Entrei com pedido de aposentadoria por tempo de contribuição em nobembro de 2010. Até hoje o inss não se manifestou, deferindo ou não meu pedido. O inss não possue prazo para se manifestar? Quanto tempo devo esperar? Caso demore muito, qual caminho seguir? A justiça aceita ação judicial sem a minfestação do Inss? Att. Elisa.

Respostas

    L

    Ln Andrade Quinta, 10 de fevereiro de 2011, 13h11min

    Olha Cobucci, trabalho com processos administrativos do INSS, vá ao posto do INSS, e peça o andamento, de posse deste protocolo, vai saber se foi indeferido ou não, infelismente administrativamente, demora um pouco, mas..se toda a documentação estiver em ordem é rápido, se for indeferido voce pode entar com recurso na junta, e se a junta indeferir, entre com outro recurso na camara de julgamento, só após estes tramites não tiver sucesso, ai terá que procurar um advogado previdênciário, aconselho ir no INSS, para ver se realmente seu tempo de serviço, esta dentro da legislação para aposentadoria. se tudo estiver ok. Demora mas receberá desde o dia que deu entrada.
    PS. não sou advogada, sou contadora e estudante de direito,
    trabalho com processos administrativos, em conjunto com advogados.

    A

    antonio cezar pereira de andrade Sexta, 11 de fevereiro de 2011, 14h21min

    Cobucci, o INSS tem 30 dias prorrogáveis por mais 30 dias, com justo motivo, contudo as vezes pode demorar mais um pouco, fique atento e procure a agencia do INSS e cobre explicações, isso poderá ajudar e mais concordo plenamente com Ln Andrade, siga os tramites administrativos até o fim desde é claro, que sua documentação lhe seja favorável OK?
    As vezes as pessoas tem feito recursos as juntas/CRPS, sem conhecimento de causa e sem buscar novas provas e ai o recurso torna-se ineficiente.
    Exemplo: O INSS nega o pedido de aposentadoria especial alegando que o segurado USOU EPI. No recurso a junta, o segurado tem que provar que na verdade não usou os EPI´s adequadamente, que não foram substituidos em época propria etc. ou seja o segurado deverá fornecer novos dados para que junta possa se posicionar.

    ?

    Cobucci Terça, 22 de fevereiro de 2011, 9h47min

    Amigos. Minha situação é inusitada. Seguindo os conselhos de vocês dois, estive no inss. Como o processo de aposentadoria estava demorando muito, entrei com pedido de auxilio doença em 20/12/2010, pois sou motorista e estou com quadro grave de depressão F32-2 e F41-1, além do agravamento de uma hérnia ignal. Resultado: Concederam meu auxílio doença até 28/02/2011, mas até hoje não me pagaram. Tentei marcar nova perícia a partir do dia 14/02/, pois continuo sem condições de trabalhar e sem dinheiro, mas o inss não permitiu que outra perícia fosse agendada. Alegaram que estão analisando o processo, para decidirem se me concedem a aposentadoria ou se liberam meu auxílio doença. Enquanto isto continuo doente e com uma cirurgia de hérnia ignal marcada e sem receber nada do inss. Estou vivendo de favores dos familiares e com dois pedidos de benefício no inss e sem resposta. Podem por gentileza me orientarem mais uma vez? Que fazer nesta situação? Estou desamparado pela previdência no momento mais delicado de minha vida. Att. Elisa.

    ?

    Cobucci Sábado, 02 de abril de 2011, 11h41min

    Agradeço a todos e gostaria de dizer que estou feliz, pois depois de quase 5 meses recebí a resposta positiva do inss, concedendo minha aposentadoria.