Olá pessoal! Estou fazendo o meu projeto da monografia, mas estou encontrando dificuldade em como inserir na bibliografia o material retirado da internet de acordo com as regras da ABNT. Alguém poderia me mandar a forma correta de fazer isso. Desde já agradeço.

Lutério da silva Martins.

Respostas

    W

    Wagner Santos de Araujo Quinta, 07 de abril de 2005, 10h21min

    Peça orientação da tua Universidade, porque esses xaropes podem implicar com teu trabalho depois de pronto e cada uma tem manias diferentes.

    S

    Sabrinna Sexta, 13 de março de 2009, 16h24min

    Olá,

    Estou fazendo um trabalho e preciso colocar as referências bibliográficas de acordo com as normas da ABNT (Inclusive materiais retirados da internet)!

    Grata.

    S

    Silvia Biondo Queiroz Sábado, 14 de março de 2009, 20h34min

    Olá Sabrinna,

    Esta semana tive o mesmo problema e consegui resolver através desse site que estou encaminhando. É da Universidade Federal de Santa Catarina, foi meu professor de Metodologia que me passou.
    Boa sorte!

    www.rexlab.ufsc.br8080-more-index.jsp

    A

    Aneliese Quarta, 29 de abril de 2009, 3h22min

    Consegui resolver o meu problema atraves desse site...

    M

    Marcos Auelio Segunda, 11 de maio de 2009, 20h20min

    A melhor sugestão é procurar o bibliotecário para que o mesmo possa orientá-lo.
    Mas de qualquer forma as regras pela ABNT 6023:
    item:

    7.2 Monografia no todo em meio eletrônico
    Inclui os mesmos tipos indicados em 7.1, em meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.).
    7.2.1 As referências devem obedecer aos padrões indicados para os documentos monográficos no todo, acrescidas das
    informações relativas à descrição física do meio eletrônico.
    Exemplo: KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e
    dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São
    Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.
    7.2.2 Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico,
    apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da
    expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.
    NOTA – Não se recomenda referenciar material eletrônico de curta duração nas redes.
    Exemplo: ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível
    em: http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/<brnavionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30.
    7.3 Parte de monografia
    Inclui capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra, com autor(es) e/ou título próprios.
    7.3.1 Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, seguidos da expressão “In:”, e da referência completa da
    monografia no todo. No final da referência, deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte
    referenciada.
    Exemplos: ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI,
    G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo:
    Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
    SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In: .
    História do Amapá, 1o grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. cap. 3.
    7.3.2 Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
    Exemplos: ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI,
    G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época
    contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
    SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In:
    .
    História do Amapá, 1o grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. cap. 3, p.
    15-24.
    7.4 Parte de monografia em meio eletrônico
    As referências devem obedecer aos padrões indicados para partes de monografias, de acordo com 7.3, acrescidas das
    informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.). Quando se tratar de obras
    consultadas online, proceder-se-á conforme 7.2.2.
    Exemplos: MORFOLOGIA dos artrópodes. In: ENCICLOPÉDIA multimídia dos
    seres vivos. [S.l.]: Planeta DeAgostini, c1998. CD-ROM 9.
    POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam
    Informática, 1998. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlDLPO.
    Acesso em: 8 mar. 1999.
    SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e
    organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: _____.
    Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em:
    http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm. Acesso em: 8 mar.

    fonte: ABNT 6023

    Lembrando ainda que o termo utilizado é Referência, ou Referência bibliografica, isto é: relação de obras citadas pelo autor.
    Bibliografia é: a relaçao completa das obras sobre um determinado assunto para elaboração de trabalho e recomendadas pelo autor. Trata-se de um levantamento exautivo e não seletivo.
    E lembre-se consulte sempre o bibliotécário, ele não é apenas um guardador de livros!
    Boa sorte na sua monografia!

    J

    José Terça, 27 de setembro de 2016, 17h31min

    Olá Amigo, as normas ABNT variam bastante nessa questão. Fique atento às datas. Aqui você encontra dicas, mas não sei até que ponto estão atualizadas ABNT: http://www.normaseregras.com/normas-abnt/

    J

    José Terça, 27 de setembro de 2016, 17h32min

    Olá Amigo, as normas ABNT variam bastante nessa questão. Fique atento às datas. Aqui você encontra dicas, mas não sei até que ponto estão atualizadas ABNT:
    http://www.normaseregras.com/normas-abnt/