Meu pai abriu uma caderneta de poupança Bradesco em meu nome em 13/10/1976, com depósito inicial de CR$50,00. Nunca mais se mexeu nisso. Gostaria de saber se ainda existe, como procurar, como obter maiores informações. Na agência Bradesco de minha cidade não me deram muita atenção, como se não existisse mais nada.

Respostas

    P

    Paulo Insfran Perciany Sábado, 11 de junho de 2011, 17h38min

    Notícia de 17 de Janeiro de 2002!

    BC abre prazo para correntista resgatar conta inativa
    O Banco Central informou ontem que os correntistas têm prazo até o dia 31 de dezembro deste ano para resgatar suas contas inativas. Os depósitos em 1,4 milhão de contas não recadastradas somam R$ 360 milhões. Após este prazo, o correntista não poderá mais reaver o dinheiro.

    Os clientes de bancos que se esqueceram de contas antigas, que não foram recadastradas, têm até o dia 31 de dezembro deste ano para reclamar os valores. Para isso, eles precisam encontrar algum documento que identifique o número da conta, a agência bancária e o nome do banco. Com esses dados é possível pesquisar se existe algum saldo na conta no próprio site do Banco Central ou ir diretamente à agência bancária.

    "Só o nome e o CPF não são suficientes", explicou o chefe do Departamento de Cadastro e Informações do Sistema Financeiro (Decad), do Banco Central, Sérgio Lima. Ele explicou que são justamente esses os
    dados que faltam nas contas e que, por isso, se o cliente não tiver alguma informação mais consistente será impossível localizar a conta no sistema financeiro.

    O prazo para a identificação dos correntistas já foi prorrogado pelo governo várias vezes, mas o BC tem como data final o mês de dezembro desse ano. "O prazo final está na Lei nº 9.814", disse Lima. O chefe do Decad informou que o dinheiro das contas não recadastradas já foi transferido para o Tesouro Nacional. Até o prazo dado, quem reclamar e provar que é o titular da conta terá o dinheiro de volta.

    O valor das 1,5 milhão de contas não recadastradas, que somavam R$ 460 milhões, foi transferido para o Tesouro Nacional em dezembro de 1997. De lá para cá, 117 mil contas foram identificadas, com cerca de R$ 100 milhões retornando ao bolso dos clientes. Restam ainda 1,4 milhão de contas com saldo total de R$ 360 milhões.

    O BC informou que o saldo médio das contas é de pequeno valor, não ultrapassando a R$ 300. O dinheiro que ficar no Tesouro Nacional a partir do prazo final será usado pelo governo para a reforma agrária e no apoio à pequenas e médias empresas via Fundo de Garantia para a Promoção da Competitividade.

    :

    R

    Rech Sexta, 17 de junho de 2011, 1h52min

    Bem, em 1994, minha vó fez uma conta poupança na caixa economica estadual para mim, o ultimo movimento foi em 1996, depois disso ela nao mexeu mais. eu tenho extratos que comprovam a existencia da conta, tenho a senha, o numero da conta, enfim, tenho todos os dados possiveis. Teria como resgatar esse dinheiro com todo o rendimento de juros existentes ao longo desses anos? Ou pelo menos retirar esse dinheiro aplicado?

  • -4
    D

    Desalvador Domingo, 18 de setembro de 2011, 23h17min

    Encontrei uma poupanca aberta por meu avo e em nome de minha mae, que eh viva, na caixa economica federal de sao paulo em 1939. Eu gostaria de pedir ajuda ao associados para que me orientem em que banco eu devo consultar, pois nao encontro na internet qual banco sucedeu a caixa fedeal de sao paulo. Pelo que vejo na caderneta original, foinfeito um deposito de 90 mil reis em 1939 e posteriormente alguns depositos. Fico grato pelo ajuda. Ou seria melhor eu contratar um advogado? Alguem saberia converter esses valores para os dias atuais?

    D

    DICAÇADOR Quinta, 22 de setembro de 2011, 23h08min

    Minha mae abriu uma conta poupança na associaçoa de poupança e emprestimos de santa catarina (apesc). O ultimo deposito foi em02/03/1984 e desde entao ela nao movimentou a conta nem taopouco resgatou.
    Ela tem direito ao resgate desses valores? Se tem, a quem ela deve procurar ja que a apesc nao existe mais. Por favor nos oriente como proceder pois temos a cadeneta que comprova os depositos so nao sabemos por onde começar.
    Obrigado

    F

    Ferrão Quarta, 09 de novembro de 2011, 16h36min

    tenho uma caderneta de poupança antiga como recuperar minha caderneta porque para o banco esta como fechada e da caixa economica federal

    R

    [email protected] Quarta, 16 de novembro de 2011, 4h14min

    O que se tem que observar primeiramente é de quem pertencia a conta, e se a mesma já faleceu. Nesse caso, quem tem poderes para realizar atos em nome do de cujus é o inventariante que responde pelo espólio em Ação de Inventário. Se não houve ainda inventário, tem que assim proceder.

