Tentei financiar um imóvel pela Caixa econômica mas a mesma me negou o financiamento sem motivos aparentes. Minha renda era compatível com o valor da finciamento, tanto que pelos cálculos do banco poderia financiar aproximadamenrte 35.000,00, mas precisa apenas de 33.000,00 e o motivo para me negarem é que não atingi a pontuação mínima para análise de risco. Adianto que NUNCA tive o meu nome nagativado em nenhum orgão de proteção ao crédito, não tive e nem tenho qualquer empréstimos em meu nome ou qualquer dívida que por ventira justificasse a negação. Sei que o banco não é obrigado a me emprestar o dinheiro, mas daí me nagar sem uma justificativa plausível, é revoltante. Gostaria de saber se o banco pode se negar a informar o real motivo do não financiamento, pois ao meu ver, a pontuação da analise de risco é a penas o resultado da análise e não a justificativa. E tem mais: Como poderei corrigir supostos problemas financeiros a fim de tentar outro finciamento se a caixa não me informa qual o problema? Posso processar a caixa por danos morais?

Respostas

8

  • 0
    W

    WEBER FERNANDO SANTANA Quinta, 23 de junho de 2011, 21h25min

    É a famosa lista negra ... que as instituições possuem, mas negam perante a sociedade ou juízo.

    Vc provavelmente, moveu alguma processo contra a CEF no passado (revisões de FGTS, de benefícios ou cobranças indevidas) ou contra algum banco.

    Essa lista negra possui, é real e todos os bancos tem acesso. É o mercado negro de informações cadastrais.

  • 0
    G

    Guaracy Mendonça Terça, 08 de novembro de 2011, 9h48min

    Ontem fui com minha esposa acompanhar a prima dela para saber informações sobre a negativa do empréstimo do financiamento do apartamento novo que ela está tentando financiar. A CAIXA simplesmente disse que não foi aprovado por não ter atingido a nota necessária e não informaram o motivo de não atingir essa tal "nota".
    Reitero a pergunta Edcleyson Souza, pode-se mover um processo por danos morais pela discriminação ou preconceito?

  • 0
    O

    O pensador Terça, 08 de novembro de 2011, 10h13min

    Recomendo constituir advogado para análise do caso concreto.

    Entendo que o referido banco, tem a obrigação de justificar a negativa. Baseio meu entendimento no fim social a que se destinam os financiamentos imobiliários, suplantando quaisquer alegações de interesses privados. Entendo também ser possível pleitear em juízo para que o banco justifique a negativa, sob pena de multa diária e, a depender do desenlace seria talvez possível pleitear reparação moral.

    Saudações,

  • 0
    L

    Linha Direta do Consumidor Terça, 08 de novembro de 2011, 15h45min

    O banco é obrigado a fornecer quaisquer dados de sua pessoa. Faça uma notificação. Caso não atendam faça o pedido judicial.


    www.linhadiretadoconsumidor.com

  • 0
    J

    João Morais Sexta, 23 de novembro de 2012, 23h56min

    Nenhum banco poder negar financiamento por motivo de débitos ocorrido há mais de 5 anos. Se isso acontentecer vc pode processar a instituição por danos morais.
    Veja este link sobre a decisão da justiça.

    http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_geral/cef-nao-pode-negar-credito-baseado-em-informacoes-com-mais-de-5-anos

  • 0
    G

    gilvan sinesio da silva Segunda, 12 de janeiro de 2015, 21h10min

    olá mimha esposa tinha restrição no spc serasa mais antes de tentar um financiamemto de um imovel pela caixa quitou todos os debitos com 30 dias depois foi negado o credito mais a caixa não informa o verdadeiro motivo da negativa oque devo fazer ?

  • 0
    Marcus Cesar de Oliveira

    Marcus Cesar de Oliveira Sábado, 01 de agosto de 2015, 12h09min

    Procurei uma agência da CAIXA e após avaliação do gerente meu crédito era ótimo, uma vez que possuo poupança, 12 anos conta movimentada na agência e que o empréstimo era certo. No entanto a 02 ano atrás o FIES E comecei a realizar o pagamento, mas existiam 4 parcelas em aberto de R$250,00. Eu nunca foi cobrado ou recebi os boletos. Porém efetuei os pagamentos imediatamente. Agora o empréstimo foi negado por este fato que na verdade não foi um erro de minha parte. O representante da caixa apenas alegou que não atingi a pontuação necessária pelo fato destas parcelas do FIES. Já tive outro financiamento da CAIXA e o liquidei antecipadamente. Acredito que foi negado devido a situação econômica do pais. A farra de "Easy Money" acabou. Mais uma surprezinha do PT.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região