O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

679

  • 1
    F

    FLÁVIO BONIOLO - [email protected] Terça, 19 de abril de 2011, 17h21min

    Thunderms, somente se pode mudar de nome através de ação judicial e se este nome lhe expor ao ridiculo.

    No seu caso acho pouco provável que você tenha exito na ação.

    Afinal chamar Raimundo não tão ridiculo assim, venhamos e convenhamos.

    Mas de qualquer forma, boa sorte.

  • 0
    L

    Leina Sábado, 23 de abril de 2011, 2h05min

    A Lei dos Registros Públicos prescreve o princípio da imutabilidade do nome, porém, admite a substituição do prenome por apelidos públicos notórios, bem como na hipótese de fundada coação ou ameaça decorrente da colaboração com a apuração de crime.

    Dessa forma, pode-se observar que o princípio da imutabilidade do nome não é absoluto, ou seja, em princípio, o nome não pode ser modificado, porém, em casos excepcionais e devidamente justificados, a lei e a jurisprudência permitem a retificação ou alteração do mesmo.

  • 0
    L

    Leina Sábado, 23 de abril de 2011, 2h08min

    Inclusão de alcunha ou apelido

    Da mesma forma que se admite alteração do prenome ou do sobrenome nas situações anteriores, tem-se admitido a inclusão de apelidos, decorrentes do uso diário, tornando-se públicos e notórios.