Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Lusoe
    05/02/2011 09:35

Trabalho sete horas diárias há mais de 10 anos em uma empresa e nunca tive pausa para descanso. Agora a empresa quer aumentar em uma hora , ou seja, quer que eu entre uma hora antes no trabalho ou saiua uma hora após para poder dar a hora de intervalo(o que vai gerar desconforto com relação à minha vida que já está estruturada com este horário corrido). Isto é certo? E o tempo todo que trabalhei sem ter horário de descanso?
  2. Julio R. Santos
    05/02/2011 10:25

Lusoe

qualquer trabalho que exceda a 6:00hs, é obrigatório um intervalo de no mínimo 1:00hs para descanso ou alimentação. esse horário de descanso não serão computados na duração do trabalho, isso de acordo com a clt Art. 71.
    portanto, a sra. tem o direito de se achar necessário entrar com uma ação contra a empresa.
  3. Lusoe
    05/02/2011 10:28

Sr Julio, e a empresa pode exigir agora aumentar minha carga horária em uma hora sem aumento de salário para poder incluir esta hora faltante? Se aumentarem agora, posteriormente quando eu sair da empresa poderei recorrer deste tempo todo que trabalhei sem ter a pausa?
  4. Julio R. Santos
    05/02/2011 10:45

Lusoe

não, ainda no art. 71 § 4º. esta discriminado claramente "Quando o intervalo para repouso e alimentação, previsto neste artigo, não for concedido pelo empregador, este ficará obrigado a remunerar o período correspondente com um acréscimo de no mínimo cinquenta por cento sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho"

ou seja, caso haja seu desligamento da empresa, a mesma terá que lhe ressarcir todas essas horas de pausa não cumprida com um acréscimo de no mínimo 50% da hora normal.
    fica tranquila!
  5. Julio R. Santos
    05/02/2011 10:48

Lusoe

só lembrando que estas informações sao só uma base,
    é necessario que a senhora procure pessoalmente um adv. trabalhista, e ele ira analisar seu contrato, e ver como esta descriminado sua jornada de trabalho.
  6. Lusoe
    05/02/2011 11:00

Sr Julio, como estão me exigindo agora que aumente em uma hora, que eu entre 1 hora antes no trabalho para ter um intervalo de uma hora sem aumento de salário, se daqui dois anos eu for desligada, poderei requerer em juízo todfos estes anos que trabalhei sem folga?
  7. Julio R. Santos
    05/02/2011 11:11

Lusoe,

aparentemente, eles estão exigindo um aumento na jornada de trabalho para 8:00hs, para lhe conceder 1:00hs de almoço, mas a senhora já tinha direito a essa 1:00 de almoço durante todos esses 10 anos que trabalhou com a carga horária de 7:00hs.
    portanto a senhora pode recorrer sim a todo esse período trabalhado sem horário de almoço.
  8. Lusoe
    05/02/2011 12:06

Sr. Júlio, muito obrigada pelos seus esclarecimentos. Vou cumprir o que estão me exigindo por medo de ser mandada embora. Vou entrar uma hora antes e fazer o horário de descanso. Posteriormente, caso não sejam corretos comigo quando me demitirem, tenho como recorrer.
    Obrigada.
  9. Lusoe
    05/02/2011 16:16

Tem um dado que esqueci de mencionar. Eu trabalho direto com digitação (mecanografia) e li alguma coisa que a cada 50 minutos de trabalho, tenho direito a 10 minutos de pausa sem prejuizo em minha remunieração. Então, se trabalho 7 horas corridas na função de digitador, tenho direito a estas pausas sem ter que aumentar minha carga horária para descanso sem remuneração?
  10. Julio R. Santos
    07/02/2011 11:13

oi lusoe,

desculpe a demora para responder,
    na realidade não são 50 minutos,
    e sim, a cada 90 minutos a sra. têm direito a uma pausa de 10 minutos sem prejuízo no salário.
    Isso pode também ser levado em consideração, em caso de uma possível ação trabalhista futura.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS