Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Elaine
    27/03/2001 20:21

O que fazer quando o Oficial de Justiça constata que não bens executado que seja passível de penhora? As coisas ficam por isso mesmo? Qual seria a forma de penalizar este devedor? Poderia ser formulado o pedido de insolvência? Como isso pode ser feito?

Atenciosamente,
    Elaine

2. José Carlos Novais Junior
    03/04/2001 17:34

Quando o oficial de justiça não encontra bens passíveis de penhora, várias hipóteses se afiguram:

a) os bens existem, e estão sendo dolosamente ocultados pelo devedor;

b)o devedor é pessoa jurídica, e mesmo que não tenha bens pode ter faturamento;

c)o devedor sequer foi encontrado.

Cada uma dessas situações vai ensejar um enfrentamento diferente.

No caso de o devedor possuir bens, mas procurar escondê-los, o primeiro passo é a pesquisa. Pesquisar junto aos cartórios de registro de imóveis da cidade (ou da região) se há ou houve algum imóvel registrado em nome do executado. Além disso, pode-se pesquisar nos cartórios de registro de documentos se não há notícia de algum contrato de compromisso de compra e venda, ou alguma escritura de compra e venda. Pesquisar, ainda, junto ao Detran se o devedor possui automóveis, quando alienou os que eventualmente possuísse. Ainda, mediante requisição judicial, pesquisar junto a instituições bancárias para ver se possui conta de qualquer tipo; ou, também via judiciáio, verificar se possui ações, debêntures etc em seu nome. Se possuir algum bem, ou se tiver alienado em fraude à execução, o procedimento será, ou a penhora, ou a petição de declaração judicial (incidental na execução, nos mesmos autos) de ineficácia da alienação, por fraude à execução, sem prejuízo de eventual processo criminal.

Se o devedor for pessoa jurídica, pode ser requerida, ainda que não tenha bens passíveis de penhora, a penhora de seu faturamento. Tem sido deferida, desde que não ultrapasse o limite de 30% do faturamento, e que haja a nomeação de uma administrador.

Não sendo encontrado o devedor, mas possuindo bens, pode ser realizado o arresto dos mesmos, convertido, após, em penhora.

Agora, no caso de o devedor não ser encontrado, e, sendo encontrado, não tiver bens, não resta muito o que fazer, a não ser pedir o arquivamento do feito. Em tese, é possível a declaração de insolvência ou falência, mas há que se observar a conveniência de tais medidas. Nas modalidades de execução coletiva, o crédito de quem a requer pode ser quirografário, e ficar em último lugar na ordem do quadro geral de credores (lembrando que, geralmente, os débitos trabalhistas, fiscais e previdenciários são superiores ao montante apurado, além de preferenciais). No mais, na insolvência, não sendo pagos os créditos, há a extinção dos mesmos, após o prazo de cinco anos. O que não ocorre na execução frustrada, que, uma vez citado o devedor, tem seu prazo prescricional interrompido. Resultado, o tiro pode sair pela culatra. Processo não é só técnica, é tática e estratégia, como uma guerra. A melhor medida para um caso pode ser totalmente inadequada para outro.

Bem, espero ter respondido, ou ao menos, ajudado a esclarecer a sua dúvida. Qualquer coisa, estou às ordens no meu e-mail.

José Carlos

3. Leonardo
    14/04/2001 15:43

Desmerece reparos a manifestação do Ilustre colega José Carlos.

De outro parte, se a colega que formulou a pergunta pudesse informar quais foram os bens reputados insuscetíveis de penhora, talvez pudesse, se for o caso, ajudá-la.

4. Jose Osvaldo
    13/05/2001 10:03

Alem das respostas anteriores outra providencia que poderia ser tomada seria requerer, perante o juizo da execucao, a expedicao de oficio para a receita federal para que aquela instituicao apresente, em juizo, copia das ultimas declaracoes de renda do(s) devedor(es). Em caso de pessoa juridica ainda poderiam ser penhoradas suas quotas sociais e ate mesmo sua logomarca, alem de bens particulares dos socios (teorida da despersonalizacao da pessoa juridica). Ha de se pesquisar ainda se o conjuge do devedor (pessoa fisica) possui bens, eis que em face do regime de casamento poderao ser penhorados bens do conjuge do devedor.

5. josé roberto h. ramos
    16/09/2001 20:10

Caro colega internauta:
    Não havendo bens do devedor, preceitua o art. 791,III, do CPC A SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO. Estou fazendo neste momento minha monografia dd fim de curso exatamente sobre este assunto, uma vez que, o artigo 791,III, não trás o tempo que o processo deve ficar suspenso, o pedido de insolvência seria mais um remédio para o devedor do que para o credor,sendo que declarada sua insolvência, ficando o mesmo sem adquirir bens por cinco anos, pode o insolvente pedir a desconstituição dos títulos que ensejaram sua insolvência, e se o credor deixar o processo suspenso não há prazo para que isso aconteça.
    O tema de minha monografia é para descobrir se há algum tipo de prazo prescricional nesta suspensão por falta de bens do devedor, assim, aproveito o momento para pedir que me envie qualquer material sobre o assunto.

Aguardo resposta e deste já agradeço.

6. josé roberto h. ramos
    16/09/2001 20:18

caro colega, gostaria de saber sua opinião sobre o prazo de suspensão do proc. de execução no que diz respeito ao inciso III do art.791, estou estudando para uma monografia e a questão é a seguinte: Existe prazo prescricional no proc. de execução em virtude do art. 791,III?
    Gostaria de sua colaboração, deste já agradeço.

7. MARCIO ADRIANO ZANONI
    25/11/2008 15:32

O q fazer quando a pessoa tem um unico bem em seu nome, mas sabemos q ele tem varios outros bens nao em seu nome...., mas este unicobem esta com varias penhoras, onde o valor destas penhoras ainda nao ultrapassam o valor do bem, dividas no municipio, e que construiu e vendeu as fracoes para outras pessoas, onde nao conseguimos a escritura, por razoes destas penhoras e divida no municipi( iptu), posso pedir a falencia ou insolvencia desta pessoa fisica? E com isso fazer acordo com os credores do imoveil?
  8. robson reis dos santos
    29/05/2009 12:02

o que fazer quando uma pessoa mora numa fazenda a mais de 30 anos e quer sair mesmo assin ele tem alqum direito trabalhista
  9. Jordache P. da Silva
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    17/05/2012 08:57 | editado

Cumpre observar também que, caso não se encontre bens do devedor passíveis de penhora - mas este tenha algum crédito a receber em outro processo - caberá pleitear ao juiz da execução a PENHORA NO ROSTO DOS AUTOS.
    Assim, por exemplo, se A está sendo executado por B e ao mesmo tempo A é herdeiro numa ação de inventário, possuindo ali cota de herança, o Oficial de Justiça intimará o escrivão do feito da vara de sucessões para que este averbe a constrição na capa (rosto) dos autos.

O art. 674 do CPC explica assim:

“Quando o direito estiver sendo pleiteado em juízo, averbar-se-á no rosto dos autos a penhora, que recair nele e na ação que lhe corresponder, a fim de se efetivar nos bens, que forem adjudicados ou vierem a caber ao devedor.”
  10. Karina Guimaraes
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    17/05/2012 09:37

Expedida notificação postal/ rda
  11. Marcia A. de A.
    27/07/2012 12:36

Bom dia a todos. Estou esperando a visita do oficial de justiça por conta de uma dívida com um banco, no valor de R$30.000,00. Ocorre que, dentre todos os bens que possuo e de acordo com informações colhidas aqui mesmo no Jus Navigandi, o único que pode ser penhorado é meu automóvel 1.0 ano 98. Porém ele está parado na garagem há mais de um ano, quebrado, amassado e com mais ou menos R$2.000,00 de dívidas junto ao Detran. O Valor dele em bom estado é de mais ou menos R$8.000,00. Se o juiz determinar que eu dê o carro para o banco, qual é o parâmetro para avaliação deste bem? A dívida é toda quitada? Ou parte dela? Ou o mau estado do carro impede que ele seja penhorado? Desde já agradeço a sua atenção.
  12. Jaime - Porto Alegre
    27/07/2012 12:53

Usuário suspenso

Será penhorado assim mesmo e sofrerá avaliação. Levado a leilão, o valor apurado, abatido o imposto devido e as despesas do leilão, etc. será repassado ao credor e se restar saldo devedor vc continuará devedora até que prescreva.
  13. Marcia A. de A.
    30/07/2012 10:41

