Olá,sou estudante d Direito e é a segunda vez q participo desta seção.Na minha última aula d Teoria Geral do Direito Civil,o professor explicou sobre a existência ou não d Direito Subjetivo em contraposição ao Direito Objetivo,mas eu confesso q ficou uma enorme confusão na minha cabeça.Na verdade,eu gostaria d receber umas explicações claras a respeito das teorias q explicam a existência ou não d Direito Subjetivo.Mas q sejam explicações claras,por favor.Grata,Joana D'arck.

Respostas

4

  • 0
    C

    C. A. Monteiro Sábado, 18 de setembro de 2004, 3h01min

    Cara Joana D'arck, peço desculpas, mas se você colocar o tema no Forum de História do Direito terá mais respostas.
    Como resposta ao tema Direito Subjetivo ( Facultas Agendi ) concedida ao cidadão de usar as normas legais, invocando quando Necessário. Direito Objetivo ( Norma Agendi )o poder das Leis protegendo a convivencia Socîal.
    Joana D'arck, gostaria de encontra-la em alguns destes Foruns de Teoria do Direito, Historia do Direito e Direito Constitucional talvez Direito Penal, encontrei você em outros temas Jurídicos por ser Internauta.
    Atenciosamente

  • 0
    W

    Wagner Santos de Araujo Sábado, 18 de setembro de 2004, 11h33min

    Joana, uma coisa é certa: esse tipo de classificação só serve mesmo para dificultar a vida do aluno. Na prática, esses conhecimentos teóricos são melhor absorvidos aos poucos.

    O direito objetivo é a norma, a lei em sentido amplo (lato sensu). Só um adendo: quando se diz em sentido amplo, queremos dizer que não é só a Lei, mas outras normas, como decreto, Medida provisória, etc.

    Então, por exemplo, o artigo 71 da CLT diz:

    Art. 71. Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de seis horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de uma hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de duas horas.