como devo elaborar um acordo separação amigavel

Conversei com meu ex-companheiro e decidimos fazer um acordo onde ele se compromete em pagar parte das dividas adquiridas enquanto estavamos juntos e que como abandonou o lar ele me propos que deixaria todos o moveis comigo já que não quer entrar com açao pq ele decidiu voltar pra casa dos pais.. eu mesma posso elaborar um acordo onde especificarei todos os bens existentes e tudo que ele ja retirou e ainda tais parcelas que ele se comprometeu de pagar e daí registrar em cartorio junto com ele?? Ou necessito de um adv para redigir este documento ?? ele concordou em me ajudar com metade das dividas e não quer mais nenhum movel ou eletrodomestico , disse que me deixaria com tudo desde que eu não entrasse com nenhuma ação indenizatoria ou pensão .... como devo proceder??

Respostas

16

  • Piedro

    Piedro

    Estou na mesma situação, gostaria de saber como proceder uma separação amigável, posso redigi-la sozinho ou preciso de um advogado para assim fazê-la, esse acordo deverá ser homologado pelo Juiz, como fazer chegar até ele? alguem tem um modelo desse acordo e que possa me encaminhar? nb19692011@hotmail.com

  • Mateus_ad_hoc@hotmail.com

    Mateus_ad_hoc@hotmail.com

    Uma das funções mais importantes do advogado é redigir documentos que traduzam da melhor forma possível a vontade das pessoas e de acordo com a lei.

    Fazer por contra própria sem consultar advogado quase sempre conduz a arrependimento.

  • Maria Tereza Adv.

    Maria Tereza Adv.

    Se vc procurar um advogado para fazer o acordo e homologar em juizo, caso ele nao cumpra, vc pode executar e exigir o que acordou na justiça. Caso faça acordo entre vcs, nada lhe garante que ele cumpra.

  • VIUVA TRISTE

    VIUVA TRISTE

    fariamos o acordo com o advogado dele então ele me perguntou se reconhecemos em cartorio (tabelionato) ou no forum com 2 testemunhas, qual das 2 formas me garante q se ele não pagar o valor devido posso cobrar??

  • VIUVA TRISTE

    VIUVA TRISTE

    Quero saber como posso ficar tranquila que depois disso ele não vai querer tirar mais nada de casa??? Posso colocar neste acordo que ele abre mão dos outros bens e da casa(pois reformamos juntos,uma casa no terreno de minha mãe)

  • Mello Spena Advogado

    Mello Spena Advogado

    Prezados,
    Envie seu e-mail solicitando o modelo de Declaração de União Estável para
    atendimento@mellospena.com.br

    Att.,

    Viviane Mello Spena

  • VIUVA TRISTE

    VIUVA TRISTE

    devo listar os bens que ele deixar ou todos que estao na casa ou apenas colocar q ele esta deixando comigo pelo fato de eu continuar pagando as contas, ou seja ele nao retira nada e eu fico pagando tudo que falta,

  • Maria Tereza Adv.

    Maria Tereza Adv.

    Veja como o advogado constituido acha melhor, mas eu colocaria todos os bens e deixaria especificado o que cada um ficou com o que.

  • Mello Spena Advogado

    Mello Spena Advogado

    Lisiane,

    Em resposta á sua última mensagem, informo que o documento deve constar todos os bens do casal e como será a divisão destes e/ou o acordo firmado entre vocês.

    Att.,

    Viviane Mello Spena
    www.mellospena.com.br

  • VIUVA TRISTE

    VIUVA TRISTE

    na verdade ele retirou o que ja tinha antes de irmos morar junto...de dentro de casa não entreguei nada....
    ele acordou comigo o seguinte: ficaram 16parcelas e varios carnÊs
    entao ele quer dividir 8 parcelas comigo e eu assumo as outras 8 sozinha e mais todos os carnes em aberto...e tudo ficaria comigo e ninguem deve mais nada pra ninguem
    que vc acha ??? sei q vai ficar pesado pra mim mas tb vou ficar com tudo..estou sem saber se essa seria a melhor opção e se assim resolveria tudo sem me preocupar com alguma coisa q ele viesse pedir mais tarde

  • Maria Tereza Adv.

    Maria Tereza Adv.

    Na minha opiniao , eh um bom acordo, visto que ele poderia nao pagar nada que esta no seu nome e ainda exigir ate a divisao dos garfos e facas.

  • Priscila._

    Priscila._

    Gente uma dúvida, quando do divórcio consensual, se colocar a descrição de cada bem móvel na partilha, como fica o valor da causa, pode ser o valor simbólico de mil reais?