Obrigada, Jaime!
  14. Mayara Brasil
    27/12/2012 17:12 | editado

O oficial de justiça esteve em minha casa e não encontrou nenhum bem penhorável, a dívida é no valor de $8.634,00, já houve tentativa de negociação de nossa parte, antes da visita do oficial de justiça, mas não houve acordo por parte do credor, o que pode acontecer agora? O processo pode ser suspenso?
  15. José Valentim Júnior
    13/02/2013 21:48

Boa pergunta.
  16. Jaime - Porto Alegre
    17/02/2013 14:05

Usuário suspenso

O juiz dará vista ao exequente da tentativa negativa de penhora. Este deverá indicar novos bens a penhora. Caso não seja apresentado pelo credor, o processo será arquivado. O credor poderá ainda requerer certidão do cálculo de débito e protestar a sentença.
  17. Belkior
    20/02/2013 20:10

Prezados, temos uma dívida tributária do simples nacional e solicitamos o parcelamento da mesma afim de emitirmos a CND positiva com efeito de negativa da divida ativa da união e as de terceiros. Recentemente levamos um prejuízo de duas empresa que não nos pagarão na prestação de serviços que realizamos para elas (recuperação de áreas degradadas).
    Ainda não pagamos a primeira parcela do parcelamento e pelo visto não conseguiremos mais pagar essa dívida que está hoje na casa de uns R$ 800.000,00 sem as multas. O único bem da empresa é um caminhão que está alienado. Como devemos proceder? Abrir falência? Vender o caminhão para pagar uma parte da dívida? A RF pode apreender o caminhão caso não paguemos a dívida? Estamos sem contratos e portanto sem renda, o que vcs nos aconselham?
  18. Jaime - Porto Alegre
    21/02/2013 08:47

Usuário suspenso

Se não há bens, a dívida não será paga. Quanto ao caminhão estando alienado, a única coisa que pode acontecer é penhorar o crédito decorrente do contrato de fiananciamento, uma vez que a dívida ainda não está quitada.
    Devem tomar cuidado com a contabilidade da empresa para que não apareça nenhum indício de fraude, pois isso pode implicar em criminalização dos dirigentes.
  19. laninha da bahia
    12/08/2013 10:47

ótimo este tópico, estou com problema semelhante, mas vi parte de minhas dúvidas se resolverem aqui. Parabens aos colegas, brilhante explanação. Tenho um processo trabalhista, o qual está em fase de execução, porém a empresa não foi localizada, desta forma estou de mãos atadas e gostaria de uma ajuda, saber o que posso pedir, tendo em vista que o cronograma dos autos são o seguinte:

- a reclamada não compareceu na audiência, decretou-se revelia, sentença procedente;
    - expedida carta precatória executória para citação; certidão informou que a empresa não mais exercia atividades no endereço há mais de um ano;
    - em tempo expediu-se certidão informando novo endereço da empresa, bem como de seus sócios;
    - autos devolvidos para comarca de origem
    - citou-se novamente no endereço novo da empresa
    - não foi localizada
    - advogado intimado das certidões

e agora o que devo fazer? Posso pedir a despersonalização da pessoa jurídica neste caso? posso atingir os sócios? qual o próximo passo? Pelo que pude perceber ainda não há qualquer oficio da JUNCEB, devo solicitar informações perante este orgão ou não eh necessário????
  20. sulamita RO
    03/10/2013 00:49

ACHEI INTERESSANTE TODAS AS PAUTAS.
    tENHO UMA EMPRESA DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL SEM POSSIBILIDADE DE FATURAMENTO.MINHA REPRESENTADA ESTA PARCIALMENTE PARADA.E VOU SER DESCARTADA.
    OCORRE QUE ESTA ERA A UNICA POSSIBILIDADE QUE EU CONTAVA PARA QUITAR UMA DIVIDA PRCELADA PELA LEI 11.941 VALOR COM MULTAS E JUROS r$160.000,00 COM VENCIMENTO EM 2018. tENHO PAGO PARCELAS EM DIA, E NAO DEVO NADA DE IMPOSTOS ESTADUAIS MUNICIPAIS,INPS,SIMPLES ETC ETC. TENHO IDADE DE 70 ANOS, POSSO ME DECLARAR INSOLVENTE? DEVIDO A PROBLEMAS DE SAUDE? NAO TENHO BENS E MORO DE ALUGUEL QUE COMPROVO COM MINHAS DECLARAÇÕES ANUAIS. NAO TENHO COMO PAGAR ESTOU COM DIFICULDADE.
    COMO PROCEDER ? A RFB ACATARIA UMA INSOLVENCIA?

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS