No dia 03 de março de 2011 precisei fazer um depósito na conta de minha cunhada, ao digitar os números para depósito acabei por errar a agência de sua conta e por conseqüência o valor caiu na conta de outra pessoa . Abaixo estão as contas da pessoa em que o depósito caiu por engano e de minha cunhada respectivamente

Ag-0577 CC-10021179-8 Nome: TEUNA LIMA SECUNDINO Ag- 1833 CC-10021179-8 Nome: MARCIA MARIA S

Mesmo sabendo que tinha cometido este erro, estava tranqüilo pois sei que não fui o primeiro e nem serei o único a cometê-lo, em um ambiente bancário com milhões de contas um erro assim deveria ser passível de ser previsto pelos bancos e com certeza também teria algum processo administrativo para que o dinheiro fosse estornado. No mesmo dia me dirigir à minha agência bancaria e expliquei o ocorrido ao Sr. Christiano Reis, funcionário do banco e Solicitei que o valor fosse estornado o quanto antes. Na ocasião o Sr. Christiano me disse que como o valor caiu em uma conta de outra agência, nada poderia fazer , ele simplesmente me orientou a ligar para o gerente da agência em que o depósito caiu e explicasse o ocorrido e que este gerente entraria em contado com a sua correntista informando-a do fato e solicitando autorização para o estorno, se a mesma não autorizasse nada poderia ser feito Mesmo achando muito estranho tudo aquilo que ele havia me informado , insistir para que ele ligasse(e não eu, como ele havia sugerido ) para a agência em questão e tentasse resolver o problema. O Sr. Cristiano entrou em contato com a agência da Senhora Teuna e me disse que os funcionários de lá iriam tentar localizá-la para solicitar o consentimento do estorno e que eu deveria aguardar pois nada mais poderia ser feito. Passando-se uns dois a três dias retornei a minha agência para ter notícias sobre o fato. O Sr. Christiano me disse que eles não a haviam localizado e deveria aguardar mais um pouco. Muito preocupado perguntei se ela já não havia sacado o dinheiro e o mesmo após consultar o sistema, disse que não. Por ainda não concordar com este procedimento adotado pelo Sr. Christiano, resolvi tirar a dúvida com uma amiga minha que é gerente bancária. Após explicar todo o problema, ela me informou que este é um fato comum de acontecer e de simples solução ( O que eu já havia imaginado ). Simplesmente eu teria que fazer uma solicitação por escrito à minha agência bancária explicando todo o fato. Esta solicitação daria amparo para que o valor fosse estornado No mesmo dia. Ao saber disso retornei à minha agência e perguntei ao Sr. Christiano sobre este procedimento... E para surpresa minha ele disse que já o conhecia e foi somente então que o mesmo pediu-me que fizesse um documento por escrito para que ele pudesse solicitar o estorno. Até então já haviam se passados mais de 15 dias do fato e no dia 22 de março o dinheiro voltou para minha conta. Fica nítido, pois, que o banco teria sim como estornar um valor que caiu de forma indevida na conta de outra pessoa sem que esta precisasse autorizar. Bastando apenas que os procedimentos administrativos para o caso fossem tomados o momento da ciência do fato Muito estranho foi o que ocorreu no dia seguinte a devolução do dinheiro... O mesmo fora debitado da minha conta... Retornei a minha agência pra saber o porquê disso, e fui informando pelo próprio Christiano que a mulher havia sacado o dinheiro e por isso que este valor foi debitado.
Acredito ter havido sucessões de erros por parte do Banco do Brasil, mais com certeza que a principal está no fato de que, existia um processo administrativo para que tudo fosse agilizado no menor tempo possível e que era de conhecimento do funcionário do banco , o qual não tomou as providências em tempo oportuno , lembrando ainda que o dinheiro só foi sacado há mais de 15 dias do ocorrido. Cabe ainda ressaltar que as duas agências em questão são do Banco do Brasil

A pergunta é o seguinte: Quando ocorreu o fato, fui ao banco no mesmo dia para resolver o problema más por desconhecer o procedimento administrativo correto confiei (mesmo com certa relutância) no que o funcionário me disse e quando percebi que o mesmo não estava agindo de forma correta para o caso, alguns dias haviam se passado tornan-se ineficiênte o procedimento certo. Como poderei provar todas as circunstâcia acerca do fato, já que quase todo procedimento foi feito apenas informalmente

