Eu me chamo SANZIO e gostaria de saber se tenho chance de trocar o meu nome, muitas vezes as pessoas não entendem o meu nome e me chamam de SANCHU, SÉRGIO, SANDRO etc.. Alguns fazem até piadas com meu nome por ex. SANSAO, SAZON, SONSO etc.. E isso é ruim demais, eu me sinto totalmente baixo astral, nao tenho confiança.Toda vez q falo com alguem no telefone q nao sabe o meu nome e me perguntam eu tenho q repetir demasiada vezes e até soletrar, to de saco cheio. Gostaria de informar quais chances eu tenho se são poucas ou muitas.Aguardo respostas.

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 26 de julho de 2011, 17h01min

    SANZIO, BOA TARDE.

    Certamente seu prenome é juridicamente constrangedor, podendo ser substituido por outro. Recentemente alterei o prenome Wimmermann para Guilherme, o que trouxe muita felicidade para o cliente. Bom, será necessário constituir um advogado para ajuizar uma Ação de Retificação de Registro Civil. Quanto aos documentos, providencie 2a. via atualizada do seu registro civil (com validade de 30 dias), mais certidões de protesto civil, criminal, trabalhista, eleitoral, federal. Este processo leverá de de 1 a 4 meses para julgamento e os honorários podem ser vistos nas tabelas divulgadas nos sites da OAB de cada Estado (por ex.: www.oabsp.org.br, www.oab-sc.org.br etc).

    Atenciosamente
    Herbert C. Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com

    S

    Sanzio Quarta, 27 de julho de 2011, 13h21min

    Herbert, Boa tarde!

    Já marquei com um advogado para conversarmos sobre o assunto, agora espero ter sucesso na mudança de nome. Muito obrigado pela informações. Creio com a mudança do meu prenome ficarei confiante e nao vou ter ciúme da minha namorada q acha meu nome feio também.

    J

    Julianna Quarta, 27 de julho de 2011, 14h11min

    Ai Arthur.....ela só acha seu NOME feio, não vc!
    Mas cá pra nós, onde as mães buscam inspiração na hora de escolher os nomes dos filhos!?
    Acho que por ser uma coisa tão íntima, pessoal, deveria até os 18 anos, o nome ser temporário, podendo o dono a qualquer tempo depois disso, mudá-lo.
    Abraços**

    S

    Sanzio Quarta, 27 de julho de 2011, 16h57min

    Ola Julianna!

    Na verdade foi a irma do meu pai q sugeriu essa MERDA!
    Minha vontade é de chingar ela tanto, e tanto. Ela colocou o nome dos filhos dela de DANIEL E ADRIANE e o meu sugere esse nome rídiculo, é muita sacanagem!!! mas o grande CULPADO é o meu pai q aceitou. Abarços

    N

    NERCI Sábado, 20 de agosto de 2011, 13h06min

    Meu caso é o seguinte tenho um nome ridículo, tenho trauma disso nem na aula eu não gostava de ir,por causa da hora da chamada, já sabia que ia ser motivo de chacota.Mas emfim hoje tenho 25 anos, e aos meu 18 anos fui pego com uma arma, fui preso paguei serviço comunitário e por final fiz meu pedido de reabilitação na justiça. e oque eu queria saber, se mesmo com esse processo que eu respondi consigo trocar meu nome.

    G

    Giorgio Zanetti Sábado, 20 de agosto de 2011, 13h47min

    Sanzio: Nome de família veneziana muito antiga e nobre. Sanzio se propagou em diversas regiões da Itália, donos de grandes quantidades de terra.
    É um nome muito muito raro, nome derivado do medieval Sanctius que deriva do nome Sanctus, se originou em 1400. Seu significado é: o que é sagrado, venerado, dedicado à Deus, beato.
    Santos ligados ao nome Sanzio: Sanzio Santo, martirizado em Lion, sob o domínio de Marc'Aurelio/ Sanzio Santino Vescovo/Sanzio Santina martir em Alessandria.
    Pessoas famosas: Rafael Sanzio (em italiano Raffaello Sanzio; Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Também é conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello de Urbino ou Rafael Sanzio de Urbino.
    Urbino era então capital do ducado do mesmo nome e seu pai, Giovanni Santi, pintor de poucos méritos mas homem culto e bem relacionado na corte do duque Federico da Montefeltro. Transmitiu ao filho, de precoce talento, o amor pela pintura e as primeiras lições do ofício. O duque, personificação do ideal renascentista do príncipe culto, encorajara todas as formas artísticas e transformara Urbino em centro cultural, a que foram atraídos homens como Donato Bramante, Piero della Francesca e Leone Battista Alberti.
    Portanto meu caro Sanzio, você deveria estar orgulhoso do nome que tem, é muito bonito! As outras pessoas por ignorarem ou não serem capazes de pronunciá-lo é que teem problemas e não você. =-))

