No dia 03 de março de 2011 precisei fazer um depósito na conta de minha cunhada, ao digitar os números para depósito acabei por errar a agência de sua conta e por conseqüência o valor caiu na conta de outra pessoa . Abaixo estão as contas da pessoa em que o depósito caiu por engano e de minha cunhada respectivamente

Ag-0577 CC-10021179-8 Nome: TEUNA LIMA SECUNDINO Ag- 1833 CC-10021179-8 Nome: MARCIA MARIA S

Mesmo sabendo que tinha cometido este erro, estava tranqüilo pois sei que não fui o primeiro e nem serei o único a cometê-lo, em um ambiente bancário com milhões de contas um erro assim deveria ser passível de ser previsto pelos bancos e com certeza também teria algum processo administrativo para que o dinheiro fosse estornado. No mesmo dia me dirigir à minha agência bancaria e expliquei o ocorrido ao Sr. Christiano Reis, funcionário do banco e Solicitei que o valor fosse estornado o quanto antes. Na ocasião o Sr. Christiano me disse que como o valor caiu em uma conta de outra agência, nada poderia fazer , ele simplesmente me orientou a ligar para o gerente da agência em que o depósito caiu e explicasse o ocorrido e que este gerente entraria em contado com a sua correntista informando-a do fato e solicitando autorização para o estorno, se a mesma não autorizasse nada poderia ser feito Mesmo achando muito estranho tudo aquilo que ele havia me informado , insistir para que ele ligasse(e não eu, como ele havia sugerido ) para a agência em questão e tentasse resolver o problema. O Sr. Cristiano entrou em contato com a agência da Senhora Teuna e me disse que os funcionários de lá iriam tentar localizá-la para solicitar o consentimento do estorno e que eu deveria aguardar pois nada mais poderia ser feito. Passando-se uns dois a três dias retornei a minha agência para ter notícias sobre o fato. O Sr. Christiano me disse que eles não a haviam localizado e deveria aguardar mais um pouco. Muito preocupado perguntei se ela já não havia sacado o dinheiro e o mesmo após consultar o sistema, disse que não. Por ainda não concordar com este procedimento adotado pelo Sr. Christiano, resolvi tirar a dúvida com uma amiga minha que é gerente bancária. Após explicar todo o problema, ela me informou que este é um fato comum de acontecer e de simples solução ( O que eu já havia imaginado ). Simplesmente eu teria que fazer uma solicitação por escrito à minha agência bancária explicando todo o fato. Esta solicitação daria amparo para que o valor fosse estornado No mesmo dia. Ao saber disso retornei à minha agência e perguntei ao Sr. Christiano sobre este procedimento... E para surpresa minha ele disse que já o conhecia e foi somente então que o mesmo pediu-me que fizesse um documento por escrito para que ele pudesse solicitar o estorno. Até então já haviam se passados mais de 15 dias do fato e no dia 22 de março o dinheiro voltou para minha conta. Fica nítido, pois, que o banco teria sim como estornar um valor que caiu de forma indevida na conta de outra pessoa sem que esta precisasse autorizar. Bastando apenas que os procedimentos administrativos para o caso fossem tomados o momento da ciência do fato Muito estranho foi o que ocorreu no dia seguinte a devolução do dinheiro... O mesmo fora debitado da minha conta... Retornei a minha agência pra saber o porquê disso, e fui informando pelo próprio Christiano que a mulher havia sacado o dinheiro e por isso que este valor foi debitado.
Acredito ter havido sucessões de erros por parte do Banco do Brasil, mais com certeza que a principal está no fato de que, existia um processo administrativo para que tudo fosse agilizado no menor tempo possível e que era de conhecimento do funcionário do banco , o qual não tomou as providências em tempo oportuno , lembrando ainda que o dinheiro só foi sacado há mais de 15 dias do ocorrido. Cabe ainda ressaltar que as duas agências em questão são do Banco do Brasil

A pergunta é o seguinte: Quando ocorreu o fato, fui ao banco no mesmo dia para resolver o problema más por desconhecer o procedimento administrativo correto confiei (mesmo com certa relutância) no que o funcionário me disse e quando percebi que o mesmo não estava agindo de forma correta para o caso, alguns dias haviam se passado tornan-se ineficiênte o procedimento certo. Como poderei provar todas as circunstâcia acerca do fato, já que quase todo procedimento foi feito apenas informalmente

