Multa por dirigir falando ao celular

Priscila Barcelos perguntou Sexta, 07 de julho de 2006, 10h30min

O policial de trânsito é obrigado a parar o motorista para autuá-lo em caso de infração por dirigir falando ao celular? Fui multada em 13/06/06 e até agora não chegou nada. Só tomei conhecimento da multa porque verifiquei no site do Detran. O que devo fazer? Aguardar o auto chegar em casa? Grata

Respostas

64

• João Osvaldo

João Osvaldo

Olha, Priscila trabalho nesta área - Trânsito - há mais de 15 anos. O teu caso é bastante comum nas grandes cidades, ocorre que dirigir falando ao celular é uma infração de natureza média, 252*VI do CTB, portanto o Agente deveria sim, abordar o condutor para então aplicar a multa de advertência facultada pelo art. 267 do CTB. Primeiro você elabora a Defesa Prévia - mas só questiona a consistência do Auto de Infração, não entra no mérito da infração, só na esfera recursal. Se tiveres alguma dificuldade na confecção da defesa, passa e-mail que te auxilio com toda a boa vontade. Será um prazer ajudar pessoas a não pagarem multas, pois as fábricas de multas no Brasil estão sempre com as chaminés a todo o vapor. Um abraço, e até quando quiseres.

• Priscila Barcelos

Priscila Barcelos

Caro colega, João Osvaldo.
    Obrigada pela resposta. Ficaria imensamente grata pela sua ajuda.
    Mesmo ainda não tendo recebido a multa em casa devo já apresentar a defesa prévia?
    Devo questionar exatamente o que?
    Grata.

• João osvaldo

João osvaldo

Colega, te respondi pela 2ª vez - via- e-mail daqui do Jus, mas acho que não deu certo porque a resposta não consta na relação acima, por isso, te você tiver e-mail próprio será melhor. Tinha feito uma pré-defesa para ti.

• João Osvaldo

João Osvaldo

Olha, Priscila trabalho nesta área - Trânsito - mais de 15 anos. O teu caso é bastante comum nas grandes cidades. Ocorre que dirigir falando ao celular é uma infração de natureza média, 252*VI do CTB, portanto o Agente deveria sim abordar o condutor, para só então aplicar a multa de advertência facultada pelo art. 267 do CTB. Primeiro você elabora a Defesa Prévia - mas só questiona a consistência do Auto de Infração, não entra no mérito da infração, isso só na esfera recursal. [...] Será um prazer ajudar pessoas a não pagarem multas, pois as fábricas de multas no Brasil estão sempre com as chaminés a todo o vapor. Um abraço, e até quando quiseres.

• Henrique Ramos

Henrique Ramos

Cara Priscila,

Estou na mesma situação - multa por dirigir falando ao celular. Você pode me ajudar? Vi a resposta do João Oswaldo e achei bem segura. Você pode me enviar a sua defesa e o email dele. agradeço antecipadamente.
    Abraço.
    Henrique.
    E.T.: Cara amiga é urgente. Obrigado. Defesa até dia 21/09/2006

• Paula Laranjeira dos Santos

Paula Laranjeira dos Santos

Olá, recebi uma multa por falar no celular, mas como no caso citado acima o agente não me abordou. Queria entrar com o recurso mas estou meio perdida em relação ao que fazer. Alguém poderia me ajudar?
    Agradeço antecipadamente.

• ALEXANDRE GOTZ DAS NEVES

ALEXANDRE GOTZ DAS NEVES

Prezado João Osvaldo: Gostaria de entrar em contato contigo para trocar umas idéias. Sou Advogado, com cerca de vinte anos de atuação na área do Direito, mas não atuo nesse ramo. Abraços. Meu email: alexandregotzneves@riogrande-rs.com.br

• katia pinto

katia pinto

Prezado João Oswaldo

Estou na mesma situação da Priscila, fui multada por uso de celular, às 19:00, isto é a noite quando é quase impossivel ter um guarda de plantao .
    Alem disso, nao tenho habito de atender celular na direção.
    Como nao fui abordada pelo policial, gostaria de saber se existe algum argumento juridico para o caso. Agradeço imensamente.
    Katia , e'mail kdiniz@globo.com
    Abraço

• Michel_1

Michel_1

Caro João Oswaldo

Para variar um pouco tb foi multado por dirigir falando no celular, por isso precisaria de um modelo de para o recurso administrativo.
    Obrigado

Michel