CONSIDERANDO O RITO ESPECIAL DA 9.099 ATÉ QUE MOMENTO SERIA POSSÍVEL ADITAMENTO DE PEDIDO?

Segundo o Enunciado nº 3 do III Encontro de Juízes de Juizados Especiais Cíveis e de Turmas Recursais de Angra dos Reis, mesmo eventual inépcia de inicial pode ser sanada até a abertura da audiência de instrução e julgamento.

Considerando que, no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis, geralmente, o primeiro contato do juiz com a peça inicial ocorre na abetura da AIJ, e que, a citação é procedida de ofício por serventuário, poderia haver aditamento unilateral antes da audiência de conciliação (que somente ocorrerá no início de novembro) já tendo havido citação?

Respostas

5

  • 0
    I

    isabel oliveira Sexta, 21 de setembro de 2001, 21h31min

    Oi Giancarlo,

    Sou estudante do 5º ano de Direito em minha cidade e , coincidentemente, me deparei com um questionamento parecido com esse na Assistência Judiciária onde estagio.

    Apesar de não poder contribuir para solucionar seu questionamento, na verdade vou me aproveitar dele para que você possa me ajudar ok?

    Numa ação de reparação de dano por ato ilícito ( acidente de trânsito) "A" acionou "B"(pessoa jurídica) e "C" condutor do veículo pertencente a mesma, requerendo em no corpo de seu pedido, além da citação destes, a intimação de "D" cujo veículo tabém se envolveu neste acidente. Em Sessão Conciliatória as partes (A,B e C) acordam na inclusão de "D" no polo passivo, tendo em vista que "B" e "C" alegaram que seu carro colidiu com o do autor por causa de "D". Autos conclusos o Juiz despachou:"Inclua-se já que todos concordam.Regularize-se." Ato contínuo "D" foi citado p/ SPC em 25/09/01 que poderá ser convolada para o mesmo dia em AIJ.

    Sabemos que, de acordo com a 9.099/95 não cabe qq tipo de intervenção de 3ºe, portanto, denunciação à lide.Sabemos tb ser permitido ao conciliador proceder como foi feito, mas é permitido o procedimento do Juiz?