Caixa não informa motivo para não financiar imóvel

Edcleyson Souza perguntou Terça, 14 de junho de 2011, 10h28min

Tentei financiar um imóvel pela Caixa econômica mas a mesma me negou o financiamento sem motivos aparentes. Minha renda era compatível com o valor da finciamento, tanto que pelos cálculos do banco poderia financiar aproximadamenrte 35.000,00, mas precisa apenas de 33.000,00 e o motivo para me negarem é que não atingi a pontuação mínima para análise de risco. Adianto que NUNCA tive o meu nome nagativado em nenhum orgão de proteção ao crédito, não tive e nem tenho qualquer empréstimos em meu nome ou qualquer dívida que por ventira justificasse a negação. Sei que o banco não é obrigado a me emprestar o dinheiro, mas daí me nagar sem uma justificativa plausível, é revoltante. Gostaria de saber se o banco pode se negar a informar o real motivo do não financiamento, pois ao meu ver, a pontuação da analise de risco é a penas o resultado da análise e não a justificativa. E tem mais: Como poderei corrigir supostos problemas financeiros a fim de tentar outro finciamento se a caixa não me informa qual o problema? Posso processar a caixa por danos morais?

Respostas

5

• WEBER FERNANDO SANTANA

WEBER FERNANDO SANTANA

É a famosa lista negra ... que as instituições possuem, mas negam perante a sociedade ou juízo.

Vc provavelmente, moveu alguma processo contra a CEF no passado (revisões de FGTS, de benefícios ou cobranças indevidas) ou contra algum banco.

Essa lista negra possui, é real e todos os bancos tem acesso. É o mercado negro de informações cadastrais.

• Guaracy Mendonça

Guaracy Mendonça

Ontem fui com minha esposa acompanhar a prima dela para saber informações sobre a negativa do empréstimo do financiamento do apartamento novo que ela está tentando financiar. A CAIXA simplesmente disse que não foi aprovado por não ter atingido a nota necessária e não informaram o motivo de não atingir essa tal "nota".
    Reitero a pergunta Edcleyson Souza, pode-se mover um processo por danos morais pela discriminação ou preconceito?

• O pensador

O pensador

Recomendo constituir advogado para análise do caso concreto.

Entendo que o referido banco, tem a obrigação de justificar a negativa. Baseio meu entendimento no fim social a que se destinam os financiamentos imobiliários, suplantando quaisquer alegações de interesses privados. Entendo também ser possível pleitear em juízo para que o banco justifique a negativa, sob pena de multa diária e, a depender do desenlace seria talvez possível pleitear reparação moral.

Saudações,

• Linha Direta do Consumidor

Linha Direta do Consumidor

O banco é obrigado a fornecer quaisquer dados de sua pessoa. Faça uma notificação. Caso não atendam faça o pedido judicial.

www.linhadiretadoconsumidor.com

• João Morais

João Morais

Nenhum banco poder negar financiamento por motivo de débitos ocorrido há mais de 5 anos. Se isso acontentecer vc pode processar a instituição por danos morais.
    Veja este link sobre a decisão da justiça.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_geral/cef-nao-pode-negar-credito-baseado-em-informacoes-com-mais-de-5-anos