Respostas

    J

    Jaime - Porto Alegre Sexta, 15 de abril de 2011, 23h49min

    Marcelo Xavier
    Na minha modesta opinião vc não está com a razão. Veja bem, vc depositou numa determinada conta. O fato de vc alegar no banco que fez o depósito errado, não autoriza o banco a extornar o depósito, pois depois que o dinheiro entra numa conta, somente com autorização do titular esses valores podem ser movimentados. Evidentemente que faltou boa vontade do banco em gestionar junto à agência na qual caiu o depósito para que entrassem em contado com o titular da conta para extonar o valor.
    Assim, não tendo acontencido e tendo a titular da conta sacado o valor e se recusado a devolver, vc pode fazer um BO por apropriação indébita por parte da titular da conta. O banco não tem culpa do seu erro.
    Um abraço,
    Jaime

    F

    francyone Terça, 19 de julho de 2011, 0h51min

    Jaime, concordo com a sua posição. Mas o que acontece nos casos em que há negligência do caixa, quando o mesmo procede o depósito com erro?
    Sei que o titular da conta creditada deve consentir, afinal a importância passa a integrar a seu patrimônio, mas, em casos em que o erro parte do caixa não seria o Banco o responsável em tentar sanar o erro?

    Por favor, aguardo sua resposta, "estou nesta situação".

    Abraço.
    Francione

    J

    Jaime - Porto Alegre Terça, 19 de julho de 2011, 9h46min

    Vc declara que digitou o número da agência errada, portanto, a culpa parece-me ser sua e não do banco.

    Claudio Monteiro de Freitas

    Claudio Monteiro de Freitas Sexta, 14 de novembro de 2014, 6h29min

    Se for erro do funcionário, o funcionário é quem paga o prejuízo do proprio bolso, se for erro do cliente, e o correntista creditado não autorizar o estorno, o prejuízo é do depositante, sendo que é sim possível estornar depósitos, desde que sejam no mesmo terminal onde o depósito foi efetuado, na mesma sessão, e que a conta creditada tenha saldo disponível para o estorno.

    Fabiano Valles

    Fabiano Valles Quarta, 18 de março de 2015, 10h41min

    Eu fiz um depósito na conta de um picareta que vendia no Mercado Livre, Ele utilizou a conta de um vendedor do Mercado Livre e estava enganou várias pessoas...
    Por o vendedor na qual ele se apossou da conta tinha 100% de qualificações positivas no site ele ainda
    consegui enganar várias pessoas.

    A minha pergunta é a seguinte. Como faço pra recuperar esse dinheiro??

    Wellington Damasceno Mascarenhas

    Wellington Damasceno Mascarenhas Sábado, 28 de março de 2015, 23h52min

    Fiz uma compra recentimente que estava informando que o pagamento era pelo pagseguro e na verdade era marmelada. Quando imprime o boleto onde o cedente era o pagseguro oul e a conta banco Bradesco. Apos o pagamento na minha agencia BB dia 17/03 fiz o pagamento. Por email avisei ao vendedor que o valor tinha sido pago de R$1.200,00 e até hj não recebi o produto corri atrás e o pagseguro me informou que não encontrou pagamento nenhum. Fui na minha agencia eles me informaram que eu teria que ir no BRADESCO ver de onde era a conta. Falei com uma colega que trabalha no BRADESCO e ela me disse se ela encontrar o pagamento efetuado teria como devolver sendo que a conta existe e é empresa mais ela não teria certeza pois o valor é alto. Alguém aqui sabe me informa o que posso fazer? Pois o pagseguro totalmente saiu tirou o corpo fora e a unica solução seria o BRADESCO e se o estelionatário sacou eu não tenho mais como ter meu dinheiro?

    Ramon Souza

    Ramon Souza Sexta, 10 de julho de 2015, 9h39min

    A culpa não é dele não, todos são passíveis de erro, e para poder efetuar uma transferência, o procedimento tem que ser mais transparente, no meu banco você pode fazer uma transferência para qualquer nome, com CPF e ququer conta que o dinheiro vai para algum destino, ao invés de ter um banco de dados que confere todos os dados e não deixe acontecer erros....

    F

    Flavio Henrique Porto Quinta, 17 de dezembro de 2015, 15h00min

    e quando o deposito foi feito em uma conta errada e a conta esta negativa, o banco que seria responsável pelo dinheiro porque o banco pegou para pagar a divida da conta assim o banco esta apropriação indébita?

    E

    Ericson Heider Quinta, 17 de dezembro de 2015, 18h03min

    estou mesma situação q vc flavio se conseguir resolver favor , me avise !

