Depósitei em conta errada e agora

Marcelo Xavier da Silva perguntou Sexta, 15 de abril de 2011, 23h04min

No dia 03 de março de 2011 precisei fazer um depósito na conta de minha cunhada, ao digitar os números para depósito acabei por errar a agência de sua conta e por conseqüência o valor caiu na conta de outra pessoa . Abaixo estão as contas da pessoa em que o depósito caiu por engano e de minha cunhada respectivamente

Ag-0577 CC-10021179-8 Nome: TEUNA LIMA SECUNDINO Ag- 1833 CC-10021179-8 Nome: MARCIA MARIA S

Mesmo sabendo que tinha cometido este erro, estava tranqüilo pois sei que não fui o primeiro e nem serei o único a cometê-lo, em um ambiente bancário com milhões de contas um erro assim deveria ser passível de ser previsto pelos bancos e com certeza também teria algum processo administrativo para que o dinheiro fosse estornado. No mesmo dia me dirigir à minha agência bancaria e expliquei o ocorrido ao Sr. Christiano Reis, funcionário do banco e Solicitei que o valor fosse estornado o quanto antes. Na ocasião o Sr. Christiano me disse que como o valor caiu em uma conta de outra agência, nada poderia fazer , ele simplesmente me orientou a ligar para o gerente da agência em que o depósito caiu e explicasse o ocorrido e que este gerente entraria em contado com a sua correntista informando-a do fato e solicitando autorização para o estorno, se a mesma não autorizasse nada poderia ser feito Mesmo achando muito estranho tudo aquilo que ele havia me informado , insistir para que ele ligasse(e não eu, como ele havia sugerido ) para a agência em questão e tentasse resolver o problema. O Sr. Cristiano entrou em contato com a agência da Senhora Teuna e me disse que os funcionários de lá iriam tentar localizá-la para solicitar o consentimento do estorno e que eu deveria aguardar pois nada mais poderia ser feito. Passando-se uns dois a três dias retornei a minha agência para ter notícias sobre o fato. O Sr. Christiano me disse que eles não a haviam localizado e deveria aguardar mais um pouco. Muito preocupado perguntei se ela já não havia sacado o dinheiro e o mesmo após consultar o sistema, disse que não. Por ainda não concordar com este procedimento adotado pelo Sr. Christiano, resolvi tirar a dúvida com uma amiga minha que é gerente bancária. Após explicar todo o problema, ela me informou que este é um fato comum de acontecer e de simples solução ( O que eu já havia imaginado ). Simplesmente eu teria que fazer uma solicitação por escrito à minha agência bancária explicando todo o fato. Esta solicitação daria amparo para que o valor fosse estornado No mesmo dia. Ao saber disso retornei à minha agência e perguntei ao Sr. Christiano sobre este procedimento... E para surpresa minha ele disse que já o conhecia e foi somente então que o mesmo pediu-me que fizesse um documento por escrito para que ele pudesse solicitar o estorno. Até então já haviam se passados mais de 15 dias do fato e no dia 22 de março o dinheiro voltou para minha conta. Fica nítido, pois, que o banco teria sim como estornar um valor que caiu de forma indevida na conta de outra pessoa sem que esta precisasse autorizar. Bastando apenas que os procedimentos administrativos para o caso fossem tomados o momento da ciência do fato Muito estranho foi o que ocorreu no dia seguinte a devolução do dinheiro... O mesmo fora debitado da minha conta... Retornei a minha agência pra saber o porquê disso, e fui informando pelo próprio Christiano que a mulher havia sacado o dinheiro e por isso que este valor foi debitado.
Acredito ter havido sucessões de erros por parte do Banco do Brasil, mais com certeza que a principal está no fato de que, existia um processo administrativo para que tudo fosse agilizado no menor tempo possível e que era de conhecimento do funcionário do banco , o qual não tomou as providências em tempo oportuno , lembrando ainda que o dinheiro só foi sacado há mais de 15 dias do ocorrido. Cabe ainda ressaltar que as duas agências em questão são do Banco do Brasil

