Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. ALEX LANGE
    14/07/2011 17:06

GOSTARIA DE SABER SE MEU CARRO É EXTENSÃO DE MEU LAR. CASO SEJA PARADO EM UMA BLITZ POLICIAL E PEDIREM PARA EU DESCER, POSSO ME RECUSAR A DESCER DO MEU CARRO SENDO ESTE A EXTENSÃO DE MEU LAR OU ISSO É UMA MENTIRA QUE CONTARAM A ANOS ATRÁS?
    OBRIGADO!!!!!
  2. ISS
    14/07/2011 17:32

Usuário suspenso

Carro não e nunca será extensão de sua casa.

CF Art. 5º. ...
    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;...

É a chamada inviolabilidade de domicílio. Aqui a Constituição impõe limites à atuação do Estado, garantindo aos indivíduos um espaço físico e espiritual para que exerçam plenamente sua capacidade de autodeterminação. Considera-se, pois, domicílio todo local, delimitado e separado, que alguém ocupa com exclusividade, a qualquer título, inclusive profissionalmente.
    Vejamos alguns conceitos essenciais:

• Casa – é o lugar onde uma pessoa viva ou trabalhe (neste caso, não aberto ao público), reservado a sua intimidade e a sua vida privada. De acordo com a nossa legislação infraconstitucional (Código Penal), o termo compreende qualquer compartimento habitado, aposento ocupado de habitação coletiva e compartimento não aberto ao público onde alguém exerça sua profissão ou atividade (Art. 150, § 4 CP). Portanto, é o compartimento onde alguém viva ou trabalhe, incluindo o barraco da favela, o quarto de pensão e o armazém não aberto ao público onde alguém exerça sua profissão.
    • O Código Penal (Art. 150, § 5) diz o que NÃO É CASA:
    a) Hospedaria, estalagem ou qualquer habitação coletiva, enquanto aberta ao público (se estiver ocupado é considerado casa);
    b) Taverna, casa de jogo e outras do mesmo gênero.
    Observação: automóvel só será considerado domicílio se estiver destinado a atividade profissional. Exemplo: o veículo tipo furgão que vende lanches, enquanto parado e servindo ao fim para que presta é domicílio. Se estiver em deslocamento esse mesmo veículo não é considerado domicílio.
    Vou mais longe seria considerado como residencia um veic tipo Trailer.
  3. polar2
    14/07/2011 17:35

1º de abril!
  4. ISS
    14/07/2011 17:39

Usuário suspenso

è, quem sabe!
  5. polar2
    14/07/2011 17:39

anos atrás, precisamente em 2001, militei na defesa de um cidadão que ao parado em blitz utilizou-se da tal artificio e conduzido a delegacia foi autuado em flagrante por desacato. Resultado: na época pagou cestas básicas.
  6. polar2
    14/07/2011 17:40

ISS, verdade quem sabe! rsrsrsrsrsrs
  7. ISS
    14/07/2011 17:41

Usuário suspenso

Polar ta ai?
  8. polar2
    14/07/2011 21:33

agora estou.. rsrsrsrsrs....

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS