Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. CLucia
    31/03/2011 18:15

    Em 2008 dei entrada na minha aposentadoria por tempo de serviço. Foi indeferida, entretanto o INSS não realizou a diligencia na empresa trabalhada para confirmar o tempo trabalhado. Com isso os analistas do INSS querem conceder somente a proporcional. O que não é justo, eu trabalhei. Posso me aposentar proporcional e posteriormente contratar um advogado para requerer a aposentadoria por tempo de serviço e consequentemente receber o retroativo?
    Obrigada pelos comentários.
  2. Bruno Rocha Martins - Juiz de Fora
    31/03/2011 18:28

    Perfeitamente. É aconselhavel que se faça isso. O recebimento do benefício não o impede de postular ação judicial e nem mesmo recurso no própio INSS, podendo recorrer perante as Juntas e Câmaras de Recurso da Previdência Social.
  3. CLucia
    01/04/2011 11:32

    Obrigada pelos comentários, Bruno. O que mais triste é saber que muita gente que nunca trabalhou se aposenta.
  4. Mateus Rodrigues
    01/04/2011 11:38

    CLucia,

    indicaria você pegar a proporcional agora somente se tiver certeza que ganhará a ação(o que quase nunca é certo). Fazemos muito isso no escritório com ações que temos como certa a aprovação de acordo com recentes julgamentos e com as devidas provas. Você aceitando hoje a aposentadoria proporcional, recebendo o 1º salário de benefício ou dando entrada no PIS/FGTS, confirmará a aposentadoria e depois não poderá desistir de tal benefício.
  5. Bruno Rocha Martins - Juiz de Fora
    01/04/2011 13:11

    CLucia,

    O colega acima está com razão, porém é necessário analisar caso a caso. Pode ser que seu caso seja mais vantagem se aposentar ou pode ser mais vantagem esperar.
  6. CLucia
    12/09/2011 19:08

    Acabei de receber meu benefício sobre a questão acima... entretanto não pagaram a multa sobre o retroativo somente a correção monetária. A incidência do Imposto de Renda também foi um absurdo (25%). Quê roubo! CLúcia.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS