Sou responsável pelo contencioso fiscal do Município e me deparei com diversos processos em fase de penhora em que o único bem penhorável é o bem imóvel de residência. Ocorre que trata-se de casas populares, sendo o devedor mutuário da habitação e a casa é alienada ao CDHU. Posso penhorar? Como devo proceder? Agradeço.

Respostas

    Cassiano Galvão

    Cassiano Galvão Terça, 25 de novembro de 2014, 10h27min

    No caso de inadimplência na taxa condominial, o melhor a fazer é tentar negociar a dívida de forma amigável, porque a cobrança judicial leva algum tempo..
    Quando o condomínio aciona o inadimplente na Justiça, o juiz marca audiência para buscar solução. Geralmente, ela é marcada num prazo de, pelo menos, três meses.
    Mesmo que o tribunal julgue a ação favorável ao condomínio, o condenado ter 24 horas, a partir do momento da condenação, para saldar a dívida, A solução passa a ser a penhora dos bens e, às vezes, do próprio imóvel. Para que isso seja feito, o Judiciário nomeia um perito, a quem compete avaliar o bem e, depois, o condomínio publica edital de leilão em jornais para que, só então, ele ocorra. De acordo com a Lei 8.009,veja a explicação abaixo:

    Art. 3º A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido:

    I - em razão dos créditos de trabalhadores da própria residência e das respectivas contribuições previdenciárias;

    II - pelo titular do crédito decorrente do financiamento destinado à construção ou à aquisição do imóvel, no limite dos créditos e acréscimos constituídos em função do respectivo contrato;

    III -- pelo credor de pensão alimentícia;

    IV - para cobrança de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuições devidas em função do imóvel familiar;

    V - para execução de hipoteca sobre o imóvel oferecido como garantia real pelo casal ou pela entidade familiar;

    VI - por ter sido adquirido com produto de crime ou para execução de sentença penal condenatória a ressarcimento, indenização ou perdimento de bens.

    VII - por obrigação decorrente de fiança concedida em contrato de locação. (Incluído pela Lei nº 8.245, de 1991)
    abraços...

    Walter Cianci Junior Turcão

    Walter Cianci Junior Turcão Quarta, 03 de agosto de 2016, 17h45min

    CDHU não tem condominio, a pergunta é caso de penhora de modo geral(fiança, falta de pgto de agua ou luz e etc)