o meu patrão esta obrigando os funcionarios a usarem o uniforme mais ele não fornece todo o uniforme falta o sapato e ele diz que samos nós que temos que comprar isso esta certo e se estar ele não teria que nos dar um prazo para a compra do mesmo

e outra pergunta estou gravida e o meu pé incha muito ele pode mesmo assim me obrigar a usar o sapato trabalho dando aula

Respostas

2

• 0
    H

Helengyn Terça, 11 de janeiro de 2011, 19h01min

O empregador só pode exigir o uso de uniforme se for totalmente fornecido por ele, sem ônus ao empregado!

• 0
    M

marcus Abreu Quarta, 12 de janeiro de 2011, 13h06min

A obrigatoriedade de utilização do uniforme no ambiente de trabalho, de maneira geral, é prevista no contrato de trabalho ou no estatuto da empresa. De toda forma, mesmo caso não haja tal previsão, o empregador poderá exigí-lo com base em seu poder de organização e direção. Caso o empregado descumpra tal determinação, poderá ser demitido por justa causa.

No entanto, ressalte-se que os custos para a aquisição do uniforme é do empregador e não do empregado.

Por fim, caso o uniforme a ser utilizado venha a expor a vexame o empregado, caracteriza-se abuso à violação da liberdade pessoal do empregado, cabendo pedido de rescisão de contrato de trabalho na forma indireta.

www.rcaadvocacia.adv.br

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região