Olá boa tarde Dr. á 10 meses eu perdi meu filho ele nasceu de 6 meses com uma doença chamada anencefalia, ... , bom esse foi o nosso primeiro filho chamado Pedro ficou um grande vazio e um vasto constrangimento com relação as pessoas que me viram gravida e hoje perguntam do meu filho. O fato é que tive diversos problemas pra começar não sabia que estava grávida e estava fazendo tratamento de acne com isotretinoina, logo que soube parei o uso do mesmo. Então comecei imediatamente o pré-natal, consultas e exames particulares e a alegria de receber uma criança. Mas todas as ecografias inclusive a morfologica não apontaram esse pequeno probleminha do meu filho. Então quando ele nasceu com 6 meses de gestação, eu fui atendida por um medico plantonista do sistema do sus, onde foi identificado e dado o laudo de anencefalia. A minha duvida é a seguinte: O medico em que realizei as ecografias (particular) só faz ecografias e ele não percebeu o problema do meu filho. Tenho constrangimento ate hoje quando me questinam a ausencia do meu filho. Tambem fiquei com traumas principalmente psicologicos á respeito. Posso processa-lo???????????????????????????

Respostas

    A

    Adeilson Moreira Junior Segunda, 17 de novembro de 2014, 21h33min

    Quando voce iniciou o uso de tretinoina havia expressa contraindicacao de gravidez, estampada de todo o tamanho na embalagem da medicacao.
    O acampanhamento deveria ter sido feito com um ginecologista/obstetra. A ultrassonografia é um metodo que nem sempre permite identificar essas situacoes. Infelizmente a causadora do seu constrangimento voce pode colocar na simples inobservancia da principal contraindicacao da medicacao citada.