    Daí, quem tiver dados mínimos como Agencia, Conta, CPF, e Extrato, o ideal é inicialmente fazer um requerimento administrativo diretamente a Agência. Se o Banco nada fizer, deve-se fazer uma Reclamaçao junto ao Banco Central, e se ainda assim, nada adiantar, procurar um Advogado e entrar com uma Ação de Exibição de Documentos, que assim o Banco fica obrigado a informar.

    Deve ser ressaltado que o valor só perderá a qualidade de herança se forem obedecidos requisitos de Lei destacado no Código Civil (Herança Jacente), senão, ainda pode-se requerer tranquilamente.

    Deve-se também ressaltar que quem tinha conta antiga, na época dos planos Collor, Bresser e verão (1987 a 1990) ainda dá pra recuperar as perdas, acessar o site do IDEC.

    R.Sade
    Brasília/DF

    D

    Dr. Silvio José Sampaio Júnior Segunda, 18 de junho de 2012, 18h47min

    Prezados

    Caso seja uma caderneta de poupança antiga, não há prazo limite para reclamar.
    A ação é imprescritível.
    Ajuizei em 2009 uma ação de prestação de contas, exigindo que o banco prestasse contas de uma caderneta de poupança aberta em 1959, quando do nascimento do cliente.
    Naquela época era comum presentear o recém nascido com uma conta poupança.
    Só havia um deposito de Cr$ 300,00 (trezentos cruzeiros).
    O banco foi condenado a devolver o valor corrigido.
    A contadoria judicial apurou que o valor atualizado é de 20 mil reais.
    Nada mal para um documento que estava jogado nos fundos de uma gaveta.

    Silvio Sampaio
    www.silviosampaio.adv.br
    [email protected]

    G

    gilson Segunda, 02 de julho de 2012, 20h22min

    Senhores,eu tenho uma poupança e um valor razoável depositado, se acontecer alguma coisa comigo,o que acontecerá com essa importância? não sou casado e moro com minha mãe e irmãos. O que devo fazer para que eles ,em caso de fatalidade ,fiquem com esse dinheiro?

    V

    Vanderlei Sasso Segunda, 02 de julho de 2012, 21h07min

    Comentário apagado pelo usuário

    V

    Vanderlei Sasso Segunda, 02 de julho de 2012, 21h13min

    Comentário apagado pelo usuário

    D

    Deusdedit Rodrigues Quarta, 04 de julho de 2012, 23h26min

    meu pai abriu uma poupança no banco bradesco em reriutaba ceara
    mas perdeu os papel com o numero da conta
    o nome dele [...]
    eu queria saber se tem como descobrr o numero dessa conta

    M

    Mª Luiza Quinta, 27 de setembro de 2012, 15h12min

    Boa tarde!!!

    Alguém tem mais dicas a respeito do fundamento legal para ajuizar ação nesse sentido??
    Qual se tem a caderneta há mais de 50 anos sem movimentação...

    Obrigada.

    P

    Patricia Motta Segunda, 25 de agosto de 2014, 19h55min

    MEU PAI FEZ UMA COMTA POUPANSA NO BANCO DO BRADESCO EM 1988 PRA MIM RETIRAR O DINHEIRO SO DEPOIS DOS 18 ANOS E AGORA QUE FUI ATRAZ ME INFORMARAM NO BANCO QUE A MINHA CONTA ESTA ENEXISTENTE POR CAUSA DA INFLASAO OU SEJA QUE QUE O GOVERNO FICOU COM MEU DINHEIRO.TEM ALGUMA COISA QUE POSSO FAZER PARA RECUPERAR ESSE DINHEIRO?

    J

    josiane cleine Segunda, 24 de novembro de 2014, 8h43min

    EU TENHO UMA CARDENETA DA POUPANÇA DE 1993 QUE EU E MAIS 22 CRIANÇAS FORAM PRESENTEADAS PELA COCA-COLA QUANDO NASCEMOS. E SO PODERIA-MOS PEGAR QUANDO ESTIVESSEM TODOS MAIORES DE IDADE. ELA ERA DO BANCO NACIONAL, ESSAS CONTAS FORAM TRANSFERIDAS PRA ALGUM LUGAR? ELA AINDA EXISTE?

    O

    otavio luiz da cruz Sexta, 18 de setembro de 2015, 20h09min

    tenho em aberta uma antiga de uns 10 anos, queria saber se existe ainda

    Tania Marcia Oliver

    Tania Marcia Oliver Quinta, 05 de maio de 2016, 18h21min

    eu ti e uma poupança que por falta de saldo foi cancelada fechada pela caixa , eu queria saber se eu tiver o numero dessa antiga conta eu consiga ter algum documentoque prove que a mesma ja me pertenceu?

    G

    geneval gomes fonseca Quinta, 12 de janeiro de 2017, 22h13min

    na minha casa somos tres que tem conta poupança antiga na caixa , ja estivemos la diversas vezes , mas nunca foi sucedido , eu e minha irma era menor de idade na epoca ,tem como recuperar esse dinheiro , ?contas de 89 e 90 , temos recibos dos valore depositados !