Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Wilmar A. Ibers
    14/06/2011 13:57

Meu pai faleceu fazem tres meses, ele mantinha uma c/c no banco do brasil na qual recebia sua aposentadoria, e tambem mantinha um emprestimo consignado inss nessa conta. Quando ele faleceu eu como inventariante procurei a agencia do bb para encerrar a conta com o atestado de obito e o cartao dele. Fui informado pelo sub-gerente que eu seria obrigado a quitar o emprestimo senao nao poderia encerar a conta do meu pai, me informou tambem que se nao fosse quitado o banco se habilitaria no inventario como herdeiro para pagamento de tal empretimo. Sendo assim como não sabia do direito tive que ajuntar o valor de todas as prestaçoes que faltavam e pagar. Quando fiz isso encerraram a conta, pois bem. Depois de passar um tempo fui pesquisar sobre direitos e leis para tal emprestimo consignado e descobri a lei 1.046 de 02 de janeiro de 1950 em seu artgo 16 diz o seguinte:"Ocorrido o falecimento do consignante , fica extinta a divida do emprestimo feito mediante simples garantia de consignaçao em folha". entao, requeri o valor de volta e a copia integral do contrato do emprestimo consignado que meu pai mantinha com o bb. Esse requerimento foi carimbado dia 06/05/2011 na agencia que mantinha a conta. Sendo assim como quase todo reuerimento esperei um prazo de 30 dias e em 06/06/2011 fui ate a agencia conferir a resposta do requerimento que fiz, e fui informado apenas de "boca" que seria negado pelo banco, entao exigi uma resposta escrita e eles falaram entao que era para mim passar de tempo em tempo para ver se ja teria pronta a resposta. Sendo assim liguei para a ouvidoria do banco bb e me disseram que as respostas para requerimentos seriam de 5 dias uteis, e nada mais poderiam me passar por telefone. Entao fui ate a agencia do bb novamente para saber da resposta e eles simplesmente me ignoram dizendo que e para passar na proxima semana. Gostaria de saber de verdade qual o prazo para resposta do banco, e se e de cinco dias o que devo fazer para conseguir essa resposta escrita? E tambem depois de receber a resposta sendo negativa para devoluçao do valor qual procedimento legal para ressarcimento desse valor e se cabe danos morais e materias sobre esse caso?

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS