Boa tarde,

Como eu estou começando minha vida como advogada agora, eu gpstaria muito de saber a forma correta para eu cobrar de meus clientes.

No caso estou com 2 casos novos. Um pelo JEC e outro pela Justiça Comum. Como eu devo cobrar desde o início?

No caso, nao faz diferença se é jec, justiça comum, justiça federal ne?

O cliente vem e explica a situaçao dele.. daí eu aceitando pegar o caso, eu posso cobrar a partir do momento que começo a trabalhar em seu caso. Ou seja, eu poderia cobrar um valor para distribuir a petiçao dele? Quanto ,mais ou menos é um valor justo?

Vou dar um exemplo.. vamos dizer que eu cobre 50,00 para elaborar a petiçao e distribuir.. Após isso como devo cobrar? Somente cobro ao final da açao os honorarios de 20% ou alem disso posso cobrar durante o processo? Os honorários posso cobrar até 30% em qualquer caso da area cível?

Nao queri ser injusta, mas tambem quero receber o que é meu por direito.

Estou com 3 açoes em maos e em todas as 3 eu nao cobrei NADA até agora, nem passagem, nem cópias, NADA. Somente estou cobrando 20 % da sentença.

Preciso de orientação de advogados mais experientes.

Desde já agradeço.

Att

Respostas

28

  • 0
    J

    Julianna Segunda, 04 de julho de 2011, 13h59min

    Carla

    Cada advogado sabe quanto vale seu trabalho, e a Tabela da OAB é para referência, do valor mínimo que se cobra por cada trabalho, não é uma regra.
    O correto, após analisar o caso do cliente, vc já estipular um valor X que cobrará para representá-lo e ao final da ação, uma porcentagem do que ele ganhar, é a chamada vantagem auferida.
    Claro que nem todos os casos a pessoa tem algo pra receber.
    O que a maioria dos advogados cobra, é 20% do valor da causa, no final, se houver vitória.
    Por tanto, antes de dizer se vc vai pegar ou não, o correto é analisar a documentação, fazer algumas pesquisas, conversar com o cliente, pra ter uma idéia se o caso será fácil, ou exigirá de vc mais esforço.