Respostas

10

  • Adriana M Araujo

    Adriana M Araujo

    Ola Rita,

    Há uma lei sim, mas são dois períodos em horários distintos de 30 min cada por dia até o 6° mes...mas vc pode combinar com a empresa de unir os 2 períodos...Lei:

    Decreto-Lei nº 70/2000 de 04-05-2000

    ANEXO

    CAPÍTULO III - Protecção ao trabalho

    ----------

    Artigo 14.º - Dispensas para consultas e amamentação



    1 - As trabalhadoras grávidas têm direito a dispensa de trabalho para se deslocarem a consultas pré-natais pelo tempo e número de vezes necessários e justificados.
    2 - A mãe que, comprovadamente, amamenta o filho tem direito a ser dispensada em cada dia de trabalho por dois períodos distintos de duração máxima de uma hora para o cumprimento dessa missão, durante todo o tempo que durar a amamentação.
    3 - No caso de não haver lugar a amamentação, a mãe ou o pai trabalhador tem direito, por decisão conjunta, à dispensa referida no número anterior para aleitação até o filho perfazer um ano.
    4 - No caso de trabalho a tempo parcial, a duração das dispensas referidas nos números anteriores será reduzida na proporção do período normal de trabalho desempenhado.
    5 - O direito à dispensa do trabalho nos termos do presente artigo efectiva-se sem perda de remuneração e de quaisquer regalias.

  • Rafael F Solano

    Rafael F Solano

    Cleiziane, se vc tem atestado de 15 dias para amamentar, ia sair mais cedo para quê???????

    Vc quer dar a volta no empregador e gozar do mesmo direito 2 VEZES??!!!!!

  • Paloma Bauer

    Paloma Bauer

    Rafael. [...] Leia a lei que defenda a amamentação, ninguém quer tirar aproveito da situação.
    A amamentadora tem direto de 30min diários até o bebe completar 6 meses, mesmo que tenha gozado de 15 dias extras.

    [...]

  • Ruana Sales

    Ruana Sales

    Oi,
    Ainda amamento, mas largar cedo não adiantaria, pois meu emprego fica em outra cidade diferente da que eu moro, chegaria muito tarde do mesmo jeito. Posso trocar as horas que sairia mais cedo por folga?

  • Patricia Pedrosa

    Patricia Pedrosa

    Mas na lei não fala que seria somente até o 6 mês...se eu continuar amamentando e tiver um atestado do pediatra tenho direito a esses intervalos para amamentação?

LIVRARIA JUS NAVIGANDI