Senhores ; tenho a seguinte situação após a abertura de um inventário, herdiero/filho falece um ano após sua esposa, a partilha sai no nome do herdeiro/filho falecido já que era vivo e habilitado no inventário ou sai no nome de seus filhos, devidamente habilitados após sua morte?

Respostas

5

• 0
    I

isadora berlim Quarta, 19 de janeiro de 2011, 12h33min

Os fihos já estão habilitados, conforme artigo 1.620CC antigo, porém o agente fiscal argumenta que como o herdeiro/filho do "de cujus', que era vivo na abertura da sucessão, e depois faleceu sendo representado pelos filhos, devidamente habilitados no inventário. a partiha deve sair no nome dele e os filhos proceder um inventário dos bens do herdeiro/filho falecido para eles.
    A minha dúvida é a partilha sai no nome do herdeiro/filho falecido no transcorrer do inventário e representado pelos filhos, conforme citação nos autos, ou faço direto no nome dos filhos representantes do herdeiro/filho falecido?
    Agradeço sua colaboração.

• 0
    E

eldo luis andrade Quinta, 20 de janeiro de 2011, 0h36min

No meu entender não se trata de representação do pai falecido pelos filhos sobreviventes na herança de seu pai/mãe falecido. Tal só ocorreria se o óbito do filho fosse anterior ao da mãe/pai, hipótese em que os netos destes representariam o pai na herança dos avós. O que eu entendo é que em sendo aberta a sucessão do pai/mãe antes da morte do filho seu espólio deve ser habiliado no inventário do falecido genitor. Sendo representado por inventariante que pode ser um dos filhos (netos) sobreviventes à falta da esposa antes falecida.
    Observe-se que não se trata de representaçãõ apesar de o efeito ser o mesmo. Fosse a esposa sobrevivente ela também participaria da partilha junto com os filhos. Enquanto se fosse representação real de filho pré-morto mesmo sobrevivendo a esposa deste ela não herdaria junto com os filhos.

• 0
    J

jhj2 Quinta, 20 de janeiro de 2011, 1h14min

Tem que fazer novo inventario para passar a parte do falecido para seus herdeiros, ou seja , apos a morte do pai , os filhos abrem outro inventario para passar os direito do falecido pai no primeiro inventario ,para seus nomes......

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região