Gostaria que alguem me explicassse por que existe na folha de pagamento o desconto de INSS Diferença de Férias. Não entendo isso, pois se somo o valor INSS normal com esse outro desconto dá o valor exato do valor bruto na folha. Por favor, se não entenderem muito bem me perguntem que talves posso explicar de outro jeito ok Abraços

Respostas

    E

    Elvinho Sábado, 29 de janeiro de 2011, 16h48min

    Vanessa, vc não mencionou porque recebe uma diferença de férias, mas não afeta o caso concreto. A contribuição previdenciária do segurado empregado incide sobre o salário de contribuição. (Art. 20 - Lei 8.212/91). O art. 28 da mesma Lei define o que salário-de-contribuição. O art. 214, parágrafo 4o. do Regulamento da Previdência Social (Decreto 3048/99) diz claramente que as férias integram o salário-de-contribuição. Portanto, o valor que você recebe de férias, bem como diferença de férias integram a base de cálculo do INSS. Assim sendo, se no seu contra-cheque (holerite) há apenas parcelas que incidem INSS, quando vc somar todos os descontos de INSS, o valor resultante será aquele que recairia sobre todas as parcelas. Apenas para fins de contabilidade, o desconto do INSS férias e INSS normal devem ser registrados em separado para fins de cumprimento de obrigação acessória tributária. Se não fui claro, pode perguntar. Boa sorte.