a única coisa que não vai conseguir fazer é sistematizar o Direito. Lógico, estou falando isso partindo do pressuposto que você quer fazer um trabalho sério.

    Um bom projeto é aquela Enciclopédia Saraiva do Direito, que você pode comprar em algum sebo e ver como é feito, ou então alterar o nome do projeto para o maior Vade Mecum eletrônico do mundo.

    ?

    Desconhecido Terça, 11 de janeiro de 2011, 10h35min

    Camarada Pedrao:
    Em nenhum momento , instante , trecho , de minha discussao , falei em Lei , nunca falei em conjunto de leis. Vou tentar explicar-lhe de forma seca e direta.
    a)-cada pais , nacao , estado , povo , possue suas proprias normas juridicas;
    b)-cada uma destas entidades , estas normas estao agrupadas , organizadas de alguma forma;
    c)-cada uma destas entidades , dentro de suas peculiaridades-geograficas , historicas , economicas , etc.-estas normas sofrem alguma interferencia.
    d)-o que estou procurando , nesta area de Direito e saber , UNICAMENTE , como em cada pais , nacao , estado , povo estas normas estao organizadas-(e nao como foram elaboradas. Isto e proprio da Historia do Direito , em cada pais).
    Voce poderia sugerir a Internet. Otimo !. Tente pesquisar Direito e verifique a quantidade de informacoes dispersas e desorganizadas. Aposto que se voce tentar localizar um topico qualquer , tera que , necessariamente navegar em n sites , rolar n telas , clicar n vezes , descartar n baboseiras , para chegar a um resultado que na maioria das vezes , uma consulta ao indice de um livro-(desde que esteja a mao) , se obtem em poucos segundos. Nao sou idiota e reconheco a importancia da Internet , mas ja estabeleci uma teoria: a Internet e extremamente valida para quem dispoe de um minimo de conhecimento. No caso contrario-quem ja dispoe de uma razoavel massa de conhecimentos , ela e irritante!.
    Creio que devem existir especialistas em Direito , capazes de atender a minha solicitacao:
    Diluir em 99 topicos , as diversas especialidades possiveis do Direito em todo o mundo.
    Certamente incluira Direito Penal , Civil , etc.. Como citei em meu comentario inicial , para a area de Direito no Brasil e muito facil fazer esta referenciacao. No entanto ela e especifica para o Brasil.
    Em tempo: esta solicitacao , sobre Direito , faz parte de um projeto maior , e nao pretende ser fonte de consulta sobre um tema qualquer. Somente tem a expectativa de analisar a Evolucao do Conhecimento Humano e hierarquiza-lo.
    Saudacoes,

    C

    Carlos - Pr Terça, 11 de janeiro de 2011, 15h15min

    Meu querido!

    Fico até comovido com sua hecúlea intenção.

    Mas sou obrigado a dizer que você necessita estudar mais sobre o que realmente deseja fazer.

    Na verdade, em todas as suas colocações, nota-se que você nao sabe o que deseja perguntar.

    Um único ramo do Direito (Civil por exemplo) tem dezenas de subdivisões e milhares de livros escritos elucidando e interpretando os temas nele consigandos. E isso só no Brasil!

    Nem a wikpedia que é editada durante anos por milhares de internautas do mundo todo nao conseguiu (nem de longe) o que está pretendendo fazer.

    Reavalie quais sao os seus reais objetivos e, se pudermos ajudar, estaremos à disposicao.

    Abraço

    ?

    Desconhecido Quarta, 12 de janeiro de 2011, 14h00min

    Carlos - Pr
    (Meu Querido ?) :
    Sinto muito , mas minha intencao nao e deixar ninguem comovido !.
    Bom , se eu nao sei o que desejo perguntar , talvez v. o faca por mim. Ou nao ?.
    Voce mesmo , sem saber , ja deu a sua contribuicao , quando citou Direito Penal. E so ?. Em nenhum momento , instante , frase , trecho , solicitei as subdivisoes do Direito Penal. Nem tampouco sugeri-os milhares de livros. Uma dica: quando for responder a uma pergunta , responda somente o que souber. Pressupor , supor , achar , pensar que sabe , acreditar que usa bem o cerebro , nao e muito inteligente. Vou tentar , novamente , (Se bem que esta explicito em meu comentario anterior) , esclarecer a pergunta:
    Pretendo somente , que alguem com conhecimento juridico suficiente , tente , resumir em ate 99 topicos , as diversas (e possiveis ) subdivisoes do Direito , vamos dizer , referentes aos mais conhecidos paises. Nao e necessario se preocupar com a base juridica , digamos , do Estado de Papua-Guine. Nao sei se voce sabe , mas eu tambem conheco a Wikipedia (e muitas outras coisas). Se ela me esclarecesse esta duvida , nao teria recorrido aos senhores.
    Relendo , meu comentario anterior , percebi que voce , como e habito de quem e precipitado , chuta o balde sem saber o que esta dentro. Se nao for pedir muito , perca algum tempo e releia meu comentario.
    Agradeco os seus adjetivos sobre minha proposta , mas nao fico nem um pouco comovido!.

