Ola caros colegas Boa Noite trabalho em um escritorio de contabilidade sou recepcionista, la não tem convenio dependo SUS, escorreguei na escada e deu uma contusão no joelho, fui ao pronto socorro e o medico me deu 5 dias CONTUSÃO, mas fui informada que esses 5 dias serão descontados nas minhas ferias, isso pode???? qual a lei que descreve isso, que mundo vivemos que a pessoa fica doente o medico lhe afasta e esses dias são descontados nos meu dias de descasso?????E não esta no contrato em que eu assinei Por favor alguem sabe me responder e me dizer qual é a lei ou codigo para que eu possa entender. Grata

Respostas

    A

    Amauri_Alves 305937/SP Sexta, 01 de abril de 2011, 1h51min

    As faltas injustificadas não são descontadas nas férias, o que ocorre é uma redução de dias a gozar.

    (CLT)Art. 130. Após cada período de doze meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias,
    na seguinte proporção:
    I – trinta dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de cinco vezes;
    II – vinte e quatro dias corridos, quando houver tido de seis a quatorze faltas;
    III – dezoito dias corridos, quando houver tido de quinze a vinte e três faltas;
    IV – doze dias corridos, quando houver tido de vinte e quatro a trinta e duas faltas.
    § 1o É vedado descontar, do período de férias, as faltas do empregado ao serviço.
    § 2o O período das férias será computado, para todos os efeitos, como tempo de serviço.

    No entanto, não há que se falar em desconto de faltas justificadas. Você entregou o atestado médico para a empresa? Tem recibo?

    J

    Janaina Frizzatti Sexta, 01 de abril de 2011, 20h30min

    Boa noite Amauri obrigado por responder

    Redução de dias a gozar mas só se for sem atestado correto ou não?????
    Sim entreguei o atestado mas recibo que recibo? Passei em consulta pelo SUS pronto socorro do povão, entreguei o atestado com a receita xerocada e fiquei com uma cópia do atestado,mas fui informada que sera descontado esses 5 dias nas minhas féria é por isso que eu gostaria que vc me passase onde descreve as leis que fala sobre isso pra que eu possa mostrar a moça do D.P quando chegar minhas férias e com que fundamento éla fas isso com todos la no escritorio sabendo que vai ter consequencias depois não entendo.....Grata Janaina

    A

    Amauri_Alves 305937/SP Sábado, 02 de abril de 2011, 0h46min

    Conforme expus, faltas justificadas não ensejam em redução nas férias. Apenas as injustificadas (art.135 da CLT).

    Quanto ao recibo, me referia se você pegou um recibo de que entregou os atestados para a empresa.

    J

    Janaina Frizzatti Quinta, 21 de abril de 2011, 8h54min

    Haaaa ta e vc acha que eles vão me dar algum recibo se ja estão errando ja maissss
    Mas valeu muito obrigada vou entrar e ver o codigo.

    A

    Amauri_Alves 305937/SP Segunda, 25 de abril de 2011, 2h24min

    Janaina,

    Se eles vão dar ou não, isso eu não sei.

    Estou falando o que é o correto. Se você sabe que uma empresa é "errada" e não fornece o recibo da entrega dos atestados, deveria ter se calcado de alguma forma, por exemplo: testemunha.

    C

    Camila Linhares Soares Quinta, 27 de março de 2014, 8h51min

    quero saber si atestado e descontado nos seus dias de ferias

    S

    SkyEverest Quinta, 27 de março de 2014, 11h30min

    Camila, vc leu os posts acima???? Então vc já tem sua resposta.

    Leila Queiroz

    Leila Queiroz Segunda, 27 de outubro de 2014, 13h19min

    Pessoal, no meu caso eles estao descontando das minhas ferias os dias que meus filhos ficaram atestados...eles são menores incapazes e nao tenho com quem deixar... levei todos atestados e mesmo assim descontaram valores de ferias na minha rescisão.

    M

    maria correa Segunda, 30 de março de 2015, 16h20min

    Oi, gostaria de saber assim, as faltas injustificada mas que descontadas na folha isso essede mas minhas ferias? Será reduzido os dias ? Desde ja obrigada.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 30 de março de 2015, 18h51min

    Vejam o art 130 da CLT. Não descontam as folgas nas férias, quando se acumulam mais de 5 ausências injustificadas o trabalhador começa a perder dias de férias pois as faltas compromete a aquisição do direito às férias.

    D

    [email protected] Quarta, 01 de abril de 2015, 17h42min

    Mais de 20 dias de atestado médico pode ser descontado nas férias?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 01 de abril de 2015, 18h50min

    Dias abonados com atestados médicos em nada alteram as férias, afinal, foram ausências justificadas!!!

    Silva Silva

    Silva Silva Sexta, 29 de maio de 2015, 17h07min

    oi boa atrde sou operador 1 e tenho ferias vencidas mas meus atestados somam 12 total todos justificado pelo plano de saude e o lider assinol todos isso reduz minhas ferias ou nao sem falar que ja tirei 10 dias de coletiva o ano passado

    R

    Rafael F Solano Sexta, 29 de maio de 2015, 19h47min

    Ausências justificadas com atestado médico recomendando afastamento em nada alteram o direito às férias.

    C

    carla Sexta, 10 de julho de 2015, 23h21min

    Eu trabalho em ksa de familia , e um dia desses indo pra ksa sofri uma torção no pé fui ao medico ele me deu atestado de 7 dias em ksa e meus patroes descontou em valores isso pode ?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 11 de julho de 2015, 22h46min

    Sem dúvida que não pode Carla.

    Procure a Delegaria Regional do Trabalho

    Cristina Oliveira

    Cristina Oliveira Terça, 11 de agosto de 2015, 16h01min

    passei meus atestado de 14 dias pro rh de onde eu trabalho assinei minhas ferias e foram descontados 6 dias esta correto!

    R

    Rafael F Solano Sábado, 22 de agosto de 2015, 23h22min

    Cristina, vc já verifcou quantas ausências injustificadas vc teve durante seu periodo aquisitivo de férias???