Peço a todos que estão com esse mesmo problema que postem comentários sobre o assunto para que possamos urgentemente fazer valer nossos direitos de cidadãos. Não podemos de forma alguma ser prejudicados pelo sistema que sabemos ser passível de falha. Isso é de responsabilidade do governo. Tudo que consta na lei para podermos renovar a habilitação foi feita. Em nenhum momento nos foi informado que correríamos o risco de não ter mais a habilitação e tampouco que levaria meses. Por favor, divulguem. Obrigado.

Respostas

    L

    LUIZ A. RODRIGUES Quarta, 01 de junho de 2011, 0h10min

    Na questão da renovação da CNH, preciso que cidadãos que estejam passando pelo mesmo problema postem seus comentários para que possamos reivindicar nossos direitos que estão sendo burlados pelos Orgãos que deveriam assegurá-los

    I

    ISS Quarta, 01 de junho de 2011, 12h12min

    e com comentários aqui no fórum pensa fazer valer seu " direito"?

    L

    LUIZ A. RODRIGUES Quarta, 01 de junho de 2011, 12h52min

    Caro amigo ISS, só se puder, ajude-nos, pois somos muitos...Obrigado

    F

    Fabio B. Quinta, 09 de junho de 2011, 20h11min

    Oi Luiz, estou com o mesmo problema.
    Quando fui renovar minha CNH, que é a chamada PGU (sem foto), falaram que teriam que enviar um ofício ao Detran de meu estado (SP) para que este, por sua vez, liberasse minha PGU junto ao Denatran.
    Porém, isso tem mais de 30 dias e não liberam a tal da PGU, além de não saberem dizer quando isso será feito.
    Já enviei e-mail para a ouvidoria do estado mas até agora não obtive resposta.
    Seu caso é igual ao meu ?

    M

    marciaxprado@hotmail Terça, 14 de junho de 2011, 11h10min

    Bom dia, tambem estou enfrentando o mesmo problema ( e já conheço outros tres casos como o meu) dei entrada na renovação da minha PGU dia 20/05 e até agora não obtive retorno. O detran não se manisfesta Estou entrando com um mandado de segurança contra o Detran pois foi a unica solução que encontrei.

    R

    RENATA SSP Sexta, 17 de junho de 2011, 19h24min

    Todas as pessoas que possuem CNH antiga (sem a foto), estão sendo impedidas de terem as mesmas renovadas.

    Se uma pessoa que possui a CNH atual (com foto) ficar o tempo que for com ela vencida pode renová-la a qualquer tempo, o que não vem acontecendo com a CNH antiga.

    Entendo que estar habilitado é um direito adquirido seja em qual epoca for e, que a pessoa só perde este direito se não cumprir as leis : em caso de crime de trânsito (raramente), levar multas durante um período de suspensão (sempre).

    Enfim: a informação dada no Detran é que temos que protocolar o processo de renovação com todas as taxas pagas e documentos exigidos e o Detran encaminha uma cópia deste processo ao Denatran e este órgão pede até 180 dias para responder o que vai acontecer com este condutor, ou seja, autorizar ou não a renovação. Se não autorizarem, não sabemos o que vai acontecer. Este cliente terá que se reabilitar? Irão excluir o registro do sistema?

    Precisamos que isto seja esclarecido publicamente no sentido de que alguém tome uma atitude e entenda que os direitos estão sendo diferentes às pessoas que se habilitaram de acordo com o egixido a cada epoca e se atualizaram fazendo o curso de renovação ou reciclagem. Ou, que apresentem bons motivos e se fundamentem em algo concreto para que se justifique tal ato e, ainda assim deveriam se utilizar dos meios de comunicação dando prazos para tal "castigo", evitando que as pessoas paguem taxas e cumpram procedimentos em vão.

    L

    LUCIANO/ANAPOLIS GO Sexta, 15 de julho de 2011, 20h23min

    Tb estou com problemas pra renovar minha habilitação, ela venceu em 06/06/2011, fiz todo o processo de renovação antes do dia 30 de maio, deu entrado no vap vut de anapolis em goias, um dia depois me ligaram e disseram que tinha um problema, e que eu tinha que protocololar o processo no detrango para resolver o problema, fiz isso em 03/06/2011, e de la pra ca nada ainda, ja liguei no renach do detran de goiania pra onde o processo foi encaminhado, ja estive la pessoalmente e me disseram que o mesmo foi encaminhado ao denatran, e que eu tinha que aguardar, ligo la tres veses por semana e nada. Detalhe, eu trabalho de motorista em uma grande empresa aqui em anapolis, e o setor de transporte da empresa me colocou em trabalho interno na empresa e me deu 30 dias pra resolver. O que eu faço?????? MINHA HABILITAÇÃO DE FEVEREIRO DE 1995, FOI TIRADA EM BRASILIA E JA VEIO COM FOTO, NAO ENTENDO PORQUE ACONTECE ISSO.

    C

    cristiane1805 Sábado, 27 de agosto de 2011, 18h39min

    Em 13/06/2011 cumpri todas as formalidades para renovação da minha CNH sem foto (PGU), dentro do prazo legal, até o momento ainda não recebi meu documento e estou impedida de dirigir.
    Tenho feito reclamações no site do Detran-SP e na Ouvidoria da Secretaria da Gestão Pública, mas ainda não recebi nenhum resposta sobre o motivo da demora e principalmente a previsão para emissão do documento. Isto é um absurdo.
    Denatran ou Detran deveriam prorrogar a validade das CNH ou conceder permissão especial para dirigir para as pessoas que estão aguardando a emissão do documento há meses.

