Trabalhei em uma empresa de terceirizaçao de promotores para outras empresas e nessa empresa eu prestava serviço de promotora de vendas para uma empresa de grande porte no segmento de produtos alimenticios, trabalhei durante 1 ano e 5 meses , aí a empresa de produtos alimenticios resolveu deixar de ser cliente dessa empresa de terceirizaçao de serviços , sendo que levaram todos os promotores para trabalhar diretamente com eles, inclusive eu,bem quando passou 3 meses e terminou o contrato de experiencia ,me demitiram , ai fui tentar receber o seguro desemprego referente a empresa de terceirizaçao pois so tinha passado 90 dias e o prazo para requerer o seguro é de 120 dias , já que eu nao teria direito a receber o seguro referente ao tempo trabalhado na empresa de produtos alimenticios , pois foi termino de contrato.Náo consegui receber pois a empresa de produtos alimenticios fez um erro na minha carteira de trabalho, aconteceu o seguinte : Na empresa de terceirizaçao trabalhei de 04/07/2008 á 02/12/2009 (data da demissao) e por um erro de comunicaçáo entre as duas empresas , a empresa de produtos alimentícios me admitiu no dia 26/11/2009, e por isso nao consegui receber meu seguro desemprego... agora minha pergunta é o seguinte: Posso mover alguma açao contra essa empresa ( PRODUTOS ALIMENTICIOS) já que me prejudicaram e me causaram vários transtornos financeiros que até hj nao consegui solucionar, me senti prejudicada... pois como pode exercer o mesmo trabalho a mesma funçao cumprido o mesmo horário e nos mesmos locais ( pois eu visitava 9 lojas) , e ser admitida antes de ser demitida?? Tudo bem que eram empresas diferentes mas a funçao e o horario eram os mesmos . Me senti lesada .. servi a esta empresa por 2 anos e sai sem nem um seguro desemprego ... me senti lesada e isso acarretou pra mim varios transtornos . Gostaria de saber se estou correta ou equivocada... eles poderiam ter feito isso ? Quando fui pedir para arrumarem a minha carteira eles se negaram , alegaram que tem gente que trabalha em 2 empresas ... o que naum era meu caso .... eles erraram e nao quiseram consertar o erro. Se alguem puder esclarecer as minhas duvidas ficarei muito grata ..

Respostas

    A

    Adriana M Araujo Quinta, 21 de julho de 2011, 8h15min

    Ola Miriam, a empresa tem a obrigação de retificar sua carteira e demais documentos, se entendi bem sua queixa, vc foi rescindida da 1ª empresa e da 2ª foi término de contrato de experiencia? SE for assim vc não teria direito ao seguro da 1ª empresa pq a 2ª te demitiu em contrato de experiencia era preciso sem justa causa e ainda se atente pois segundo as leis brasileiras, o trabalhador tem até dois anos, contados a partir do término do contrato de trabalho, incluindo o período de aviso prévio, para requerer os direitos na Justiça.

    M

    Mquedas Sexta, 22 de julho de 2011, 2h38min

    Sim Adriana , eu iria requere o seguro desemprego referenta a 1º empresa , pois ainda estava no prazo para receber , pois da 2º eu nao teria direito pois foi termino de contrato.... mas da primeira ainda estava no prazo pois náo havia se passado 120 dias e nao pude receber pq a 2º empresa me registrou em 26/11 e a primeira me demitiu em 02/12 ai a data ficou bagunçada ... e por isso nao consegui receber ... agora eu gostaria de saber se eu teria direito ao seguro e se posso mover alguma açao por nao ter recebido o seguro devido ao erro da empresa , vc puder esclarecer a minha duvia ficarei muito grata ... pois isso me prejudicou muito na época e me causou muitos problemas que ate hj nao consegui resolver ... e tem mais um agravante ... eles me tiraram da primeira empresa , erraram minha carteira , e eu nao pude voltar a trabalhar na primeira porque eles so pegam funcionarios de volta depois de 6 meses ... quer dizer fiquei de máos abanando sem eira nem beira cheia de dívidas .

    A

    Adriana M Araujo Sexta, 22 de julho de 2011, 8h53min

    Miriam, exija da empresa e do RH a retificação de sua admissão, mas lembrando que para requerer o seguro desemprego da 1ª empresa vc teria que estar desempregada durante o recebimento de todas as parcelas, e com o comprovante da retificação e a carteira acertada vc pode pedir na justiça um alvará de liberação para receber o seguro já que o prazo passou mas por erro da 2ª empresa...

    M

    Mquedas Sexta, 16 de setembro de 2011, 2h01min

    Adriana ... Bom dia .. Será que vc poderia me esclarecer mais uma dúvida?? Será que posso entrar nas pequenas causas com uma açao contra essa empresa por perdas e danos , já que durante quase 3 anos servi a mesma empresa e quando fui demitida por causa do erro deles fiquei sem o seguro desemprego , o que me ocasionou varias dividas que ate hj naum consegui pagar, pois fiquei desempregada por 7 meses sem ter como pagar as minhas dívidas uma vez que se eles tivessem arrumado minha carteira eu teria recebido o seguro da 1ª empresa... será que posso pedir uma indenizaçáo pelos transtornos causados? pois me senti usada sabe , tiver que me virar com pesquisas para poder me manter ate entrar no emprego que estou hj .... será que vc poderia me esclarecer mais essa duvida ?? obrigada

    A

    Adriana M Araujo Sexta, 16 de setembro de 2011, 9h37min

    Mirian, o erro foi da empresa e esta não a orientou resultando em perda de seus beneficios, vc pode sim entrar com uma ação.

    M

    Mquedas Sábado, 17 de setembro de 2011, 0h45min

    Muito obrigada