A pergunta é o seguinte: Quando ocorreu o fato, fui ao banco no mesmo dia para resolver o problema más por desconhecer o procedimento administrativo correto confiei (mesmo com certa relutância) no que o funcionário me disse e quando percebi que o mesmo não estava agindo de forma correta para o caso, alguns dias haviam se passado tornan-se ineficiênte o procedimento certo. Como poderei provar todas as circunstâcia acerca do fato, já que quase todo procedimento foi feito apenas informalmente

Respostas

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  • Jaime - Porto Alegre

    Jaime - Porto Alegre

    Marcelo Xavier
    Na minha modesta opinião vc não está com a razão. Veja bem, vc depositou numa determinada conta. O fato de vc alegar no banco que fez o depósito errado, não autoriza o banco a extornar o depósito, pois depois que o dinheiro entra numa conta, somente com autorização do titular esses valores podem ser movimentados. Evidentemente que faltou boa vontade do banco em gestionar junto à agência na qual caiu o depósito para que entrassem em contado com o titular da conta para extonar o valor.
    Assim, não tendo acontencido e tendo a titular da conta sacado o valor e se recusado a devolver, vc pode fazer um BO por apropriação indébita por parte da titular da conta. O banco não tem culpa do seu erro.
    Um abraço,
    Jaime

  • francyone

    francyone

    Jaime, concordo com a sua posição. Mas o que acontece nos casos em que há negligência do caixa, quando o mesmo procede o depósito com erro?
    Sei que o titular da conta creditada deve consentir, afinal a importância passa a integrar a seu patrimônio, mas, em casos em que o erro parte do caixa não seria o Banco o responsável em tentar sanar o erro?

    Por favor, aguardo sua resposta, "estou nesta situação".

    Abraço.
    Francione

  • Claudio Monteiro de Freitas

    Claudio Monteiro de Freitas

    Se for erro do funcionário, o funcionário é quem paga o prejuízo do proprio bolso, se for erro do cliente, e o correntista creditado não autorizar o estorno, o prejuízo é do depositante, sendo que é sim possível estornar depósitos, desde que sejam no mesmo terminal onde o depósito foi efetuado, na mesma sessão, e que a conta creditada tenha saldo disponível para o estorno.

  • Fabiano Valles

    Fabiano Valles

    Eu fiz um depósito na conta de um picareta que vendia no Mercado Livre, Ele utilizou a conta de um vendedor do Mercado Livre e estava enganou várias pessoas...
    Por o vendedor na qual ele se apossou da conta tinha 100% de qualificações positivas no site ele ainda
    consegui enganar várias pessoas.

    A minha pergunta é a seguinte. Como faço pra recuperar esse dinheiro??

  • Wellington Damasceno Mascarenhas

    Wellington Damasceno Mascarenhas

    Fiz uma compra recentimente que estava informando que o pagamento era pelo pagseguro e na verdade era marmelada. Quando imprime o boleto onde o cedente era o pagseguro oul e a conta banco Bradesco. Apos o pagamento na minha agencia BB dia 17/03 fiz o pagamento. Por email avisei ao vendedor que o valor tinha sido pago de R$1.200,00 e até hj não recebi o produto corri atrás e o pagseguro me informou que não encontrou pagamento nenhum. Fui na minha agencia eles me informaram que eu teria que ir no BRADESCO ver de onde era a conta. Falei com uma colega que trabalha no BRADESCO e ela me disse se ela encontrar o pagamento efetuado teria como devolver sendo que a conta existe e é empresa mais ela não teria certeza pois o valor é alto. Alguém aqui sabe me informa o que posso fazer? Pois o pagseguro totalmente saiu tirou o corpo fora e a unica solução seria o BRADESCO e se o estelionatário sacou eu não tenho mais como ter meu dinheiro?

  • Ramon Souza

    Ramon Souza

    A culpa não é dele não, todos são passíveis de erro, e para poder efetuar uma transferência, o procedimento tem que ser mais transparente, no meu banco você pode fazer uma transferência para qualquer nome, com CPF e ququer conta que o dinheiro vai para algum destino, ao invés de ter um banco de dados que confere todos os dados e não deixe acontecer erros....