Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Karla Cristina
    09/01/2007 19:43

Gostaria de saber se há outra maneira de deixar de ser fiador do contrato FIES além da própria satisfação da obrigação.
    Desde já agradeço.

2. JPTN
    14/01/2007 17:01

Querida Karla, tem sim é a chamada ação de exoneração de fiança.

3. Paulo_1
    19/08/2008 23:01

mas exoneraçao de fiança com base em que?
  4. karitas
    27/01/2009 00:13

Gostaria de saber se ha possibilidades de abrir uma açao de danos morais contra o beneficiario do fies uma vez que ele nao foi cumpridor com suas obrigacoes contratuais e com fiador teve seu nome negativado e passado por constrangimentos e como se entra com acao de exoneracao da fianca depois q o beneficiario ja se formou.
  5. Geraldo da Silva
    27/01/2009 00:31

Karitas, quando alguém se propõe a ser fiador , em outras palavras diz: Se ele não pagar, eu pago!! A exoneração de fiança pode ocorrer com o término do contrato, ou seja, pagamento integral da obrigação ou com a apresentação de um outro fiador..E já que o devedor principal não está pagando, convenhamos, é meio dificil encontrar outra pessoa disposta a entrar nesta barca, né?

Smj, não há possibilidade de ajuizar ação indenizatória por danos morais por falta d pagamento, já que o fiador é tão responsável pela dívida quanto o devedor principal.

Há um constrangimento do fiador que teve seu nome negativado. Mas não é um fato ilegal. Na verdade, o fiador é tão devedor da dívida quanto o outro que foi afiançado. O credor pode escolher em cobrar de qualquer um, ou de todos, ao mesmo tempo.

Então, o fato de o nome do fiador estar negativado, no momento, é um problema menor. Pois, certamente, o credor irá executar a dívida, e, na falta de pagamento imediato, penhorar bens de devedores e/ou fiadores.

Assim, além de uma dívida para pagar, devedores e fiadores ainda terão que arcar com honorários advocatícios para se defenderem no processo de execução..E numa hipótese ainda pior: os honorários do advogado do credor..

No caso do Fies especificamente, se o devedor ou os fiadores fizeram os embargos à ação monitória é possível ajuizar ação cautelar inominada, pedido a retirada dos nomes das relações públicas de maus pagadores até que a demanda principal seja resolvida.

smj.

Em todo caso, boa sorte para todos, devedores e fiadores.

Geraldo Silva, advogado, geraldosilvadf@gmail.com
  6. Margareth
    11/05/2009 22:09

Como posso pedir exoneração de fiança do FIES? No momento sou fiadora, e estou precisando fazer o crédito estudantil para meu filho, mas preciso sair deste primeiro. O beneficiário atual não tem interesse, e nem se manifesta em liberar o meu nome. Por favor, existe alguma clausula, pelo fato de eu precisar ser fiadora do meu filho que possa me ajudar? Grata, Margareth
  7. shirley_1
    17/05/2009 21:51

O locatário do imóvel faleceu, como fazer para eu deixar de ser fiador uma vez que filhos e esposa tem condições de arcar com o aluguel e não o fazem? Considero fiador do locatário e não dos dependentes. É possível?
  8. eliel matos
    07/01/2011 14:57

Ola!!!
    Sou fiador de um amigo (FIES) e me casarei em junho deste ano de 2011. Minha noiva ja adiantou-me que não assinará avalisando o financiamento. Minha dúvida é: À partir do casamento no civil, é necessário o aval da esposa para que eu siga sendo o fiador?

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS