Respostas

15

  • 0
    T

    Thiago E. Sábado, 28 de novembro de 1998, 22h10min

    Sou estagiário no JEC de BH e não entendi sua pergunta... explique melhor... talvez até converse com o juiz por aqui.

  • 0
    L

    Leonardo Jacob Bertti Quarta, 02 de dezembro de 1998, 6h33min

    Entendendo que julgamento antecipado seja o mesmo que antecipação da tutela judicial:
    A antecipação da tutela em JEC é inadmissível e inapropriável tal medida uma vez que os trabalhos em tais juizado são celere.

    Por isso, acho difícil encontrar livros de renomado juristas afirmando a possibilidade da tutela antecipada em JEC.

  • 0
    G

    Geraldo Quarta, 02 de dezembro de 1998, 13h25min

    Prezado Colega.
    O artigo 51 da Lei 9.099/95 diz:- "Extingue-se o processo, além dos casos previstos em lei:-....". Quando alude ("além dos casos previstos em lei") recepciona a possibilidade de julgamento antecipado da lide, nos casos previstos no CPC, no que pertine ao julgamento conforme o estado do processo, destacando-se o julgamento antecipado da lide (art. 330 CPC).
    O artigo 23 da Lei dos juizados Especiais Civís e Criminais prevê o julgamento antecipado da lide, nos casos de revelia.
    O que poderia ser questionado sobre viabilidade desse julgamento, seria a ausência de tentativa de conciliação, pois, com o julgamento antecipado da lide, nem audiência haveria. Acontece que não só está previsto no artigo 2º da Lei, que o processo orientar-se-á pelos critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, ECONOMIA PROCESSUAL e CELERIDADE, como também sujere SEMPRE QUE POSSÍVEL a conciliação ou a transação.
    Não vejo, portanto, maiores dificuldades na viabilidade do julgamento antecipado da lide no Juizado Especial Civil.
    Saudações.

  • 0
    R

    Rodrigo Siqueira Cavalcante Quinta, 10 de dezembro de 1998, 4h42min

    Caro Leonardo,