    R

    Rafael F Solano Quinta, 17 de dezembro de 2015, 19h44min

    Flavio e Erison, se vcs depositaram em conta errada, devem, se possível, no mesmo dia antes que se encerre o expediente bancário, voltar ao banco e procurar o chefe dos caixas e expor seu problema, explicar que tratou-se de um engano e o extorno poderá ser feito no mesmo dia, no máximo no dia seguinte vc terá o valor devolvido. Se somente perceberam o erro após o fechamento do expediente bancário a devolução será um pouco mais demorada pois o dono da conta onde foi parar o valor tem de autorizar ao banco o estorno. Claro que se ele não autorizar vcs poderão processa-los por apropriação indébita. Se a conta deles estiver negativa o gerente da conta deles terá de estornar o lançamento de débito, obviamente, pois o certo é o certo, se houve um erro este deve ser corrigido e o prejuizo (de vcs) sanado.

    Sandra Ribeiro

    Sandra Ribeiro Quarta, 26 de outubro de 2016, 13h11min

    oi boa tarde mi tira uma duvida um cliente do meu marido fez uma transferência para minha conta do itau so q quando olhei o comprovante tava tudo certo meu nome meu cpf o numero da conta so a da agência q não q e 8784 ele so coloco um numero errado q foi o 4 q ele coloco 5 no casa esse dinheiro retornará para o banco de origem

    R

    Rafael F Solano Quarta, 26 de outubro de 2016, 18h11min

    Nada vai retornar, ele tem de buscar a gerência daquela agência e explicar que fez um deposito equivocado, o banco vai tentar que o correntista que recebeu indevidamente o dinheiro autorize o estorno, e assim seu cliente reveja o dinheiro e possa, então, depositar na sua conta

    Teresa Cristina Lima

    Teresa Cristina Lima Quarta, 26 de outubro de 2016, 19h20min

    Já aconteceu comigo. Depositaram por engano na minha conta. Depois o valor saiu da minha conta sem entrarem em contato comigo!

    R

    Rafael F Solano Quarta, 26 de outubro de 2016, 19h54min

    Teresa, isso pode acontecer, principalmente ainda dentro do mesmo expediente bancário, mas, de qualquer forma vc teria de devolver o valor caso contrário responderia por apropriaçao indébita e ainda teria de, alem de devolver o valor, pagar indenização a outra parte, e ainda assumir os honorários de sucumbência, fora pagar a seu proprio advogado!!!

    Naydy Ferreira

    Naydy Ferreira Quinta, 08 de dezembro de 2016, 14h25min

    E se o dono do dinheiro não aparecer?? Quanto tempo posso esperar?? Já tomei todas as providências mas ninguém ainda não requereu o dinheiro. E aí fico num impasse se saco ou deixo na conta. Faz 15 dias já.

    Bravos Alarmes

    Bravos Alarmes Quinta, 08 de dezembro de 2016, 14h54min

    Melhor deixar na na conta. Dinheiro é bom mais sempre acaba. NAo compensa apropriar.

    Carlos Alexandre Ferreira

    Carlos Alexandre Ferreira Quinta, 26 de janeiro de 2017, 9h21min

    Bom dia. Meu nome e Taisa. 20/01/17 fiz um deposito bancário porq fiz uma compra com uma vendedora via internet. Ela nao me enviou a compra. Disse q chegaria pelo sedex. E hj ja faz 7 dias. Sendo q sedex e ate dois dias. Entrei em contato pelo tel . a vendedora bloqueou meus dois números de tel. Preciso deste dinheiro porq tenho duas crianças pequenas e estou desempregada. Eu consigo recuperar este dinheiro?

    Francklin Wecelau

    Francklin Wecelau Sábado, 11 de fevereiro de 2017, 20h14min

    Me assusto pelos comentários. Na minha cabeça tem duas questões; o dinheiro não é meu, se caiu e não me pertence da para descobrir quem depositou e devolver. Simplesmente não é meu e ninguém, ninguém tem o direito de se apropriar do que não é seu "brasileiros". E nem preciso falar de questões judiciais.

    M

    MAYARA KARLA Quarta, 22 de fevereiro de 2017, 13h58min

    boa tarde! fui fazer um deposito da empresa que trabalho e digitei a agencia errada caiu em um agencia de outro estado
    em uma conta tambem juridica,o valor que fiz de deposito foi 1`500,00 informei a agencia da empresa do erro no mesmo dia a conta que caio o dinheiro tinha um valor muito alto alguns dias depois a dona da conta foi enformada do erro ela simplismente deixou um saldo disponivel de 8 reais na conta
    entao a empresa que trabalho fez com que eu pagasse esse valor!estou pagando.mais entrei com um processo contra essa empressa que fez o saque

    a pergunta è tenho chance de ganhar o processo?

    Ana Alves

    Ana Alves Sexta, 24 de fevereiro de 2017, 16h06min

    A empresa do meu ex marido fez um deposito na minha conta da pensao alimenticia so que ao inves de depositar 1.400 depositou 145.792.00 entraram em contato comigo pedindo p fazer um deposito p eles do valor que passou.mais nao seria mais facil fazer o estorno