    S

    Sanzio Sexta, 26 de agosto de 2011, 15h34min

    Blz Giorgio

    Bacana o siguinificado do meu nome, muito obrigado pela atenção em participar do assunto. Tava pensando bem, meu nome nao ta me incomodando tanto igual imcomodava antes, mas pretendo incluir um nome COMUM na frente pra facilitar para o pessoal, por ex. Otavio, Arthur etc... Nomes q eu gosto.

    F

    Francisco Eugenio Quinta, 08 de setembro de 2011, 16h56min

    Colega e Dr. Herbert C. Turbuk. Nunca fiz um processo de alteração de sobrenome e agora apareceu um conhecido que me pediu. Ele foi registrado, com erro, pelo cartório de outro Estado, como Sousa e o correto é Souza, pois o pai dele tem esse sobrenome escrito com Z.
    Minha dúvida é quanto a documentação que devo pedir a ele.
    Se puder me orientar, agradeço imensamente,
    Um grande abraço do colega,

    Francisco Eugenio

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 08 de setembro de 2011, 17h06min

    Francisco Eugenio, boa tarde.

    Pedirá ao cliente somente os 5 primeiros documentos abaixo, pois são pessoais ou pagos R$ 15,00 cada. Os demais são obtidos gratuitamente na net (iniciando pelo Google) e pelo próprio advogado. Boa sorte.

    Cópias simples de Cédulas da CPF, RG
    Registro Civil (Nascimento e/ou Casamento)
    Certidão de Distribuição de Protesto
    Certidão de Distribuição Cível Estadual
    Certidão de Distribuição Criminal Estadual
    Certidão de Distribuição Execuções Criminais
    Certidão de Distribuição Cível e Criminal Federal
    Certidão de Distribuição no Tribunal Regional Federal
    Certidão de Distribuição no Tribunal Superior Eleitoral
    Certidão de Débitos Conjunta da PGFN e Ministério da Fazenda
    Certidão de Situação Cadastral de CPF da Receita Federal
    Certidão de Distribuição na Justiça Militar da União
    Atestado de Antecedentes Criminais da Polícia Estadual
    Atestado de Antecedentes Criminais da Polícia Federal

    F

    Francisco Eugenio Quinta, 08 de setembro de 2011, 19h00min

    Boa tarde Herbert. Tenho que apresentar junto com a petição todos estes documentos?
    E qual a finalidade deles para o processo. Somente RG, CPF e Certidão de Nascimento já não seriam o suficientes?
    Gostaria mais uma vez da orientação do colega.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 08 de setembro de 2011, 19h36min

    Francisco, boa noite.

    A finalidade é de não alterar prenomes e sobrenomes de pessoas com certidões positivas, evitando-se, com isto, prejuízo à terceiros e credores, procurados criminais, eleitores faltantes, desertores do serviço militar, protestados etc. Ou seja, segurança jurídica.

    Vale lembrar que, em apenas meia hora de de internet, é possível acessar e imprimir gratuitamente 90% das referidas certidões e atestados abaixo arrolados, sendo os 10% restantes obtidos por qualquer pessoa no distribuidor da justiça estadual.

