Gostaria que alguem me explicassse por que existe na folha de pagamento o desconto de INSS Diferença de Férias. Não entendo isso, pois se somo o valor INSS normal com esse outro desconto dá o valor exato do valor bruto na folha. Por favor, se não entenderem muito bem me perguntem que talves posso explicar de outro jeito ok Abraços

Respostas

1

  • 0
    E

    Elvinho Sábado, 29 de janeiro de 2011, 16h48min

    Vanessa, vc não mencionou porque recebe uma diferença de férias, mas não afeta o caso concreto. A contribuição previdenciária do segurado empregado incide sobre o salário de contribuição. (Art. 20 - Lei 8.212/91). O art. 28 da mesma Lei define o que salário-de-contribuição. O art. 214, parágrafo 4o. do Regulamento da Previdência Social (Decreto 3048/99) diz claramente que as férias integram o salário-de-contribuição. Portanto, o valor que você recebe de férias, bem como diferença de férias integram a base de cálculo do INSS. Assim sendo, se no seu contra-cheque (holerite) há apenas parcelas que incidem INSS, quando vc somar todos os descontos de INSS, o valor resultante será aquele que recairia sobre todas as parcelas. Apenas para fins de contabilidade, o desconto do INSS férias e INSS normal devem ser registrados em separado para fins de cumprimento de obrigação acessória tributária. Se não fui claro, pode perguntar. Boa sorte.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.