comecei a receber minha pensão aos 18 anos,do meu pai q faleceu há 16 anos atrás,a pensão é vitalícia sendo q até pouco tempo a lei não permitia eu me casar e nem exercer cargo público,meu pai era do stj do Rio de Janeiro, trabalhou muito tempo,sendo q eu e minha mãe recebemos a pensão!!!!minha pergunta é se houve alguma mudança na lei onde libere o casamento para eu q sou filha e para a minha mãe que é viúva?

Respostas

    P

    pilarlilica Quinta, 04 de agosto de 2011, 15h21min

    ja ouvi falar q casando em cartório diferente do que a gente tem registro pode ou casando fora do Brasil,ouvi falar isso!!!é verdade???

    J

    Julianna Quinta, 04 de agosto de 2011, 15h56min

    vc não perde a pensão se casando, isso é fato.
    Não importa qual cartório, amada.
    Entendeu?

    P

    pilarlilica Quinta, 04 de agosto de 2011, 17h53min

    obrigada pela atenção!!!mas não entendi não, na primeira pergunta q fiz perguntei se havia alguma maneira,se a lei havia mudado em relação ao casamento para eu q sou pensionista sem perder a pensão,pq até pouco tempo se eu me casasse eu perderia a pensão e nem poderia exercer cargo público e vc disse q não q a lei é a msm!!!!
    mais agora vc disse q se eu me casar não perco!!!!perco ou não???

    P

    pilarlilica Quinta, 04 de agosto de 2011, 17h55min

    mto obrigada pela atenção,mais é q estou mto anciosa!!!!abraço!!!

    P

    pilarlilica Quinta, 04 de agosto de 2011, 18h15min

    para vc entender melhor a situação, na verdade minha mãe recebia toda a pensão ,qdo fiz 18 anos,eu fiquei com a metade e ela com a outra,qdo fiz 21 fiquei sabendo q ia perder,mais no fim ,graças a deus eu fui integrada na lei antiga e a pensão é vitalícia!!!mais tinha essa regra de eu não poder casar e nem exercer cargo público,por isso quero saber se houve alguma mudança,pois as leis estão sempre mudando!!!!e minha mãe q é viúva perde a pensão se ela se casar?!!!!desculpa o transtorno!!!!

    P

    Pseudo Quinta, 04 de agosto de 2011, 18h51min

    Vc não foi explicita, pilarlilica, mas o seu beneficio deve ser decorrente do Montepio Civil da União , correto? Vc faz parte do seleto grupo de 237 beneficiarios que ainda recebem esse tipo de beneficio.

    Não, não houve alteração da lei e vc continua impedida de se casar ou se tornar funcionária publica em qualquer nivel de governo.

    Nào tente qualquer subterfugio para continuar recebendo o beneficio, como esse de casar em outro cartorio, pois está praticando estelionato na forma majorada. Seu falecido pai não ficaria feliz se fizesse isto.

    P

    pilarlilica Sexta, 05 de agosto de 2011, 14h21min

    Pseudo,obrigada pela atenção!!!!mais devo ter me colocado mal novamente,pois jamais usaria de má fé ou de qualquer meio ilegal para continuar recebendo o benefício,pelo contrário,penso até em abrir mão do benefício caso a lei não mude,qto ao que disse sobre o cartório,é q me falaram q se meu casamento acontecesse no cartório onde eu não tivesse meu registro de nascimento não teria problema algum!!!!!mais jamais eu faria algo sem consultar antes um advogado para saber primeiro o q é certo ou o q é errado,legal ou ilegal,pois não estudei para isso e sou totalmente leiga em relação há isso,antes de tomar qualquer atitude e se isso é ilegal como o senhor falou,pode ter certeza que não vou fazer pq não é essa a minha índole e eu jamais descepcionaria o meu pai,afinal de contas ele trabalhou muito para eu ter o q tenho hoje!!!!obrigada!!!

    P

    Pseudo Sexta, 05 de agosto de 2011, 16h45min

    Tenho certeza que não, pilarlilica.

    É que as pessoas dão informação, muitas vezes até com as melhores intenções, sem se aperceberem que aquilo que estão aconselhando pode ser até considerado crime.

    L

    Luiz Mendes Sexta, 05 de agosto de 2011, 17h25min

    Você não deve casar, pois imediatamente perdera sua pensão.

    L

    Luiz Mendes Sexta, 05 de agosto de 2011, 17h27min

    Você não deve casar, pois imediatamente perdera sua pensão.

    P

    pilarlilica Terça, 13 de setembro de 2011, 16h24min

    e se eu abrir mão da minha pensão,me casando,o q acontece????minha mãe passa a receber a minha parte ficando com a parte dela e a minha???ou vai para o governo???

    O

    Osvaldo Sergipe Terça, 13 de setembro de 2011, 19h30min

    Nao, ela nao recebe a sua parte. Mas pq vc quer tanto se casar no civil, sendo que a uniao estavel lhe da todos os direitos e deveres de um casamento, sem precisar de papel?