    Att.

    D

    Dr.Müller - [email protected] Quarta, 12 de janeiro de 2011, 14h11min

    Olha, adimiro sua iniciativa, uma pena eu não poder ajudá-lo pois me tomaria muito tempo e não estou dispondo dele no momento, e ainda, penso que sendo o direito uma ciência não exata, você ficará um bom tempo pesquisando, levando-se em consideração as alterações diárias do direito, seja através de Leis ou costumes, penso que seria impossível chegar a um resultado final convincente. Mas, mesmo assim, desejo boa sorte em seu árduo trabalho, e se puder nos presentear com o resultado final por favor avise. Abraços. Boa Sorte!

    ?

    Desconhecido Quinta, 13 de janeiro de 2011, 12h10min

    Prezado Müller - www.gmuller.adv.br
    Finalmente encontro motivos para agradecer a alguem o eventual interesse , mesmo nao podendo me auxiliar , o que claramente , entendo.
    Sinto nao poder presente-a-lo com o resultado final , diante do tamanho do projeto em si-(afinal de contas , se o Conhecimento e incomensuravel , as referencias ao mesmo , sao do mesma proporcao). O projeto em si esta sendo desenvolvido ha cerca de 10 anos e creio ter solucionado 30%. A ideia geral do mesmo e analisar a Evolucao do Conhecimento Humano-(e me servir como base de consultas-sem querer fazer ou pretender concorrencia com Wikipedia/Google etc.). Meu Sistema , no meu modesto ponto de vista e muitissimo mais flexivel , embora extremamente mais simples e pratico.
    Talvez um dia eu o conclua.
    Saudacoes e vida longa

    ?

    Desconhecido Quarta, 26 de setembro de 2012, 10h20min

    Caro Dr. Muller:

    Ha algum tempo trocamos opinioes neste Forum, sobre projeto que venho desenvolvendo na area de "Gestao do Conhecimento". Solicito-lhe autorizacao para envio de uma Pesquisa de Opiniao Profissional, relacionada ao meu projeto,

    Saudacoes.

    C

    capadócio Suspenso Quarta, 26 de setembro de 2012, 11h59min

    wmacrian é possivel sim sistematizar todo o conhecimento e já tem uma pesoa que conheco que está a sistematizar os conhecimento que ainda vamos conhecer, através de uma máquina do tempo pro futuro é o que interessa né pra tal estudo, se voce quizer disponibilizo o email dessa pessoa.

    C

    Consultor ! Quarta, 26 de setembro de 2012, 12h07min

    ... fumou marijuana estragada !!!

    Fiquei cum dó do tadinho do filhinho da D. Féstias !!!

    ?

    Desconhecido Quinta, 27 de setembro de 2012, 18h49min

    Capadocio-?

    Primeiro:-Por acaso v. seria natural da Capadocia-(sabe onde fica?).
    Segundo:-Saber ler, penso, e o ponto de partida para saber escrever-( wmacrian-?).
    Terceiro:-Ainda bem que a sua maquina do tempo e para o futuro. Normalmente ouve-se falar de maquina do tempo para voltar ao passado e corrigir besteirinhas!.
    Quarto:-Agora, se o Conhecimento foi gerado-(passado) de que ira valer uma maquina do tempo para o futuro?.
    Quinto:-Aprenda Logica, "menino"!.
    Sexto:-cesto de lixo para sua opiniao.

    ?

    Desconhecido Quinta, 27 de setembro de 2012, 18h56min

    Consultor !-?

    Ainda bem que como "Consultor" v. possue opinioes bastante lucidas e esclarecedoras.
    Se possivel, traduza-as para a nossa linguagem corrente.
    Fica mais facil entender como v. pensa-(se e que pensa alguma coisa de util!).

    C

    capadócio Suspenso Domingo, 30 de setembro de 2012, 18h03min

    wmacriani, desculpe-me mas estava fora, no futuro e voltei agora pro passado ou é presente ou, não sei mais nada, tô com medo, essa máquina tá me deixando confuso, tchau tenho que voltar pro futuro para ver se consigo impedir algumas mortes de alguns parentes, não todos, claro.

    E

    Elisete Almeida Domingo, 30 de setembro de 2012, 19h20min

    wmacriani;

    A sua proposta, aparentemente, é intrigante. Porém, não consegui perceber aquilo que pretendes exatamente.

    Se o sr. pudesse deixar um exemplo mais explícito do que o deixado acima "Pretendo somente , que alguem com conhecimento juridico suficiente , tente , resumir em ate 99 topicos , as diversas (e possiveis ) subdivisoes do Direito , vamos dizer , referentes aos mais conhecidos paises". Este comentário me fez lembrar do meu professor de História do Direito, um dia entrou na sala de aulas, já não me lembro pq cargas d´água, disse "E pá! A história do Direito é muito extensa, não dá para falar de tudo em 8 meses, vcs vejam lá a área com a qual possuem mais afinidade e trabalhem nela".

    Só para o sr. ter uma noção, geralmente, os Códigos Civis (escolhi o código civil, pois é o que mais demora para sofrer alterações ao ponto de ser feito um novo. Para o sr. ter uma ideia, o Code Civil é de 1804), possuem 5 divisões principais, nem sempre na mesma disposição a seguir:

    - Parte Geral
    - Obrigações em Geral
    - Direitos Reais
    - Direito da Família
    - Sucessões

    Ora, cada uma destas divisões tem várias subdivisões, por exemplo, nos Direitos Reais poderás encontrar, a posse; a propriedade; as servidões; o usufruto, uso e habitação; a enfiteuse; o direito de superfície; e as servidões prediais. Dentro da propriedade poderás ter, a propriedade de imóveis, a propriedade das águas, a compropriedade e a propriedade horizontal.

    Bem, estou para aqui a escrever, como disse no início, sem saber exatamente aquilo que pretendes.

    PS: Carlúcio, sempre a nos presentear com a sua boa disposição.

    Cumprimentos

    A

    Ana Werneck Segunda, 01 de outubro de 2012, 14h19min

    ....tá td mundo doido neste mundo...

    C

    carlúcio Suspenso Terça, 02 de outubro de 2012, 11h54min

    de médico e louco todo mundo tem um pouco

    ?

    Desconhecido Sexta, 12 de outubro de 2012, 17h31min

    Prezada Srta./Sra. Elisete Almeida:

    Fiquei extremanente contente com sua resposta!.
    Primeiro, porque conclui que ainda existe vida inteligente.
    Segundo, para esclarecer melhor-nao tenho a minima,menor ou melhor, nenhuma intencao de sistematizar "todo o conhecimento".
    Terceiro: sua insercao, me esclareceu uma duvida inicial sobre o Direito Civil.
    Minha proposta se resume em "coletar" os topicos principais de cada Area de Conhecimento-(obviamente inclui-se o Direito ou Ciencias Juridicas). Detalhando melhor minha proposta, seria "sistematizar os topicos principais de cada Area de Conhecimento" e a cada um aplicar uma codificacao, mantendo cada topico, dentro de uma determinada ordem dentro de sua Area de Conhecimento.
    Quarto: Nao sou advogado, medico, nada, (quase nada). Simplesmente, extremamente dedicado a estudar e aprender o maximo possivel-(se nao for crime ou alguma contravencao ou ainda alguma neurose ou patologia) de todo o Conhecimento Humano. Modestia a parte, ate que nao sou tao incompetente neste aspecto. Sem pretender ser sarcastico ou ironico, Diogenes-(filosofo grego) sem ter frequentado qualquer Universidade ou Escola, afrontou Alexandre-(imperador macedonio), que foi educado, nada menos que por Aristoteles e outros.
    Quero dizer, simplesmente, que alguns (desculpe!) "babacas" que pagam muito para aprender em pessimamente em escolas de quinta categoria e saem exibindo Di plomas como se estes, resumissem algum Conhecimento.
    Sexto: Os 99 topicos citados em minha proposta, sao 99 topicos iniciais, que irao se desdobrando, sucessivamente-(ate certo limite), explicitando a (ou uma) hierarquia existente dentro de cada Area de Conhecimento.
    De qualquer forma, agradeco sua otima intencao e acrescento que o progresso cultural e tecnologico da Humanidade, deu-se por acrescimos de parcelas de conhecimento, formando "ciencias". E se ocorreu-(e creio que sim) foi porque "sabios" participaram de uma ou outra forma. Os arabes costumam dizer "os caes ladram, enquanto passa a caravana".
    Saudacoes,

    ?

    Desconhecido Sexta, 12 de outubro de 2012, 18h03min

    Sra. ou Srta. Ana Werneck (Acadêmica):

    Inicialmente desculpe a grosseria de minha pergunta:
    “Acadêmica” seria algo relativo a alguma Academia de Musculação?
    Espero, sinceramente, que não!.
    Se não me engano, seu sobrenome refere-se a um grande jurista brasileiro, o que aparentemente não lhe faz justiça.
    Não sei se e do seu Conhecimento, mas, a grande maioria dos grandes gênios em todo o mundo, foram inicialmente-(e muitos ate o fim da vida) qualificados de “doidos ou malucos” e quer queira ou não, são estes os grandes responsáveis pelo progresso humano. Desde o primeiro primata-(proto-antropoide) arbicola-(que vivia em arvores) que “convenceu” seus semelhantes a descerem ao solo e apanharem a comida no chão, aprendendo a andarem erectos, humanizando-se e que também foi qualificado como “doido ou maluco” ate, finalmente um “normal”-(supostamente humano) que olhou para um outro e zás! o qualificou de “doido”.

    Saudações,