    Cópias simples de Cédulas da CPF, RG
    Registro Civil (Nascimento e/ou Casamento)
    Certidão de Distribuição de Protesto
    Certidão de Distribuição Cível Estadual
    Certidão de Distribuição Criminal Estadual
    Certidão de Distribuição Execuções Criminais
    Certidão de Distribuição Cível e Criminal Federal
    Certidão de Distribuição no Tribunal Regional Federal
    Certidão de Distribuição no Tribunal Superior Eleitoral
    Certidão de Débitos Conjunta da PGFN e Ministério da Fazenda
    Certidão de Situação Cadastral de CPF da Receita Federal
    Certidão de Distribuição na Justiça Militar da União
    Atestado de Antecedentes Criminais da Polícia Estadual
    Atestado de Antecedentes Criminais da Polícia Federal

    Saudações
    Herbert

    G

    geraldo_8 Quinta, 08 de setembro de 2011, 19h52min

    Oi Saudaçoes a todos ... Meu nome é Geraldo Paulo Salles Pinheiro Neto nunca fui chamado pelo meu nome perante a minha familia. Ja que meu pai e meu avo tambem tem esse mesmo nome sempre fui chamado por apelido... Socialmente sou chamado de Paulo e o restante do nome so me traz constrangimento. Gostaria de tirar o Geraldo e o Neto deixando apenas Paulo Salles Pinheiro.
    Tenho 24 anos

    F

    Francisco Eugenio Quinta, 08 de setembro de 2011, 22h49min

    Grato pela atenção Herbert C. Turbuk.
    Saudações.
    Francisco Eugenio

    J

    Julianna Sexta, 09 de setembro de 2011, 8h47min

    Paulo (Geraldo)

    Seu nome não pode ser considerado constrangedor, pois aliás, é um nome bem apresentável.
    Não vejo como vc poderia obter sucesso, uma vez que alteração de prenome somente se este causa constrangimento, situação vexatória e expõe seu dono ao ridículo, o que não é o caso.....]
    O Neto já não sei, pois não é sobrenome é apenas um enfeite.....
    Talvez dê certo.
    Vamos aguardar a opinião dos mais experientes.
    Boa sorte**

    F

    Francisco Eugenio Sexta, 09 de setembro de 2011, 15h37min

    Dra. Julianna Caroline,boa tarde. Em complementação ao assunto por mim abordado com o Dr. Herbert, diz o artigo 110 da Lei de Registros Públicos "A correção de erros de grafia poderá ser processada no próprio cartório onde se encontrar o assento, mediante petição assinada pelo interessado ou pelo procurador". Esse cartório seria o de Registros Civis onde se realizam casamentos ou através de petição no Forum.
    Antecipadamente agradeço.

    J

    Julianna Sexta, 09 de setembro de 2011, 22h12min

    Cartorio de registro, ok?
    Eh onde se lavra o assento de nascimento.
    Abraços**

    F

    Francisco Eugenio Sábado, 10 de setembro de 2011, 14h20min

    Dra. Julianna abusando mais uma vez de sua paciência, então não há necessidade de entrar judicialmente com o pedido? E qual o procedimento no Cartório?

    Abraços,

    Francisco Eugenio.

    F

    Francisco Eugenio Sábado, 10 de setembro de 2011, 21h28min

    Alguém para me orientar?

    G

    Gildeon Santana Domingo, 25 de setembro de 2011, 22h37min

    Óla, meu nome é Gildeon não gosto muito dele , li algumas noticias a internet e fala que quanto eu completar 18 anos posso trocar ele , isso é verdade? completei 18 anos agora em setembro e gostaria muito de mudar ele , ja deixei de participar de muitas coisa a escola , e em outros lugar por causa das ''zuações'' , apelidos , posso mesmo mudar ele ? Grato !

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 26 de setembro de 2011, 5h36min

    GILDEON, BOM DIA.

    Correto, do dia que complerar 18 anos até as vésperar de completar 19 anos de idade, basta você comparecer no cartório onde foi registrado e solicitar a mudança de seu prenome GIDEON e, eventualmente, acrescentar algum sobrenome de seus pais ou avós.

    O artigo 56 da Lei Federal 6.015/73 diz que "O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família".

    Entendimento normativo (TJSP) sobre este artigo: (a) o próprio interessado na mudança do prenome e/ou do sobrenome deve comparecer no cartório onde foi registrado; (b) desnecessário justificativa; (c) quando completar a maioridade 18 anos e até as vésperas dos 19 anos de idade; (d) não excluindo seu principal sobrenome, que é o apelido de família também conhecido como patronímico (que vem do pai).

    Deixo claro que na justiça conseguimos muito mais do que possibilita este artigo: por exemplo, não importa a idade, podemos incluir - excluir - substituir prenomes e sobrenomes inclusive o patronímico (aqueles muito comuns ou constrangedores), justificado o motivo.

    Atenciosamente
    Herbert C. Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com