Respostas

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    J

    Jaime - Porto Alegre Sexta, 15 de abril de 2011, 23h49min

    Marcelo Xavier
    Na minha modesta opinião vc não está com a razão. Veja bem, vc depositou numa determinada conta. O fato de vc alegar no banco que fez o depósito errado, não autoriza o banco a extornar o depósito, pois depois que o dinheiro entra numa conta, somente com autorização do titular esses valores podem ser movimentados. Evidentemente que faltou boa vontade do banco em gestionar junto à agência na qual caiu o depósito para que entrassem em contado com o titular da conta para extonar o valor.
    Assim, não tendo acontencido e tendo a titular da conta sacado o valor e se recusado a devolver, vc pode fazer um BO por apropriação indébita por parte da titular da conta. O banco não tem culpa do seu erro.
    Um abraço,
    Jaime

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    F

    francyone Terça, 19 de julho de 2011, 0h51min

    Jaime, concordo com a sua posição. Mas o que acontece nos casos em que há negligência do caixa, quando o mesmo procede o depósito com erro?
    Sei que o titular da conta creditada deve consentir, afinal a importância passa a integrar a seu patrimônio, mas, em casos em que o erro parte do caixa não seria o Banco o responsável em tentar sanar o erro?

    Por favor, aguardo sua resposta, "estou nesta situação".

    Abraço.
    Francione

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    J

    Jaime - Porto Alegre Terça, 19 de julho de 2011, 9h46min

    Vc declara que digitou o número da agência errada, portanto, a culpa parece-me ser sua e não do banco.

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    Claudio Monteiro de Freitas

    Claudio Monteiro de Freitas Sexta, 14 de novembro de 2014, 7h29min

    Se for erro do funcionário, o funcionário é quem paga o prejuízo do proprio bolso, se for erro do cliente, e o correntista creditado não autorizar o estorno, o prejuízo é do depositante, sendo que é sim possível estornar depósitos, desde que sejam no mesmo terminal onde o depósito foi efetuado, na mesma sessão, e que a conta creditada tenha saldo disponível para o estorno.

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    Fabiano Valles

    Fabiano Valles Quarta, 18 de março de 2015, 10h41min

    Eu fiz um depósito na conta de um picareta que vendia no Mercado Livre, Ele utilizou a conta de um vendedor do Mercado Livre e estava enganou várias pessoas...
    Por o vendedor na qual ele se apossou da conta tinha 100% de qualificações positivas no site ele ainda
    consegui enganar várias pessoas.

    A minha pergunta é a seguinte. Como faço pra recuperar esse dinheiro??

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    Wellington Damasceno Mascarenhas

    Wellington Damasceno Mascarenhas Sábado, 28 de março de 2015, 23h52min

    Fiz uma compra recentimente que estava informando que o pagamento era pelo pagseguro e na verdade era marmelada. Quando imprime o boleto onde o cedente era o pagseguro oul e a conta banco Bradesco. Apos o pagamento na minha agencia BB dia 17/03 fiz o pagamento. Por email avisei ao vendedor que o valor tinha sido pago de R$1.200,00 e até hj não recebi o produto corri atrás e o pagseguro me informou que não encontrou pagamento nenhum. Fui na minha agencia eles me informaram que eu teria que ir no BRADESCO ver de onde era a conta. Falei com uma colega que trabalha no BRADESCO e ela me disse se ela encontrar o pagamento efetuado teria como devolver sendo que a conta existe e é empresa mais ela não teria certeza pois o valor é alto. Alguém aqui sabe me informa o que posso fazer? Pois o pagseguro totalmente saiu tirou o corpo fora e a unica solução seria o BRADESCO e se o estelionatário sacou eu não tenho mais como ter meu dinheiro?

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    Ramon Souza

    Ramon Souza Sexta, 10 de julho de 2015, 9h39min

    A culpa não é dele não, todos são passíveis de erro, e para poder efetuar uma transferência, o procedimento tem que ser mais transparente, no meu banco você pode fazer uma transferência para qualquer nome, com CPF e ququer conta que o dinheiro vai para algum destino, ao invés de ter um banco de dados que confere todos os dados e não deixe acontecer erros....

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