    X

    xande32 Domingo, 04 de setembro de 2011, 23h13min

    Tambem estou passando por isso, dei entrada no mes de julho deste ano, fiz todos exames paguei as taxas, e até agora nada, liguei na auto escola e me informaram que o prazo poderia a chegar até 4 meses de espera.

    Isso é legal? o estado não tem que dar nenhuma satisfação?, pois não vejo nada de comentarios em jornais ou televisão. e como que a gente vai trabalhar se tivemos nosso direito cassado.

    Gostaria que algum advogado ou promotor intercedesse pelo coletivo, pois pelo que vejo são muitos os brasileiros prejudicados e sem respostas, pois nem prazo e nem um parecer por parte do governo nós temos.

    L

    Lígia Naves Terça, 01 de novembro de 2011, 7h38min

    Também não consigo renovar minha habilitação. Minha CNH FOI TIRADA EM 2001 e certamente veio com foto e mesmo assim esta CADASTRADA COMO PGU e impedida de ser renovada. Eu trabalho e estudo e preciso dirigir mas minha carteira está vencida desde de junho e não consigo renovar. Por favor, as pessoas que conseguiram renovar postem mensagens para ajudar os que ainda estão esperando. Tentei enviar o caso para a rede globo local mas não tive resposta.

    M

    Marcelo V.T. Quarta, 16 de novembro de 2011, 14h08min

    Comecei a renovar minha CNH (sem foto) em agosto de 2011, já estamos no meio de novembro e até agora ninguém sabe de nada, ao meu ver quando tiramos a foto, cadastramos as digitais, já estão num sistema. Mas, cnh sem foto tem que ser cadastrado no RENACH??? Que sistema é esse?? Até quando vou ficar andando a pé?? E se eu andar de carro e a policia me parar?? Posso recorrer da multa?? Isso só está complicando minha vida e o meu serviço...

    G

    gilvanio rodrigues lima Terça, 31 de janeiro de 2012, 15h27min

    resido em mg desde maio de 2011 renovei minha cnh antiga, fiz todos os procedimentos e no site do detran so mim informan que CNH FOI SOLICITADA, já faz 8 meses e nada de cnh chegar. Se alguem souber dar alguma informação útil, por favor.

    E

    Eliane Pereira_1 Terça, 13 de março de 2012, 17h18min

    Eu estou na mesma situação, entrei com processo de renovação em outubro/2011 e até o momento não recebi a minha habilitação. Alguém neste forum conseguiu?? O que devo fazer? Sou de Embu das Artes - SP.

    J

    Junior_Garcia Domingo, 22 de abril de 2012, 19h54min

    Pelo jeito nada ainda foi resolvido neste caso, pois acabei de ter a mesma notícia que vocês, fui renovar minha habilitação e tive a incrível notícia que terei que ficar sem dirigir por seis meses por uma burocracia interna do Detran, Denatran ou Ciretran. bom, caso alguém conheça alguma alternativa informe, pois ja não sei mais como agir.

    J

    José Martinez Sexta, 27 de julho de 2012, 14h03min

    Minha CNH antes desta renovação já era com foto, pois já havia feito o exame de direção defensiva e nesta renovação já se vão 6 meses de espera e nehuma resposta foi dada pelo Detran através do Ciretran de minha Cidade, Disk Detran, manifestos escritos ou pela sua Ouvidoria, o que caracteriza a incompetência destes meios. Os Orgãos de Defesa do Consumidor assumem serem incompetentes para estes casos, o Tribunal de pequenas causas não recebe este tipo de queixa...me foi sugerido entrar com um Mandado de Segurança contra este Órgão que se sente intocável e faz pouco caso dos danos morais e materiais causados a outrem. Talves uma ação judicial coletiva contra o órgão?? Obs: Há várias pessoas que conseguiram agilizar os processos contratando os serviços de despachantes na Capital que, segundo informam, tem penetração no Detran e conseguem fazer o processo andar, porém tem que arcar com uma despesa EXTRA... Isso é justo?? Pagar novamente para o Detran Fazer o que lhe é obrigação??

    J

    José Martinez Sexta, 27 de julho de 2012, 14h26min

    Acabo de receber mensagem da Ouvidoria do Detran, regularizando minha CNH. Espero que os demais cidadãos consigam com mais eficiência e sem tanto Stress.

    M

    Marcos Ojeda Domingo, 16 de setembro de 2012, 2h53min

    lAlguem já recebeu suas habilitações e quanto tempo demorou

    M

    Marcos Ojeda Domingo, 16 de setembro de 2012, 2h54min

    Começei renovar a minha e parece que o problema continua!

    R

    Rcardo Alves Terça, 15 de julho de 2014, 8h58min

    Fui renovar minha CNH.E não consegui, porque fiz meu agendamento pelo site do detran pe quis cancelar a observação que tem na minha carteira de atividade remunerada no detran. fui enformado que sou obrigado a ter essa observação na carteira.Até hoje to sendo constrangido pelos agentes de transito,porque o detran estar me obrigando a ter uma observação que não exerço. Já fui aprovado no exame médico o único que é obrigado a fazer para renovar a CNH e não quero atividade remunerada.O quê e isso regime ditador?.

    .

    ..ISS.... Terça, 15 de julho de 2014, 9h31min

    E o que isso implica para vc ter ou não a obs?